Nova versão do Pinta é lançada

Um dos programas mais icônicos no mundo Linux, o editor de imagem e “pintura” Pinta, recebeu um update depois de 5 anos de hiato, e trouxe algumas melhorias e correções de bugs no aplicativo.

Para quem não ouvi falar do Pinta ou não lembrava dele, ele é um aplicativo de desenho e edição de imagens modelado no aplicativo de Windows, Paint.NET. Ele tem suporte para maioria dos principais formatos de imagem, permite adicionar camadas, modos de mesclagem, formas, texto, desenho à mão livre, efeitos de imagem, filtros de fotos e assim por diante.

Muitos veem o Pinta como uma versão “reduzida” do GIMP ou uma versão “anabolizada” do GTK Drawing. Algumas melhorias e updates presentes na versão 1.7 do Pinta:

  • Adicionada uma visualização em guia para alternar entre imagens. As guias também podem ser encaixadas lado a lado ou puxadas para novas janelas;

  • Agora é suportado arrastar e soltar um URL (por exemplo, imagem de um navegador da web) para baixar e abrir a imagem;

  • .NET 4.5 / Mono 4.0 são requeridos;

  • A caixa de diálogo Girar / Zoom agora suporta zoom e panorâmica .

Para conferir todas as melhorias e correções de bugs, você pode consultar a release aqui.

Para instalar, se você estiver usando base Ubuntu basta adicionar o seguinte ppa e instalar com o seguinte comando: sudo add-apt-repository ppa:pinta-maintainers/pinta-stable -y && sudo apt udpate && sudo apt install pinta -y . Se você não estiver na base Ubuntu, basta acessar o GitHub deles e seguir as orientações para o arquivo em Tarball.

Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS

2 curtidas