Novo layout do Microsoft Edge

Notei isto hoje, após a atualização do meu Windows. Ao lado esquerdo das abas, o botão image foi adicionado.

Que, quando acionado, transforma o layout do navegador desta forma:

Com as abas sendo gerenciadas nesta barra lateral (expandida ao repouso do mouse):

3 curtidas

Já tem um tempinho, salvo engano é do ano passado até

2 curtidas

Na verdade não. Esse mudança com esse botão de abas laterais veio esse ano, salvo engano em março.

4 curtidas

Esse layout me parece estranho, visto que a barra de título se torna meio inútil, por que antes fazia sentido já que eram juntos as abas e os botões de janela, agora só consigo ver um retângulo que ocupa espaço vertical, “ah mas ela informa o conteúdo da aba e tem os botões de janela”, bem, pra mim isso é descartável, não os botões de janela, mas o título. Além disso, tem uma perda de espaço horizontal por causa dessas abas verticais (esse “retângulo vertical” onde elas estão), ou seja, diminuiu o tamanho de encaixe do conteúdo das páginas.

Não me parece bom.

1 curtida

Na verdade, no Windows pelo menos vc troca por pixels a mais verticalmente, o espaço ocupado pela barra vertical é inutilizado em todos os sites populares, exemplo:

  • Facebook
  • Instagram
  • Colaborar AVA
  • TecMundo
  • CanalTech
  • Todos os layout do Blogger
  • YouTube
  • Twitter
  • Fóruns que usam Discourse
  • Reddit
  • Todos os Google Apps
  • MS Office Online

E por aí vai, esses sites são projetados pra ter uma proporção menor que 16:9 sendo mais pra algo próximo de um quadrado, geralmente 13:9 (nos exemplos só o YouTube foge dessa “regra”)

Essa barra inclusive melhora o modo teatro do YouTube

E tem um bônus, esse layout ajuda a manter o foco no site o que é bem vindo

2 curtidas

Também achei muito estranho esse layout, me parece que tentaram copiar o que o Opera faz, ou algo parecido, mas ficou muito estranho, chega a ser um pouco desconfortável usar o navegador desse jeito.

2 curtidas

Esse botão já existe há um tempo considerável.

1 curtida

Tentei entender e comprovar o seu ponto e não deu, penso que vocês estava equivocado, principalmente quanto à “trocar por pixels a mais verticalmente”. Acho que essas imagens ilustram bem o que eu disse:

1 curtida

Acredite ou não você tem 8 pixels a mais aí e trocou isso por um espaço inútil

1 curtida

Olha quanto espaço eu perdi:

Exatamente, nenhum.

:wave:t2: Opinião de velho vamos dizendo assim :rofl:

É interessante ferramentas que melhorem o workflow e a experiência do usuário UX UI. Eu gostei do novo layout do Edge mas na minha opinião tudo que faz os pixels de uma tela ficarem parados por muito tempo não é legal. Se esta nova barra lateral tiver a opção de “auto hide” então sim resolveria minha “importunação” :sweat_smile: :joy:

1 curtida

Tecnicamente tem, mas não realmente se esconde.

Ela fica assim normalmente:

Quando se repousa o mouse, ela se expande.

Mas realmente, ela não some dali.

2 curtidas

Num comentário acima eu disse no Windows ele ficou perdendo espaço vertical e horizontal, e talvez não vertical se esconder a barra de tarefas. Já no meu Linux, no workflow que uso, ele não está perdendo:

Isso porque a barra de título se enconde ao maximizar uma janela. E se eu escondesse a barra superior ganharia mais um pouco de espaço vertical.

me lembrou o vivaldi.

1 curtida