Novidades de abril do Linux Mint

https://diolinux.com.br/linux/linux-mint/novidades-abril-do-linux-mint.html

O Linux Mint divulgou recentemente seu relatório mensal e trouxe várias novidades para os usuários, principalmente quanto a nova versão de sua interface.

10 curtidas

O desenvolmento do mint aparenta estar “estagnado”. Nos reports do blog nos últimos tres meses não vi nenhuma nóticia favorável pra distro.

Esse mês mesmo eles reportaram softwares de terceiros: “shell” e “warpinator android”.
E o desenvolvimento do hypinotix parado. Não vi eles informando como anda o desenvolvimento do novo projeto que deve ser lançado no mes 7

sim, eu gosto bastante do linux mint e utilizo ele atualmente na minha máquina mais fraca mas é impossível não notar que o sistema não tem nenhuma mudança significativa já faz algum tempo

Há uns 4 ou 5 anos usei durante 1 ano o cinnamon, mas parei pois não vi nenhuma novidade no ambiente, e a parte de extensões eram poucas que funcionavam.
O tema segue o mesmo, poucos temas com suporte ao cinnamon.

Atualmente cheguei a instalar em uma mv e não tinha mudado nada.

As mesmas extensões e os mesmos temas.
Configurações as mesmas, nada de novo.

O mint para mim é isso, um sistema que parou no tempo.

Fornece o básico para quem vem do Windows não achar estranho, mas é só isso.

1 curtida

Enquanto isso, em linuxmint.com

3 curtidas

Assim, eu sei que é um padrão nas chamadas mas… Podem se libertar das amarras é falar “e mais uma vez nada mudou”

1 curtida

O dia que esse site virar pelo menos um MVP o universo se rasga no meio… Né possível

Foi perguntado sobre o site esse mes no blog do mint, veja a resposta do Collinss

https://blog.linuxmint.com/?p=4054#comment-199390

Isso já foi trabalhado antes, mas se a memória não falha, o resultado foi abandonado porque a substituição não tinha a identidade que a atual possui…

Está definitivamente no nosso radar, mas uma vez que essa página é frequentemente a primeira experiência que as pessoas têm com o Linux Mint, deve realmente ser feito corretamente, e isso às vezes significa colocá-lo em segundo plano por um tempo para que possamos trabalhar em coisas que são mais urgente (ou em alguns casos mais estimulante e motivador).

OU seja os caras são programadores, o aspecto visual do site não é algo que desperte o interesse deles.

Nunca vi um povo tão chato em relação a “estagnação do mint”, no quesito site, não me importo por que só uso ele pra baixar a iso, uso o sistema no pc não o site. No quesito interface do cinnamon, quem usa o mint desde o começo sabe que eles fazem poucas mudanças sutis, e adicionam novas facilidades como o compartilhamento do samba automático (coisa que não vi em outra distro ainda), povo fala e fala, mais o projeto tem seu público, se ele se manteve vivo até hoje e recebe até doação para isso, não é meia dúzia de gato pingado que não gosta de como o projeto age que irá mudar isso.

6 curtidas

É porque isso complica, alguém pergunta:

Alguém me recomenda uma distro linux pra iniciantes?

Como você recomenda o site sem ter que capturar o link ou ensinar a pessoa a baixar?

Então isso tem vários problemas graves, mudanças visuais são chamariz não só pra novos usuários mas também principalmente pra atualizar o sistema e o Mint realmente tem problemas com isso, e tem um probleminha aí, elementaryOS e PopOS estão sempre trazendo novidades em pontos que o Mint nem arranha, o que me faz perguntar de forma retórica:

Até quando? O gráfico não tá mais tão favorável assim

1 curtida

Nós sabemos o que responder. Você mesmo citou alguns exemplos e tem o Zorin OS que faz um trabalho superior como produto para atender o mesmo nicho do Mint.

1 curtida

Olá, atualmente uso o Windows 10 Home no meu PC, gostaria de saber se instalando o Linux Mint 20.1 vou ter algum ganho de performance em minha máquina, tipo um sistema mais fluído nas tarefas diárias?
Configuração do PC: Intel Core i5 2400, GPU do processador e 4gb ram.

Uso o PC para trabalhar.

grato desde já.

1 curtida

Ué, mas eles receberam e estão recebendo mais doações do que nos anos de 2020 e 2019, então essa afirmação caiu por terra (lembrando que estamos passando por uma pandemia)

graficos mint

Concordo;; meia duzia de gatos pingados sem a menor significancia, que usufruiram do sistema por anos sem contribuir com nada e agora ficam falando mal que nem moleque quando leva o fora da namorada;; mas a realidade eh que o Mint vai estar aí por muito tempo incomodando a narina de muita gente; quem nao quiser aceitar, tem a opção de chorar em posição fetal rss

1 curtida

Um Linux Mint 20.1 XFCE vai voar nessa maquina ai

Está em queda desproporcional, esse gráfico engana visualmente, os picos no auge da pandemia foram muito maiores, e agora que a maioria dos países dos países desenvolvidos estão saindo da crise econômica, as doações deveriam estar maiores, se você analisar o gráfico colocando em linha, todos os picos são referentes a polêmicas, junho do ano passado por exemplo teve a explosão do “Linux Mint must die” outro pico foi a promessa do novo site… E por aí vai

Isso é bom para que eles se mantenham, mas é um problema ao mesmo tempo, por que isso pode justamente dar a impressão de que tudo está OK, e mantê-los estagnados.

Se as mesmas pessoas agora doam mais, não significa que o sistema está melhor, significa que os mesmos usuários continuaram doando. Se o sistema precisasse se vender, o incentivo estaria muito mais centrado na inovação e na necessidade de conseguir e atender novos clientes, esse é o caso do Zorin, que foi citado na conversa.

Eles não tem um trabalho ativo para buscar novos doadores por exemplo, para ter ainda mais capital, para contratar talvez mais desenvolvedores, pelo contrário, isso sempre foi algo bem passivo no sistema, já que virtualmente não existe marketing.

Eles podem ter recebido mais dinheiro, mas o valor necessário para manter o projeto se mantém o mesmo? 100 reais fazia muito mais há 3 anos do que faz agora, então olhar o número absoluto e ver o gráfico subindo não quer dizer saúde financeira, qualquer pessoa que participe da administração de uma empresa sabe disso.

A questão é que isso pode gerar frustração para quem gostaria de ver o Mint decolar, e não estabilizar, mas muitas vezes essa estabilidade é tudo o que os desenvolvedores querem. Continuar fazendo o mesmo, sem mudanças radicais e recebendo doações, enquanto isso acontecer, não tem realmente motivos para grandes mudanças, a não ser a própria vontade deles. Não tem nada de errado com isso necessariamente, mas as pessoas que observam se sentem de forma diferente eventualmente.

1 curtida

Além disso, também dá pra observar que o no final do ano, quando as pessoas geralmente recebem bônus salariais, e há todo o espírito dos “hollydays” as doações geralmente aumentam.

1 curtida

Oi! Alguém tem ideia de como avisar os caras que tem esse problema: Incorrect icons on panel for some running flatpak applications · Issue #9951 · linuxmint/cinnamon · GitHub? Já foi reportado no issues, mas eu acho que os caras não viram até agora, tá desde fevereiro. Esse bug devia ser corrigido imediatamente no Linux Mint 20.1. No momento, tô usando Linux Mint 20, mas gostaria de mudar para 20.1.

Eh uma faca de 2 gumes, mas ninguém trabalha por esporte. Se não houver incentivo $$$ de algum lado a distro morre como trocentas refuzifuquis brasileiras

O Zorin ainda tem muito o que melhorar para chegar no nivel de estabilidade e confiabilidade do Mint
Nao adianta fazer uma interface bonitinha com uma mistura de DashToPanel + Arc Menu que basta
Eles tem que adotar cronogramas, manter os usuarios informados ao inves de abandonar como fizeram no ultimo ano deixando os usuarios sem saber quando sairia uma nova versao e se haveria nova versao porque muitos acharam ate que a distro tinha morrido tamanho descaso
No Mint ja temos ideias sobre datas aproximadas de PointReleases e do que pode vir a ser incorporado no sistema, isso se chama transparência com os usuarios e investidores
Cade a nova versao beta do Zorin Lite pro usuario testar ? Quando será lançada ? Ela será lançada ?
Ou seja, nao adianta um site bonitinho se nao informa os usuarios sobre o projeto, se isso que eles estao fazendo eh “vender a distro” entao fico com os “acomodados” do Mint

2 curtidas

Concordo, o Zorin tem muito para se provar ainda. Mas é uma distro bem antiga já, a primeira versão é de 2009, então não é algo “passageiro” por definição.

E a comunicação do Zorin pode ser melhorada sem dúvida, praticamente de qualquer distro pode, o Mint mesmo só dá notícias uma vez por mês geralmente, mas ainda assim, sabemos que as informações, por poucas que sejam, sempre saem.

Acho que o que agrada muito no Mint é essa previsibilidade, não temos certeza de quando as versões saem com precisão, mas temos uma noção da época, e para muitos isso já é suficiente.

4 curtidas