Novo líder no DistroWatch

Finalmente depois de algum tempinho o MX LINUX ultrapassa o Manjaro no ranking do DistroWatch. O mesmo já estava a frente nos ranking’s mensais e semanais mas agora no acumulado dos últimos 6 meses ele finalmente ultrapassa o Manjaro.

1 Curtida

O ranking do Distro Watch não significa nada, ele apenas registra a quantidade de cliques que cada distro recebe no site.

3 Curtidas

Enquanto isso, distros como o Regata OS ainda não foram aprovadas no ranking.

Cara, é um site como diz o Dio e cia, de interface defasada, mas só vai no distro quem de fato já utiliza ou conhece o Linux, eu olharia sendo desenvolvedor de distro, cliques querem dizer no mínimo interesse pelo sistema. Não sei que campanha fizeram ou se chegaram a fazer algo do tipo que fez o Mx Linux crescer de uns tempo pra cá na procura, mas justamente depois dessa crescente que pipocaram o interesse em conhecer e vídeos de reviews do sistema. Claro que não é pra disputarem quem está na frente, mas é um parâmetro, não o melhor, mas um parâmetro a ser observado. Tal como as estatísticas do Google de procura pelos termos, tudo somado serve.

4 Curtidas

As distros mais comentadas do momento sempre estão no topo, mas isso não é um indicativo real de popularidade. Se você perguntar neste fórum qual a distro mais popular, o Linux Mint com certeza ganhará, isso se deve ao fato do Dio fazer muito conteúdo sobre ele, não significa que o Linux Mint seja realmente a distro mais popular, ele não é, a distro mais popular continua sendo o Ubuntu. Google Trends e Alexa são métricas muito mais confiáveis, ambos agregam bilhões de resultados, a quantidade de acessos do Distro Watch é uma fração insignificante comparado a eles.

1 Curtida

Este fórum não retrata a realidade, isto porque o Dio sempre atrai com ele usuários a X sistema, tal como foi o Ubuntu no passado, agora Mint. Ele mesmo diz isso em alguns vídeos hehe, mas temos diversas formas de olhar não só popularidade como também interesse pela distro. Recentemente comentei que apareceu a pesquisa de hardware e software da Steam o Linux Manjaro em 3° lugar, Manjaro ao qual utilizo e sei que a quantidade de usuários não é tão grande assim, no Brasil. O mesmo vale para o openSuse, Fedora e até mesmo o Debian, que tem mais usuários proporcionalmente na gringa que aqui em terras tupiniquins. DistroWatch tá longe de ser o melhor, mas não é essa porcaria inútil que alguns, não digo vc, querem colocar.

1 Curtida

Para tirar a dúvida, vamos perguntar a Grande G! Há motivos para as críticas da “margem de erro” do DistroWatch.

Peguei o Top10 do DistroWatch e joguei no Google Trends… seguem os resultados (no mundo todo, no prazo de 1 ano):

3 Curtidas

Temos que ver que o público alvo do site é outro, mais específico… ao menos creio eu que ninguém começa a pesquisar sobre Linux assim, “vou naquele site famoso lá de distros, o DistroWatch” kkkk. Usuário comum vai no Google, depois no Facebook, alguns vão conhecer os fóruns da distro, mas é interessante a diferença do público geral pro público em específico que vai no DistroWatch.

É similar quando tem enquete aqui, hehe; logicamente o público que é ferrenho e assíduo no site do Diolinux e fórum é uma amostra não realista do mundo real, aqui vai dá Cinnamon e Mint sempre, isso como disse acima, por também o Dionatan está a utilizar tal distro e interface. Também terá uma quantidade significativa de distros como Fedora, Manjaro, Arch que não necessariamente mostrem a realidade.

Com todo o respeito que o MX Linux merece, mas qual é o seu diferencial em relação as demais distribuições?

1 Curtida

Acho que por ele não usa o polêmico SystemD, mas também pode ser por outros motivos que eu não saiba…

O Dio fez um review recente, é um Debian com XFCE kkk.

2 Curtidas