Novo instalador do Ubuntu o que sabemos até agora

O (ex)líder do Ubuntu para Desktop Martin Wimpress havia anunciado recentemente em um post no Discourse do Ubuntu, que os desenvolvedores da Canonical estavam trabalhando em um instalador totalmente novo para ser utilizado pelo Ubuntu.

Com base nas informações do post original, sabemos que o novo instalador irá utilizar a linguagem Flutter do Google, o que gerou algum debate sobre o quanto a nova ferramenta seria visualmente consistente com o restante do sistema, além de possíveis limitações relacionadas ao acesso de baixo nível do sistema.

Um dos objetivos citados para a criação de um novo instalador, foi implementar uma experiência unificada através de todo o ecossistema de soluções da Canonical, o que não seria possível com nenhuma solução atual, como o Calamares, por exemplo. Dessa forma, Ubuntu Server, Ubuntu Desktop e outros produtos poderiam se beneficiar dessa ferramenta. Outro motivo citado, foi a necessidade de incorporar adequadamente suporte a tecnologias como ZFS, reparo de boot, particionamento avançado, entre outras.

De forma geral, o instalador do Ubuntu baseado em Ubiquity vinha apresentando “os sinais da idade”, originalmente desenvolvido em 2006, não passou por nenhuma grande transformação, apenas recebendo as atualizações incrementais necessárias ao lançamento de novas versões do sistema operacional.

O novo instalador deverá ser liberado para testes apenas no Ubuntu 21.10, mas você pode acompanhar o desenvolvimento no GitHub do projeto.



:arrow_right: :arrow_right: O que você pensa sobre o novo instalador? Deixe sua resposta aqui nos comentários.


Links interessantes:

8 curtidas

5 curtidas