Olá pessoal,
Eu tenho um Raspberry Pi em casa que utilizo como servidor, lá eu uso muitos servições como stream de midias, central de downloads, circuito de cameras e backps importantes de arquivos e senhas.
Eu sempre gostei de tecnologia por causa do meu pai, tive contato com computadores desde criança na década de 90 ainda e fui para área de TI graças a isso. Apesar do meu pai tbm ser entusiasta de tecnologia, ele é engenheiro de Telecon e não manja muito de programação/Linux mas recentemente ele está estudando python mesmo com seus 60 anos e está bem empolgado.
Meu pai está com vários projetos em mente e eu ofereci um usuário no meu Raspberry Pi para ele brincar um pouco, mas como mencionei antes, tenho muitas coisas importantes lá dentro e me bateu uma preocupação dele acabar quebrando o sistema com alguma coisa já que eu mesmo no começo fiz muita besteira e já tive que reinstalar muitas vezes o SO.
A pergunta é: Qual seria a maneira mais segura de criar um usuário para uma pessoa iniciante não quebrar o sistema?
Com certeza mesmo com um usuário separado, ele vai precisar de acesso root (ou pelo menos permissão sudo) para instalar e configurar muitos programas. Pensei em deixar tudo dentro de um docker pq dessa forma sim ele poderia fazer o que quisesse sem me preocupar, mas alguém ai teria uma sugestão melhor ?