Confira o post completo no blog: https://diolinux.com.br/2020/10/novidades-linux-mint-setembro-2020.html
Estamos de volta para falar sobre o que aconteceu no Linux Mint em setembro de 2020. Além de várias descobertas e correções de bugs, o sistema traz algumas novidades sobre sua próxima versão!
Sei não, mas daqui a pouco o Mint não será mais baseado no Ubuntu… vai acabar ele virando um LMDE como padrão, que particularmente é bem melhor que o Ubuntu na minha opinião.
Precisa ser bem mais polido pra isso… oferecer várias DEs, trocar o instalador (Calamares seria excelente!) e por aí vai
O Mint ficou muito bom depois do 18, coisas como fontes com maior contraste, um sistema melhor de escala no gráfico, mudanças no sistema de atualização, correções no gerenciamento de memória, enfim, me fez trocar o Ubuntu na minha empresa.
O Mint 20 está excelente, e a equipe tomou uma boa decisão com que desrespeito ao Snap pois dessa forma a Canonical está querendo impor o snap, se ele é bom afinal deixe as pessoas optem se querem usar o .deb ou snap
Não vejo necessidade disso. O instalador já cumpre com seu objetivo (pode ser melhorado, sem sombra de dúvida) e não existe razão para um sistema que possui seu próprio ambiente gráfico fragmentar a si próprio. Deixe as múltiplas DEs para sistemas que possuem objetivos alinhados com essa possibilidade, tal como Debian e Arch.
Salve para o Pop!_OS, ElementaryOS e Fedora por possuírem prioridades.
Seria mais para deixar o sistema mais leve para computadores acanhados, da mesma forma que o Mint já faz com XFCE e MATE. No LMDE só há o Cinnamon - algo natural, pois essa versão não é prioritária. Passando a ser, seria normal portar o sistema para essas DEs.
Quanto ao instalador - nem sei qual é, não me parece ser o Ubiquity -, ele é um tanto cru e engessado. O Calamares é um tanto mais flexível, permitiria um melhor gerenciamento de possibilidades de pré-instalação, como ter ou não arquivo Swap, suite office etc.
Nossa, seria muito útil se Linux Mint ou outra equipe desenvolvesse uma aplicação que me permitisse aplicar tema e pacote de ícones específicos para uma determinada programa, pois tem alguns programas que não adapta com tema escuro ou alguns programas que é melhor com tema claro, como LibreOffice.
Até existe um jeito de aplicar tema específico, porém não sei como que específica o pacote de ícones.
Okular da versão Flatpak, por exemplo, tem o tema branco por padrão, mesmo que o sistema esteja com tema escuro. Aí como estou com pacote de ícones para tema escuro, os ícones dos botões ficam brancos, por conta disso tenho que mudar para pacote de ícones claro para sistema todo, para assim eles ficarem pretos para poder enxergar direito. E como mudei pacote de ícones, tenho que mudar para tema claro também, para não ficar esquisito. É chato isso.
Espero que um dia surge esta aplicação, pois assim posso ficar com tema escuro para sistema todo, exceto alguns programas.
Já deu está sugestão no fórum Mint US/Community Mint?
Nope (10 caracteres)
Aplicativos em flatpak podem ser moldados ao sistema com as permissões adequadas - baixe, para isso, o Flatseal!