A equipe do Pop!_OS liberou mais uma nova leva de informações sobre o desenvolvimento do novo COSMIC, a interface gráfica totalmente feita por eles, que substituirá a anterior, baseada no GNOME.
O novo COSMIC contará com o COSMIC Panels, semelhante à barra superior e a doca já presentes, mas mais versátil. O recurso conta com os ”applets”, pequenas aplicações embarcadas, similares às GNOME Extensions, exceto por cada uma executar em processos individualizados. Por padrão, o COSMIC já virá com alguns applets inclusos, responsáveis pelas notificações, múltiplas áreas de trabalho, bateria, wifi, bluetooth e controle de mídia. Quando tudo estiver pronto, a comunidade poderá criar e compartilhar applets para coisas como anotações, previsão do tempo, menus customizados, entre outros.
Todo o COSMIC Panels é customizável, os elementos podem ser reposicionados, seu tamanho, margem e opacidade pode ser alterado, cada elemento pode estar em um tema diferente e ser exibido em uma tela diferente.
A página de configurações já está sendo construída, ela será toda modular, com uma API para adicionar e remover setores, deixando o trabalho mais fácil para projetos que queiram modificar o COSMIC.
Os desenvolvedores também estão trabalhando no suporte ao HDR, mas isso só deverá ficar pronto quando o kernel também oferecer o recurso. De toda forma, o compositor do COSMIC já conta com suporte à cores 10-bit.