Novo usuario Linux para meu pai

Olá pessoal,

Eu tenho um Raspberry Pi em casa que utilizo como servidor, lá eu uso muitos servições como stream de midias, central de downloads, circuito de cameras e backps importantes de arquivos e senhas.

Eu sempre gostei de tecnologia por causa do meu pai, tive contato com computadores desde criança na década de 90 ainda e fui para área de TI graças a isso. Apesar do meu pai tbm ser entusiasta de tecnologia, ele é engenheiro de Telecon e não manja muito de programação/Linux mas recentemente ele está estudando python mesmo com seus 60 anos e está bem empolgado.

Meu pai está com vários projetos em mente e eu ofereci um usuário no meu Raspberry Pi para ele brincar um pouco, mas como mencionei antes, tenho muitas coisas importantes lá dentro e me bateu uma preocupação dele acabar quebrando o sistema com alguma coisa já que eu mesmo no começo fiz muita besteira e já tive que reinstalar muitas vezes o SO.

A pergunta é: Qual seria a maneira mais segura de criar um usuário para uma pessoa iniciante não quebrar o sistema?

Com certeza mesmo com um usuário separado, ele vai precisar de acesso root (ou pelo menos permissão sudo) para instalar e configurar muitos programas. Pensei em deixar tudo dentro de um docker pq dessa forma sim ele poderia fazer o que quisesse sem me preocupar, mas alguém ai teria uma sugestão melhor ?

Olá @lucianopp, tudo bem contigo?

Nunca é tarde para aprender coisas novas, não é mesmo? :smiley: Por favor, dê meus parabéns ao seu pai por continuar investindo em aprender.

Sobre o ambiente: certamente alguma solução de contêiner ou virtualização é recomendada, tanto para proteger o sistema “servidor” quanto para facilitar a manutenção dos projetos. Criar um usuário para ele e depois permitir que ele faça seus testes em um ambiente isolado vai tirar muita da pressão e do medo de quebrar o servidor.

:vulcan_salute: