A equipe da distribuição Solus OS, acabou de divulgar no twitter que a versão 4.2 deste sistema operacional está disponível para download. Algumas novidades dessa versão são: Firefox 85.0, LibreOffice 7.0.4.2, Thunderbird 78.6.1, Kenrl 5.10.2 e versões atualizadas de todos os ambientes gráficos inclusos no projeto.
Você pode conferir a nota de lançamento completa no link abaixo.
A ideia daquela central de applets e notificações do Budgie (Raven), que é exibida na lateral da tela — gosto porque ela me lembra um pouco a Photon MicroGUI do QNX e o Object Desktop nos tempos do OS/2 da IBM
A adoção de um gerenciador de pacotes com raízes no Pardus, chamado eopkg (supostamente vai ser substituído pelo sol um dia)
Lá por dezembro, conseguiram implementar um desktop com ícones na root window sem depender de versões obsoletas do Nautilus pra isso
No dia 03/02/21 foi lançada a versão 4.2 do Solus Linux, uma distro Rolling Release desenvolvida na Irlanda, com várias melhorias.
Para quem não conhece vale a pena dar uma boa olhada. Estou usando a alguns meses num Mac Mini que uso para trabalhar e estou muito satisfeito.
O Solus, antigo Solus OS, chega a versão 4.2 fiel a sua independência e inovações mas toda essa personalidade própria tem seu preço! Será que o novo Solus 4.2 é pra você? Você usaria essa distro Linux no seu dia á dia?
usei o Solus 4.1 com kde e budgie. embora não tenha experiencia prévia, o eopkg funciona mais ou menos como o apt. e configurar fontes, temas etc são fáceis, se vc tem intimidade com uma dessas interfaces. dei umas cabeças mas tudo funfou legal.
o solus com kde é bem rápido. mas o com budggie fico bem lento comigo. o com gnome tem um bug que não levanta a interface gráfica após as atualizações. precisava do xterm para “subir” o gdm mas não tava no $PATH. não sei se corrigiram.
muito bom mas não sei se tem futuro distro com pouca base de usuários. e antes de desinstalar, aprendi sobre systemd-boot e efistub, configurando essas duas formas de boot no meu NoBo. Mas como uso SSD, não fez nenhum diferença no tempo final de boot. Mas deu para aprender um bocado.
É exatamente isto que estou a fazer. Gostei muito dele, mas ainda não me passou a confiança para o pôr diretamente na máquina como distro principal. Estou a usá-lo neste exato momento, mas como máquina virtual. O host é o Manjaro. Adorei o output do terminal. Elegante e bem organizado. Aliás, tentei instalá-lo num laptop em dual boot com o Windows 10, mas é para esquecer. O cara tem de fazer magia e não estou para isto. Instalei o Manjaro que, aliás, tem uma grande vantagem, o seu GRUB memoriza a última escolha e mantém-na até que o usuário a mude. Assim, mesmo eu tendo instalado o Windows por último, que é o sistema operativo de uso escolar do meu pequenote, é sempre o Windows que é carregado no boot.