Novato querendo uma distro

Você teria que criar o pendrive de Boot ou com o Rufus ou com o Ventoy. Mas, nesse caso você teria que ver como está a ordem de boot dos dispositivos no Setup da BIOS/UEFI.

1 curtida

Ta normal la UEFI eu to no windows aqui nele tentando da boot

Nao consigo da boot pelo pen drive não ta abrindo tela linux mint istalaçao

Fiz pendrive pelo rufus baixei em torrent tudo certo

Usa o Balena Etcher para fazer o pendrive. Ele tem dado mais certo com linux.

2 curtidas

. To fazendo nele ver se vaii

Outra opção é o Ventoy. A vantagem dele é que uma vez instalado no Pendrive, você só copia as ISOs para ele. E você pode seguir esses passos aqui do Tutorial do Diolinux para instalar ele no Pendrive:

Ou se você quiser em texto, fiz um tutorial em texto:

1 curtida

Olha eu vou dar minha opinião. Seu hardware não é dos mais potentes, pelo fato da idade dele. E, por se tratar de um notebook não tem muita possibilidade de upgrades de hardware. Se seu equipamento não tiver um GPU dedicada, ou seja for uma Intel Graphics da vida, vai pesar na questão do desempenho.

Então saber acertar na escolha da distribuição certa vai fazer com que a sua experiência de uso, com seu equipamento antigo, seja muito satisfatória. Muita gente quando resolve usar outro sistema diferente do que está usando, seja Linux ou até mesmo o Windows, não se atenta a isso. E acaba fazendo com que a sua experiência no sistema escolhido não seja nada boa.

Então, se busca algo que te entregue a mesma experiência e usabilidade que o Windows, sendo mais adequada ao seu hardware eu faria as seguintes sugestões de sistemas, na seguinte ordem:

1. Linux Mint XFCE: com estilo visual e usabilidade muito semelhantes ao encontrado no Windows 10. A interface XFCE exige menos recursos da máquina e vai proporcionar um uso fluído e eficiente. O Mint é um sistema Linux muito completo e bastante popular entre os usuários de desktop, hoje em dia. Sua loja (repositório) de aplicações é bem vasta e por ser um sistema baseado em Ubuntu / Debian você consegue de forma fácil instalar aplicativos. Fazendo as devidas configurações a Steam funciona no Mint. Ele tem uma comunidade grande e bastante ativa.
  2. Bodhi Linux: essa é, uma distribuição leve com o Moksha Desktop rápido e totalmente personalizável. O 64 bits tem como base o Ubuntu (22.04). E a versão 32 bits tem como base Ubuntu 18.04. O Bodhi Linux funciona muito bem em hardwares mais antigos. Eu usei ele por um bom tempo num velho notebook Toshiba Satelite com hardware AMD Turion 64 x2, HD mecânico e 4Gb de RAM DDR2 Funcionava perfeitamente bem eu fazia tudo nele. Apesar de não ser tão conhecido essa distribuição tem uma comunidade bem ativa. Eu gostei muito do visual dele.
  3. Peppermint OS: Baseado no Debian, é uma distro comunitária, muito leve e bem completa. Possui um desktop minimalista, dando ao usuário a escolha do que deseja instalar, além de algumas ferramentas básicas e temas personalizados e conjuntos de ícones. Ele vem até com os atalhos do Microsoft Office Online. Eu já usei ela para dar sobrevida a computadores bem mais antigos e/ou com hardwares mais fracos. Atendeu-me muito bem. Ele tem uma loja (repositório) dele que é bem interessante. Pelo que já vi, fazendo as configurações necessárias, você consegue rodar a Steam nele por exemplo.

Poderia sugerir outras distribuições, muito boas também, mas como elas usam interfaces gráficas mais exigentes, como o KDE por exemplo. No meu modo de ver pode apresentar um desempenho não muito bom nesse seu notebook. E a sua experiência com um sistema Linux não ser tão agradável assim.

Uma coisa é fato, escolhendo a distribuição certa sua experiência será muito satisfatória. Eu tenho um setup gamer de 2017. No Windows o desempenho dele vinha deixando muito a desejar. Até mesmo por conta da minha GPU AMD. Pois eu instalei uma distribuição Linux, que casou bem com meu hardware, no caso foi o Big Linux. E, até mais FPS eu ganhei. Acho que isso define bem o que quero dizer.

Certo é que você precisará fazer experiências ai. Teste algumas distribuições em modo live e veja qual delas apresenta um casamento melhor com seu hardware. Isso fará com que você consiga equalizar as coisas no final que te proporcionará o que deseja fazer com o melhor desempenho possível.

Faça o teste em modo live, pelo pendrive, antes de sair instalando. Mude coisas, use o navegador, veja vídeo no youtube na qualidade mais alta que conseguir ai. Observe o que o sistema tem de aplicações instaladas. Dê uma olhada na loja (repositório) da distribuição em teste e veja se ela te atende em tudo que deseja. Veja como fica o desempenho. Ai sim, encontrando a distribuição certa, faça a instalação dela.

Eu mesmo, antes de escolher o Big Linux, testei bem umas 3 distribuições.

1 curtida

Primeiro dia ele ate abriu fiz o test ai eu coloquei pra instalar vi que demoro eu cancelei ai nao quis mais abri dela pra ca

Agora não abre mais so da tela preta quando ru mando abri boot linux mint

Os apontamentos que você deu são muito válidos… mas comentando algumas coisas…

Ao menos o meu notebook antigo tinha um processador bem parecido. Então sei que Gnome vai ficar bem pesado pra ele…

… porém, o KDE Plasma não era problema para o meu notebook antigo. O Plasma parece ser bem mais leve que o Gnome.

E acho que a parte do ambiente, pode resumir dessa forma:

• Não vai rodar muito bem e evite: Gnome
  • Vai rodar razoavelmente bem e você pode tentar: KDE Plasma e Cinnamon
  • Vai rodar muito bem e é uma boa pedida: XFCE, MATE e LxQT.

Isso é o mais importante do seu comentário inteiro. Teste bastante as distribuições e veja se elas te atendem bem. Por isso recomendaria o Ventoy.

To criando no balena se nao der boot eu vou baixar esse ventoy aiii e cria iso nele nao sei pq nao da boot nao que abri linux mint

fiz no balena e nada mesm erro

Pendrive virou ventoy copiando iso pra dentro do pendrive agora

Bom no meu notebook anterior, que mencionei aqui, um velho Toshiba, todas as distribuições com KDE Plasma que eu usei / testei nele não ficaram boas. Nem depois que eu coloquei um SSD melhorou a ponto de dizer que, agora sim ficou bom. Mas XFCE, e LXQT rodaram muito bem. E a distro Bodhi Linux também rodou muito lisa nesse notebook. Eu o coloquei à venda com o Mint XFCE, por ter mais um jeito Windows de ser. Assim facilitaria mais a vida do novo usuário. E acredite, esse note no Mint tava rodando até jogo. Claro que mais da época dele, contudo rodava. Eu fiquei muito surpreso com isso.

O Ventoy ele inicia assim: Nesse é caso é selecionar a ISO que está nele…

… ir na primeira opção (ao menos, nunca vi necessidade de ir na segunda opção)

E assim, virá o Grub da ISO do Linux Mint

Testei somente o Debian. O Debian rodou decentemente. Mas claro que o Notebook tinha uma 920M em conjunto com a HD 4400, mas não sei se isso jogaria contra ou a favor dele. E não era aquele desempenho, mas rodava de forma decente, tal como o Windows 10.

Até o Gnome rodava, mas dava para sentir que o notebook sofria um pouco. Mas um ponto que estava jogando a favor, é que eu já estava com um SSD. Mas creio que uma vez que o sistema esteja carregado, ele vá rodar decentemente.

Não abriu ventoy deu tela preta de novo

Tenta entrar no Setup da BIOS/Setup e desativar o Security Boot. Provavelmente é isso que está impedindo o Boot.

Geralmente, essa opção fica na aba Security. E você consegue acessar esse Setup apertando ou F2 ou Delete ao ligar o computador e antes de aparecer a tela com a logo da Fabricante. Mas o modo de fazer isso, depende de fabricante para fabricante.

Ne que era essa misera do security miserento kkkk

Cosando muito corseguin da boot agora ver se istalar

3 curtidas