Boa dia pessoal,
Alguém pode me indicar o caminho p/ receber notificações do sistema por e-mail?
Por exemplo, algum incidente no sistema eu ser notificado por e-mail … uma falha de disco, limite de quota e essas coisas.
Procurei na doc, wiki do debian e não achei nada a respeito.
Se alguém puder ajudar e me indicar alguma coisa eu agradeço.
Grato.
O Debian tem uma especie de e-mail interno que quando acontece algum evento adverso um aviso aparece quando você se loga via terminal, (assim como em outras distros), mais para enviar qualquer informação para fora sera necessário configurar o Postfix ou também o Relay SMTP.
O envio de e-mail é tranquilo, tenho usado o postfix c/ gmail e envia numa boa. Inclusive monitoro alguns diretórios c/ iwatch e funciona belezinha.
Mas os eventos do sistema é diferente, eventos padrões mesmo … como erros de discos, sistemas de arquivos, limite de quotas de discos e outros. Alguns sistemas já fazem isso por padrão, enviando p/ o mail do root local. Porém no Debian não vem ativo, não sei pq.
Penso em inúmeras formas de se obter o que estas a querer, desde as mais simples o qual consistiria em um simples script shell, obtendo logs os quais deseja, e compondo o e-mail, assim sendo disparados seja a depender de uma ação especifica, ou por agendamento periódico, com ferramentas como cron e/ou o systemd-timer, até ferramentas para monitoramento de terceiros como de exemplo o Zabbix entre outros, o qual também, te enviariam um e-mail se devidamente configurados…
Saindo um pouco, do somente envios de e-mails, também é possível o enviou de notificações sendo as mesmas recebidas no seu Smartphone, com ferramentas como o Pushover entre outros métodos …
Eu já uso o zabbix p/ monitorar alguns servidores. Inclusive este servidor de arquivos debian, mas coisas simples como disponibilidade e capacidade.
É que eu queria algo mais simples ou nativo do linux sabe. Tipo o que o redhat e centos fazem nativos, qualquer erro é enviado um mail p/ o root local do sistema. O debian não tem isso por padrão e achei que era tranquilo colocar … só mudaria o destinatario de root local p/ meu e-mail ou telegram usando bot e curl.
Pra quotas de discos eu achei o warnquota e vou testar, acredito que deve atender bacana.
Qto as falhas do sistema, vou fazer c/ o zabbix mesmo, ser mais pratico … vou dar uma atualizada nele p/ ver como fica.
Vou dar uma olhada no Pushover, não conhecia e vou ler a respeito. Vlw pela dica.