Notebooks Dell tem problemas com Linux?

Tenho um Dell Inspiron 15 500 (i15-5566-A10P), que na grande maioria das vezes tem problemas com a instalação de várias distribuições diferentes, principalmente aquelas que usam o ubiquity como instalador.

A princípio eu achava que era apenas uma incompatibilidade do meu modelo em específico, mas ao tentar a instalação em Dell’s de amigos eles tiveram o mesmo problema com o ubiquity, o Errno 5 (isso não é um erro de digitação, o nome é Errno mesmo). Porém, com persistência uma hora ele funciona e a instalação termina com sucesso, gostaria de saber dos usuários de Dell por aí, vocês também tem problema com Linux?

Olha, eu tenho um Dell Inspiron 7559- Intel Core i5 (6th Gen) 6300HQ / 2.3 GHz (o famoso notebook hibrido com dGPU da NVIDIA) e não tive problemas em instalar Distros Baseadas no Ubuntu, nas outras tive alguns ou não chegava a instalar. E ultimamente é bem raro ter esse tipo de erros com Dell + Linux (principalmente Ubuntu) visto q eles tem parceria. Se precisar, la no meu canal eu fiz um vídeo de como eu formato a minha maquina, talvez possa lhe ajudar.

Interessante, a propósito era só uma curiosidade minha pq eu sempre tive que brigar pra instalar o Ubuntu e Baseados no meu notebook, mas agora estou no Debian e instalei ele sem nenhum problema, e por enquanto não pretendo mudar, é sem dúvidas a melhor distro que eu já usei.

Entendi, mas infelizmente no caso das hibridas mais novas (da serie GTX 700 pra cima) só o Ubuntu ta salvando mesmo. Tentei o Debian aqui, e não rolou.

Eu tive problemas semelhantes com distros baseadas em Ubuntu, ao ponto que o Mint nem carregava em live no meu Dell Inspiron 3421 (CPU I3). Ubuntu instalou com dificuldades. Já o Manjaro foi tranquilão, e roda bastante bem desde a instalação

Eu tenho exatamente o 3421 já há alguns anos e já instalei tudo quando é distro linux possível e imaginável nele sem problemas. :slight_smile: Inclusive estou usando Debian SID nele no momento.

Informática só é uma “ciência exata” no papel mesmo.

:vulcan_salute:t2:

2 curtidas

De fato. Se bem que o meu tá com DVD-R estragado e ele sempre dá o mesmo erro no boot, algo relacionado a isso (os erros variam de distro, mas sempre envolvem o ata5, algo errado na controladora SATA). Com as distros baseadas em Debian o tempo de espera é altíssimo (10 minutos, por ai) - até mesmo com uma baseada em Debian puro, como o Tails (ao ponto que ele não consegue criar o arquivo de persistência, o que em outras máquinas faz fácil). Mas com o Manjaro e o Arch dá boot tranquilo, demora um minutinho e já carrega o login. Algo bem doido - mas considerando que eu comprei essa máquina usada, bem detonada, com um HD todo corrompido, por apenas 450 contos (isso em 2018), até que foi uma pechincha…

Acho que minha “sorte” é que meu drive de DVD morreu anos atrás, então ele sequer é detectado nas instalações. Sugiro tentar abrir ou levar em um técnico para desconectar eletricamente o drive dentro do notebook. Isso deve ajudar um pouco no consumo de energia e provavelmente seus problemas com instalação irão sumir.

:vulcan_salute:t2:

Pretendo em breve tirar esse DVD e colocar um SSD + caddy pro HD de 500 que está em uso agora. Aí creio que os problemas sumirão. Mas continuarei com Manjaro aqui, pq me habituei demais a essa distro, tem tudo o que preciso (menos pacote Adubo - hahahaha) e é fácil demais de usar, quase não uso o terminal nela. E a SDA eu curo no Boxes mesmo… rs

1 curtida

Instalei sem dificulades diferentes versões do Ubuntu em dois notebooks Dell de uns 8 anos atrás:

  • Dell Vostro 3460: Ubuntu 20.04.
  • Dell Inspiron 7520: Xubuntu 18.04, Linux Mint 19.3, Ubuntu 20.04; ontem fiz upgrade para Ubuntu 20.10.

O Vostro 3460 talvez ainda me dê dor de cabeça por ser híbrido intel+nvidia, mas ainda não tentei mexer nisso, está do jeito que ficou depois de instalado. Não testei para jogos, mas para internet e afins funciona bem.