Novidades interessantes estão chegando ao Linux Mint

Todos os meses os devs do Mint fazem um post para contar as novidades e o que está sendo desenvolvido para o futuro lançamento.

A próxima edição de chegar somente em Dezembro, mas tem algumas coisas legais que eu já pedia há muito tempo (algumas há anos, literalmente).

Flatpaks no gestor de atualizações

Primeiramente temos pacotes flatpaks podendo ser atualizados individualmente via gestor de updates, esse é recurso esperado desde que o suporte a flatpak foi anunciado no Mint há vários lançamentos atrás. Finalmente presente, gostei.

Fim do ícone de mostrar o desktop (eu ouvi um amém?)

E taí uma coisa que eu vinha comentando em reviews desde 2016 eu acho. O ícone de mostrar o desktop/esconder todas as janelas nunca precisou ser do tamanho de um ícone normal, bastava ser uma simples opção no cantinho da taskbar.

Eis aqui um implementação clássica do Windows XP (talvez de antes até) e que se comprovou ser muito eficiente. Só falta o Plasma adotar isso por padrão também agora. :sunglasses:

O próprio Clement mencionou os motivos para a mudança, é um único simplificado, faz a mesma coisa que o icone grandão, ocupa menos espaço e é até um pouco mais versátil agora.

Os devs do Mint adicionaram a opção de click action sobre ele e middle click também, dessa forma você pode escolher ações diferentes ao clicar nele, desde exibir o desktop, exibir os applets, até abrir as áreas de trabalho virtuais.

Os desktops virtuais do cinnamon são muito bacanas, mas não há nada na interface que ajude os usuários a descobrir esse recurso, quem sabe ainda adicionem alguma coisa nesse sentido, né?

This Is Cool GIF by MOODMAN

E tem mais…

… alguns detalhes que foram melhorados, que realmente ajudam na experiência de usuário, acesso ao “display settings” no menu de contexto, correções de bugs aqui e lá, lembrando que você pode ver o progresso de outubro no blog do Linux Mint no link abaixo.

E aí, o que acharam das novidades?

https://blog.linuxmint.com/?p=4424

10 curtidas

Finalmente!! É até surreal que só colocaram agora esses recursos, assim como o Dio eu sempre quis o botão de desktop no canto da barra (espero que os Devs KDE façam o mesmo no Plasma).
Antes tarde do que nunca, eu espero que a equipe do Mint traga mais novidades com mais frequência, Cinnamon evolui igual uma tartaruga.