Novidades e pós instalação do openSUSE Leap 15.3

É… realmente Red Hat não faz parte das raízes do openSUSE, fui atrás aqui.
É como você disse, Slackware → S.u.S.E → openSUSE.
Desculpa pela minha afirmação errônea, nem lembro de onde tirei essa ideia de Red Hat e openSUSE, vou até editar isso lá em cima hahaha

5 curtidas

De todas as distribuições que eu testei via Live CD, o openSUSE foi a mais lenta.

1 curtida

Deve ter sido de um tempo que S.u.S.E usou tecnologias RedHat mas foi apenas alguns anos antes de se tornar independente. Provavelmente foi daí que veio os pacotes RPM mas sem usar Yum.

3 curtidas

Algo que acontece com o openSUSE LiveCD é que esses possuem uma seleção limitada de software para não ficar com uma ISO gigante. Isso é até advertido no site do openSUSE. Mas se for ver comparações com outras distros, o openSUSE já instalado fica pau a pau com distros como Manjaro, o que é bem interessante. Instalação pode demorar um pouco por causa do YaST mas quando está instalado, o sistema é um jato. E eu confirmo isso. É um sistema extremamente responsivo nessa máquina que uso atualmente. Só precisa manter em mente o timer do KWin caso use com KDE Plasma mas fora isso, é sensacional.

4 curtidas

Eu sei, mas o LiveCD foi criado justamente para você testar a distribuição sem modificar o seu HD interno e seu sistema principal, porque eles disponibilizam o LiveCD então já que não recomendam usar?

2 curtidas

Se fizer uma gambiarra, tipo, um link? Por exemplo, um link, de /etc/zypp para /etc/dnf?

Os arquivos dentro da pastas tem a mesma estrutura?

1 curtida

Eu creio que o LiveCD deles serve mais como um RescueCD, na verdade, apesar de ter um RescueCD propriamente dito. Não sei, tem muita coisa que eles fazem que eu não entendo e não sou apologeta de nada. Longe disso. Tipo, não faz sentido o LiveCD com GNOME ter uma chave do gsettings de organização do YaST desabilitada mas o sistema instalado tem sim.

3 curtidas

Eu não saberia dizer porque nunca usei distro alguma que use DNF. Mas no caso do libzypp, a estrutura é assim:

Se alguém que usar Fedora, CentOS Stream ou RHEL e puder dar uma olhada para ver se os repositórios são organizados da mesma forma, eu agradeceria. Eu chuto que sim, afinal existem alguns repositórios online para RHEL/CentOS que podem ser adicionados no openSUSE mas não sei se isso se aplica a forma como o libzypp organiza eles.

Mas uma coisa é certa. Por enquanto, ter o DNF no openSUSE está parecendo mais com instalar o dpkg e apt no openSUSE. Dá para fazer, inclusive eu fiz aqui para instalar alguns pacotes mais simples que não existem em RPM mas não recomendo nem um pouco fazer. É mais rápido que converter pelo alien, já que vai dar erro de dependência do mesmo jeito:

1 curtida

Quando der, vou acessar um servidor CentOS e tirar um screen desta estrutura, pra poder comparar. Se for igual da pra fazer uma gambis

1 curtida

Apenas compartilhando meu script de pós instalação do Leap 15.3 de uso pessoal.

É um script simples, mas funcional.

No README.md explica o que o script faz, inclusive é dito que, por questões de segurança, os comandos zypper não possuem o argumento -y, é necessário confirmar tudo que for perguntado.

Também há um script para o Tumbleweed:

Como os scripts são simples, não coloquei função de detectar se a pessoa utiliza ou não NVIDIA, ou seja, o repositório será adicionado, mas será perguntado se deseja ou não instalar o nvidia-driver proprietário para GeForce 600 series e superiores.

4 curtidas

Opa, e aí meu jovem.
Cara, cheguei de noite e fui assistir anime e acabei esquecendo de acessar o Servidor CentOS. Somente hoje, necessariamente agora que lembrei :rofl:

Olha, na pasta /etc tem o yum.conf:

E na pasta /etc/yum.repos.d tem alguns arquivos com extensão .repo, então dei um cat no arquivo CentOS-Base.repo pra ver:

1 curtida

Os arquivos de repositório parecem não terem a mesma estrutura. Para o Yum e Dnf gerenciarem os repositórios do openSUSE, uma mudança teria de ser feita no libzypp ou no plugin do Dnf que gerencia esses repositórios.

1 curtida