Recentemente adquiri um Chromebook para usar no trabalho, por oferecer uma boa performance dentre os notebooks baratos da mesma faixa de preço e, como gosto de ficar fuçando e testando coisas, não me contive e decidi ir testando os lançamentos beta.
Novo launcher do sistema
Esse novo launcher apareceu em uma atualização estável, só que ficava alternando entre ele e o visual padrão em tela cheia, talvez para testes antes da implementação final. No beta ele também aparece, mas depois de um tempo some novamente.
Segundo um anúncio de um funcionário do Google no fórum de feedback do beta, isso seria uma: “reformulação do Launcher com foco em aumentar a produtividade nos fluxos de trabalho de aplicativos, otimizando o acesso a aplicativos, conteúdo de aplicativos e ações de aplicativos. Isso inclui pesquisa categórica.”
Para deixar ele sempre ativo, é necessário ir nas configurações de “flags” do Chrome, digitando no navegador: “chrome:flags” (sem aspas). Nesta tela, pesquisar por “app launcher”, que irá aparecer o " Productivity experiment: App Launcher". Basta alterar o valor dele para “enable” e clicar no botão para reiniciar o chrome.
Modo escuro (dark mode)
Também teve a adição de uma coisa que senti falta na versão estável, que era o dark mode, ou como chamado por eles de “Tema Escuro”. Aqui você terá que clicar com dois dedos ou botão direito do mouse na área de trabalho e em “definir estilo e fundo de tela”, ou um ícone na barra de notificações do sistema para abrir o app com essas configurações. Terá opções como alterar para Tema Claro, Tema Escuro ou Automático (ele decidirá de acordo com a hora do dia, como claro de dia e escuro de noite) além do papel de parede e protetor de tela.
O tema escuro afeta todos os apps, seja no tema do chrome, apps android, configurações e apps do sistema, mas infelizmente não afeta os aplicativos do container linux, até o presente momento.
Atualização no app “Galeria”
Como dito no fórum de feedback teve a adição de um visualizador e editor de PDFs. Mas esse app não faz só isso, ele também reproduz vídeos (e tem a função picture-in-picture), reproduz áudios e edita imagens (edição simples).
Adição de um calendário/agenda na barra de notificações
Ah, foi adicionado também esse calendário na barra de notificações, quando clica na data. Eu não sei por que no estável ainda não tinha isso (ou não me lembro de ter), pois quando eu clicava ele ia para as configurações de data e hora e não abria um calendário. É uma coisa tão trivial mas muito útil.
É isso, vou aproveitar que estou usando esse sistema no notebook e tentar mostrar novidades de atualizações aqui no fórum.