Novo Pop!OS 19.10: gere você mesmo uma ISO para testar

Olá pessoal, tudo beleza?

Se você está ansioso(a) para testar a próxima versão do Pop!OS que será oficialmente lançada algum tempos após a liberação oficial do Ubuntu 19.10 mas não quer esperar tanto, existe a opção de “compilar” uma ISO usando os scripts disponíveis nos repositórios do Github da System76.

O processo para gerar a ISO é bastante simples, mas pode demorar um pouco dependendo da sua velocidade de internet, porque será necessário baixar todos os pacotes necessários para gerar uma iso completa do Pop!OS.

Por padrão é gerada uma mídia INTEL/AMD, lendo o script de build vi que para gerar uma mídia com os drivers da Nvidia é necessário alterar no arquivo Makefile a variável “NVIDIA?=0” para “NVIDIA?=1”. Eu fiz diversas tentativas mas não consegui gerar uma ISO Nvidia, como o driver da System76 é customizado provavelmente ainda faltam ajustes.

Novidades

Testei a versão "Intel/AMD" em uma máquina virtual e não observei nenhuma grande novidade além das atualizações que o Gnome 3.34 já implementa e da presença da nova ferramenta de gestão de Firmwares que a System76 desenvolveu.

Por não se tratar de uma “versão oficial” é difícil tirar conclusões, mas observei que neste momento o Gnome Tweaks não vem instalado por padrão como ocorria no 19.04.

Até os papéis de parede ainda são os mesmos da versão 19.04. :slight_smile:

  • GNOME 3.34.1 ;
  • Kernel 5.3.0-18;
  • Driver de vídeo da NVIDIA na versão 435.21;
  • Driver de vídeo para AMD e Intel, o Mesa Driver na versão 19.2;

Para gerar sua iso basta clonar o repositório e então seguir os passos do Readme.md:

UPDATE: Apesar de não ter conseguido gerar uma ISO com o driver da Nvidia incluso, foi possível testar a imagem “padrão” na minha estação de trabalho adicionando o parâmetro "nomodeset" na linha de inicialização do Grub. Usando o parâmetro "noveau.modeset=0" a imagem iniciava, mas não era possível acessar o desktop Gnome.

7 curtidas

Como está sendo a experiência até agora?

1 curtida

Fala Dio! Eu usei por uns 30 minutos na VM apenas para observar as diferenças.

Mesmo na VM está tudo muito fluido e o tempo de resposta do Gnome 3.34 está fantástico, na minha opinião está melhor do que no Ubuntu 19.10.

O tempo do boot também está melhor do que a versão 19.04, mas como não consegui gerar a ISO da Nvidia, acabei não fazendo testes mais pesados com o Davinci Resolve ou jogos, por isso a análise está bem superficial.

No geral, ainda é um 19.04 com os pacotes atualizados - devido à melhora na performance eles também devem ter mexido em outros parâmetros do sistema.

:vulcan_salute:

2 curtidas

@eddiecsilva, na parte de building do readme, é pra rodar os 5 comandos em sequência, depois rodar o comando make clean && make pra finalizar? Essa parte é que não entendi, se não for te incomodar, poderia me explicar se como postei está certa ou não?

Cada comando é para uma situação, para gerar a ISO apenas o make é o bastante.

:vulcan_salute:

Ah, beleza, entendi agora, pois achei que teria que rodar os 5, um após o outro, valeu pela explicação. Agora vou criar a iso aqui e testar ela na vm.

1 curtida

Muito obrigado pelo presente de dia das crianças! Sou fã do Pop!OS e não tava aguentando esperar! :heart_eyes:

1 curtida

@eddiecsilva, o que escolho quando rodo o comando gpg --full-gen-key? Quais opções devo escolher?

Para o propósito de gerar a ISO “apenas assinar” deve ser o bastante, mas qualquer uma das opções deve funcionar.

Deu erro no final, falando algo sobre falta de espaço e coisas do tipo. Não irei mexer com isso agora, ia só testar se o gnome 3.34 do pop os estava estável como o do silverblue. Vou testar em outra ocasião.

# Crie a iso com:
make
# pegue a iso
# limpe espaço em disco com:
make clean
make distclean
1 curtida

Olá @StrikerFX, tudo beleza?

Nesse comando, você troca o final dele pela chave que gerou:
gpg --send-keys --keyserver keyserver.ubuntu.com NUMERODACHAVE

O ideal é que os comandos sejam executados usando o SUDO, porque isso garante o isolamento em sandbox. Eu gerei minhas ISOS sem problema algum usando a opção de apenas gerar assinatura.

Execute os comandos na ordem indicada no Readme, com calma e lendo todas as mensagens com calma antes de escolher uma opção. Tenho certeza de que você vai conseguir.

:vulcan_salute:

1 curtida

Algo que não gostei no pop os foi o suporte da loja deles a flatpaks, mesmo adicionando o flathub, notei que os flatpaks não aparecem nela. Vi que precisa do gnome-software-plugin-flatpak, mas como a loja dela é diferente, acho que não rola.

Gosto da gnome software do fedora, flatpak nela funciona muito bem, nada a reclamar, acho até mais interessante que a do ubuntu.

Como o Pop!Os utiliza a loja do Elementary e algum tempo atrás eles (elementary) anunciaram que optaram pelo suporte ao flatpak como tecnologia padrão, penso que é questão de tempo até a loja estar melhor adaptada para lidar com flatpaks.

:vulcan_salute:

1 curtida

Opa, tomara, pois falta apenas isso pra deixar a loja deles ainda melhor.

segundo um dev do PopOS precisa de “algumas alterações” antes de oficializar suporte a flatpak no PopShop…isso foi em 11 de julho https://github.com/pop-os/shop/pull/117

1 curtida

Pop OS! 19.10 disponível no site oficial galera, acho que disponibilizaram hoje a tarde, pois pela manhã, ainda constava a 19.04 apenas.

Pra quem quiser testar a 19.10 deles a hora é agora, ver se mudou alguma coisa da versão dos scripts que usamos aqui do tópico.

Update: Aparentemente está a mesma coisa da versão do script, mas com certeza devem ter modificado algo, ai só uma análise mais profunda pra saber se mudou algo, mas está muito melhor que o próprio ubuntu 19.10.

Porque o ubuntu não tem um gnome igual ao pop os, isso aqui é uma maravilha, simples e funcional. Único contra do pop ainda é a loja deles, precisa melhorar muito, a ubuntu software é anos luz melhor do que ela.

Já tinha relatado a falta de suporte a flatpak/snap nela, flatpak a instalação dos aplicativos é via terminal, atualização deles da mesma forma. Creio que pra snap seja a mesma coisa.

Outro problema da loja do pop é o fato dela não consegui identificar os aplicativos pelo nome, as vezes nem usando o nome no idioma original ela acha, é um saco, mas ainda bem que tem o synaptic pra substituí-la, estou usando ele como loja padrão, bem melhor pra pesquisar programas.

Até o momento, só observei esses problemas, no resto está tudo ok, ainda hoje coloco o pop os em dual boot com o win10, quero ver como vai a performance em hardware real.

2 curtidas

Que comecem os jogos!

1 curtida

Cheguei a testar o Pop OS! 18.04 e achei a distro muito boa, pontos negativos para mim que para outros podem não ser negativos;

  • Não aceitou na instalação usar a partição EFI criada pelo Windows (por conta do tamanho, mas outras distros como Ubuntu, Fedora e Linux Mint usaram sem problemas)
  • O systemd-boot por padrão não reconheceu o Windows para gerar o dual-boot, talvez por não ter usado a mesma partição EFI.

Espero que nessa nova versão isso tenha sido resolvido, deixei de usar pois a última grande atualização do windows fez com que o boot do Pop !OS sumisse, como estava sem tempo e paciência para pesquisar como resolver instalei o Ubuntu 18.04.

É, para alguns esse pode ser um ponto negativo, o systemd-boot pode até ser mais “limpo”, mas o GRUB ainda é melhor, por ler efi mesmo em partições diferentes, além de outras funcionalidades.

Eles deveriam dar a opção de escolha ao usuário, se ele quer systemd-boot ou grub, assim seria bem melhor.

1 curtida