Notebooks para comprar na Black Friday 2020!

Confira o post completo no blog: https://diolinux.com.br/2020/11/notebooks-black-friday-2020.html

A Black Friday 2020 já chegou e nós já falamos sobre celulares, periféricos e chegou a vez de falarmos sobre notebooks para você não cair no combo da desgraça!

3 Curtidas

Eu sempre soube que a Black Friday aqui no Brasil, principalmente na área de tecnologia, é uma verdadeira enganação.

Porém, este ano, me surpreendi: um mês antes da Black Friday tava um preço, hoje tá o mesmo preço só que com mais possibilidades de parcelas… nego não dá nem mais um migué pra esfregar na tua cara que tá querendo arrancar teu dinheiro na malandragem com um notebook Positivo Intel “Celerdon” de 4GB de memória RAM comprada no Taiwan de uma tribo nativa que também fabrica essência pra narguilé. Ah, e claro, com o “incrível” botão da Netflix.

1 Curtida

Na recomendação, consta “processador de quatro núcleos (i3 ou superior ou equivalente AMD)” com “2 GHz ou mais”.

É importante destacar que a frequência é apenas um dos inúmeros critérios que interferem no desempenho do processador, assim como o número de núcleos, o cache, a litografia, as instruções etc. O que vale é o “conjunto da obra”. Não faz sentido comparar processadores de arquiteturas diferentes utilizando especificações e, por isso, o ideal é sempre sugerir um modelo específico para aí buscar processadores que tenham desempenho igual ou superior em testes.

Cabe ressaltar também que processadores como o Core i3 8130U e Core i3 10100U são dual core, e não quad core (são processadores de 2 núcleos e 4 threads). Nem por isso são mais lentos que processadores Atom, Celeron e Pentium (diversos modelos são verdadeiramente 4/4) de gerações equivalentes. Isso também indica que existe um abismo de diferença entre o Core i3 e os Core i5/Core i7, que nas gerações mais atuais são 4/8 para processadores “U” de notebook. Antigamente a configuração 2/4 era padrão do i3 ao i7 e a diferença não era tão absurda entre eles.

Cuidado especial deve ser tomado ao indicar “Core i5” e “Core i7” pois, até a 7ª geração, os chips “U” em notebooks eram 2/4, e diversos computadores ainda estão à venda com esses chips antigos. Os mais recentes (a partir da 8ª Geração) são insanamente melhores. Um Core i3 8109U (2/4), por exemplo, já é mais rápido que um Core i7 7660U (2/4). Um Core i5 8210U (4/8), por sua vez, esmaga um Core i7 7660U (2/4).

Quanto às placas de vídeo, a VRAM dedicada, sozinha, também não indica bom desempenho. E a GT 1030, em especial, só está disponível na forma do modelo mobile MX 150/MX 250. Além disso, considerando o uso de GNU/Linux, talvez fosse melhor comprar com chip gráfico da AMD (por conta dos problemáticos drivers da Nvidia e o suporte ao Wayland).

Cabe ressaltar, ainda, que há boas APUs da AMD, como o Ryzen 5 2400U, que oferecem simultaneamente grande poder de processamento e bom desempenho do chip gráfico integrado - quando as memórias estão em dual channel - e que, portanto, podem ser boas alternativas para quem quer jogar gastando pouco. Esses gráficos integrados superam placas dedicadas de entrada da Nvidia, como a MX 110, com facilidade.

as apus sao uma boa pedida também para montar um desktop visando pegar um processador melhor depois e com isso pode investir num ssd m2 e memorias mais rapidas
recomendo
ssd de 256 (sistema)+ hd de 1 tera (arquivos)= fica uma ótima configuração e ainda melhor se o ssd for m2

2 Curtidas

Pra quem interessar, na Amazon Lenovo S145 com i7 10a geração com 256 de SSD está 4k. Achei bom o preço.