Novo script para ver informações de hardware (estilo CPU-Z)

Nunca gostei muito da forma como os softwares de “exibir informações do PC” funcionam no Linux. Sempre achei que os completos são confusos e os simples são incompletos. Então, estou criando um software inspirado no CPU-Z que exibe informações sobre o PC de uma forma simples, organizada e tão completa quando possível.

O projeto está apenas em fase inicial e no momento, é um shell script que roda no terminal e mostra informações sobre a CPU.

Os planos são:

• Implementar informações de RAM, GPU, placa mãe, BIOS e etc;
  • Tradução para português;
  • Desenvolver uma GUI (interface gráfica);
  • Empacotar em algum formato universal como Flatpak, Snap ou AppImage.

Quem quiser pode testar baixando e executando o script, que está disponível no Github.

Aceito dicas e feedback. =)

11 curtidas

Salve Jedi! Projeto interessante. :+1:

Não sei se cabe na visão que você tem do projeto, mas uma coisa que sinto falta é um programa tipo esses “fetchs” mas que possa exibir informações mais completas quando necessário. Por exemplo, ao rodar o “pcdata.sh” sem nenhum parâmetro sai um fetch similar ao fast_fetch - mas - se executar o pcdata.sh com algum parâmetro, ele se comportar como o inxi, por exemplo.

Parabéns pelo projeto, vou acompanhar de perto.

:vulcan_salute:

Fala Eddie!

Na verdade a tua sugestão cabe muito bem no que eu já havia planejado.

O plano já era utilizar parâmetros. Sem os parâmetros a lista de informações (incluindo CPU, GPU, RAM e etc…) seria muito longa. Então a ideia é usar parâmetros pra separar as coisas e mantê-las mais organizadas.

A parte da tua sugestão que eu não havia pensado é exibir informações básicas (estilo neofetch) ao rodar o script sem parâmetros. A ideia inicial era exibir um texto de ajuda/instruções ao rodar o script sem parâmetros. Porém, a tua ideia é mais interessante e o bloco de ajuda pode ser movido para o parâmetro “–help”. Gostei da ideia, então vou fazer assim mesmo.

Eu também não havia pensado em implementar aquela arte com as logos das distros que os fetchs exibem. É algo que vai acabar ficando por último no desenvolvimento, já que prefiro dar prioridade às informações. Mas ainda assim é uma ideia muito legal e certamente entrará no cronograma.

1 curtida

Esse CTRL+C no final, significa que o script fica atualizando continuamente as informações? Qual o intervalo de atualização?

@frc_kde Sim. Repare, no print, que no final há uma seção chamada “Realtime information:”. As informações de temperatura, clock e multiplicador são atualizadas continuamente. Uma vez por segundo.

1 curtida

Entrando no meio da conversa, o monitoramento em tempo real poderia ser um recurso ativado por um dos parâmetros.

E para ajudar os desavisados que nunca leem documentação de nada, na tela de fetch poderia ter uma informação como “veja o help para mais recursos”.

:vulcan_salute:

1 curtida

Faz sentido! A ideia é a tela inicial (sem parâmetros) conter as informações mais básicas. Coisas mais avançadas, como monitoramento em tempo real, aparecerão em parâmetros.

A linha de ajuda na tela inicial também é uma boa sacada.

Só pra esclarecer: devido ao tempo que eu tenho disponível, fazer tudo isso provavelmente vai levar alguns meses. haha

1 curtida

Script atualizado!

Novidades:

• Adição de informações básicas (estilo neofetch) na execução sem flags. Ainda sem a exibição das logos das distros;
  • Implementação da flag “–cpu” com informações avançadas sobre a CPU;
  • As instruções da CPU agora aparecem de uma forma mais limpa e organizada (semelhante ao CPU-Z);
  • Redução do tamanho do cabeçalho e remoção de linhas vazias para melhorar o aproveitamento de espaço no terminal, evitando bugs de exibição em telas menores;
  • Implementação da flag “–ram” com informações avançadas sobre as memórias RAM.

Próximos passos

Os próximos passos são continuar trabalhando em inserir informações úteis nas telas atuais, bem como a inclusão de novas telas/flags para GPU, MOBO e etc. Também reduzir o número de vezes em que o “dmidecode” se repete no bloco “–ram”, implementando o uso de uma variável ou um arquivo temporário em /tmp.

Testes:

Até agora testei o script, sem erros, em 3 dispositivos (que são os que tenho à disposição). Um PC desktop full AMD, um laptop full Intel e outro laptop com CPU Intel e GPU híbrida Intel/Nvidia.

Imagens:

Algumas imagens demonstrando as novidades e o estado atual do script:

1 curtida