Comprei um Lenovo LOQ-E 3050 com linux
Não faço ideia de como mexer, procurei alguns videos e descobri pelo canal da diolinux que se trata do modelo LUX LINUX baseado no Debian 11.
Eu queria atualizar para o Debian 12 para que meu aplicativo de programas fosse melhorado (ele não aparece nada), alguém sabe como posso fazer isso ou se eu preciso fazer isso?
Sugestão, por experiência própria com estes sistemas OEM; mude de distribuição para qualquer uma de seu agrado; Policorp dos Vaio/Positivo; Lux dos Lenovo e etc; por mais que visualmente até sejam aceitáveis, não são distros para ter algum êxito na utilização. Não tem comunidades, não terá suporte… Vai de Mint, vai de Zorin, vai de Pop OS, vai de Ubuntu… Se tiver dificuldades em instalar uma distro, pessoal do fórum é receptivo e lhe auxiliará.
Ontem mesmo baixei o Policorp, que veio no meu Vaio, tá mais bonito, atualizado… mas duvido que se eu estivesse utilizando-o no notebook teria conseguido atualizar de versão.
Pois é, até dá para atualizar o Lux para Debian 11 puro, daí atualizar pro 12, daí atualizar pro 13. Mas é bastante trabalho para alguém iniciante.
Vale mais a pena:
Diminuir a partição raiz do Lux.
Instalar outros sistemas operacionais no espaço livre. Teste e descubra qual está funcionando legal, sem perder a chance de entrar no Lux caso qualquer problema.
Achou uma distribuição legal? Então apague a partição raiz do Lux e utilize-a como partição /home (ou reinstale novamente já com a home separada).
Ah, também recomendo fazer algum curso de Linux, porque o sistema é diferente do Windows que muita gente já está acostumado, ou mesmo do Android (a regra geral é não instalar nada via .deb, sempre use o repositório da distribuição, flatpak ou AppImage). Pode fazer o curso ainda com o Lux instalado. Se der pra instalar flatpak, deve quebrar um galho até que você saiba mais sobre o sistema e se sinta confiante para colocar uma distribuição “de verdade”. Eu sempre recomendo o curso do “Kretcheu” no Youtube ou no Odysse.
Você pode usar um live pendrive, para testar uma distribuição que reconheça todo seu hardware.
Dá uma conferida nesse meu projeto, que inclusive tem videoaulas ensinando tudo que precisa. Só clicar AQUI
Para você iniciar seu aprendizado no GNU/Linux de uma forma muito top, recomendo você pegar uma distribuição mais comum e fácil de usar. Você pode então formatar seu Lenovo e instalar o Ubuntu 24.04.03 LTS que é uma versão de longo suporte (LTS) e não vai te dar dor de cabeça.
Instalar é bem fácil, tem muitos vídeos no youtube em português mesmo, o mais ‘complicado’ talvez seja você tornar um pendrive bootável e desabilitar o secure boot na bios do seu notebook, não é nem um pouco difícil, mas não sei o seu nível de conhecimento.
Monte de usuários já lhe orientaram a instalar outro sistema.
E vejo que já lhe falaram da utilidade de um pendrive.
Vou anexar uns vídeos aqui para lhe ajudar. E um palpite, comece pelo sistema Ubuntu, ele é o mais usado; inclusive pela Nasa e cientistas aeroespaciais… Tanto que o Sheldon até fala que é o Sistema Operacional que ele mais gosta.
Cara, eu gosto de fazer analogia com Pokémon pois a maioria entendi melhor, a pensar que prefiro Digimon.
Enfim, a primeira Distro é como se fosse seu inicial. Você precisa aprender a treinar. No meu caso, eu comecei com o Pop OS por conta do Dio. Não me arrependo, mas para projetos de desenvolvimento, na época era melhor eu ter começado no Ubuntu.
Nos notebooks da Lenovo (o meu também é), você pode entrar na bios por 3 modos.
O primeira forma é apertar o botão de ligar o computador e já em seguida ficar apertando o F2. Isso já vai entrar na bios direto.
A segunda forma é fazer a mesma coisa, mas com a tecla F12. A diferença é que vai abrir um menu para escolher de qual dispositivo você deseja iniciar, se é do seu ssd/hd ou de um pendrive, por exemplo. Nessa telinha, também tem como entrar na bios.
A terceira maneira é, com o computador desligado, você pega um clips fino e aperta um buraquinho que há na lateral do notebook com um símbolo de algo parecido com uma parábola. Ao apertar, o computador já ligará na mesma tela de escolha de boot do método anterior.