Novo COSMIC terá vários recursos modulares

A equipe do Pop!_OS liberou mais uma nova leva de informações sobre o desenvolvimento do novo COSMIC, a interface gráfica totalmente feita por eles, que substituirá a anterior, baseada no GNOME.

O novo COSMIC contará com o COSMIC Panels, semelhante à barra superior e a doca já presentes, mas mais versátil. O recurso conta com os ”applets”, pequenas aplicações embarcadas, similares às GNOME Extensions, exceto por cada uma executar em processos individualizados. Por padrão, o COSMIC já virá com alguns applets inclusos, responsáveis pelas notificações, múltiplas áreas de trabalho, bateria, wifi, bluetooth e controle de mídia. Quando tudo estiver pronto, a comunidade poderá criar e compartilhar applets para coisas como anotações, previsão do tempo, menus customizados, entre outros.

Todo o COSMIC Panels é customizável, os elementos podem ser reposicionados, seu tamanho, margem e opacidade pode ser alterado, cada elemento pode estar em um tema diferente e ser exibido em uma tela diferente.

A página de configurações já está sendo construída, ela será toda modular, com uma API para adicionar e remover setores, deixando o trabalho mais fácil para projetos que queiram modificar o COSMIC.

Os desenvolvedores também estão trabalhando no suporte ao HDR, mas isso só deverá ficar pronto quando o kernel também oferecer o recurso. De toda forma, o compositor do COSMIC já conta com suporte à cores 10-bit.

9 curtidas

Isso é bom, em especial se a popularidade do pop aumentar ao ponto de ofuscar o ubuntu e o gnome - difícil, mas possível.

Interessante!

Essa arquitetura modular estilo microserviços é bem interessante. Tende a dar bem certo ao meu ver porque sendo componível podem isolar problemas e fazer benchmarks isolados a ponto de manter maior controle sobre cada parte consumindo a interface gráfica e até gerar talvez carregamentos e halts em caso de balanceamento de recurso quando uma ram for entupindo ou suspendendo itens enquanto em modo jogo, etc.

Daqui uns 2 anos a DE deve ficar bem interessante com as funcionalidades implantadas.

Imagino que seria como um GNOME onde a maioria dos aspectos da interface são extensões :sweat_smile:

Acredito que, mesmo querendo se distanciar do projeto, por quererem manter a usabilidade, muitos conceitos da interface vão permanecer semelhantes ou parecidos com o que já era e tem sido há bastante tempo. Uma das coisas que a System76 garantiu com o anúncio do COSMIC reescrito foi que a sua usabilidade não iria ser radicalmente alterada (a não ser que o usuário explicitamente o queira, como pode ser percebido pela flexibilização da customização dos painéis e etc)

resumidamente eles estão criando um xfce/budgie/mate/kde espero que a interface consiga entrega um belo design e uma ótima performance. até hoje acho dessas interfaces modulares apena o kde e o budgie bonitas mas é claro que o tema qt/gtk também faz bastante diferença. gostei do settings do cosmic muito coeso com o tema eu particularmente gosto desse preto com azul delesdo pop.

2 curtidas

Espero que consigam juntar o melhor do Plasma, Xfce, Mate, Cinnamon, budgie Gnome e tudo que há de bom numa única interface. :raised_hands::sparkles:

1 curtida

essas “novas” interfaces são iguais as outras que existem. talvez porque é apenas uma modificação tematica do gnome. as ultimas interfaces que trouxeram algo novo mesmo sendo baseadas no gnome é a Unity e a UKUI (no caso dessa não trouxe nada novo mas fez um desktop estilo windows mais polido para linux). Acho que em breve alquem vai criar uma interface baseada em gnome para usar no Vision Pro, ai sim sera novidade.