Notebook Windows 7 travando e desconectando da internet

Galera tenho um notebook windows 7 com as seguintes configurações:
Screenshot_1

De vez em quando ele trava e desconecta da internet e volta normal, porém quando tenta conectar a internet novamente ele diz a mensagem: “Windows não pode se conectar a internet”
Se puderem me ajudar agradeço!

( É MINHA PRIMEIRA DISCUSSÃO, SE FIZ ALGO ERRA ME AVISEM! )

3 Curtidas

Acho melhor você postar sua dúvida em um fórum focado em Windows. Edit: veja o motivo no post abaixo.

Mas enfim, Wi-Fi ou Ethernet?

1 Curtida

blz
obrigado

1 Curtida

O windows 7 não recebe mais atualizações (e isso pode ser perigoso pra vc continuar com esse sistema) e sua maquina é fraca pro windows 10, já pensou em usar uma distro linux? Acredito que Linux Mint xfce vá ter um ótimo desempenho no seu notebook, você pode usar o modo live da distro pra ver se funcionaria bem no seu note e se o problema da internet tmb aconteceria.

1 Curtida

Olá @Higor_Bueno_da_Silva seja bem-vindo ao Diolinux Play :wave:t2:
Pode postar dúvidas de quaisquer Sistemas Operacionais aqui. Não nos prendamos em Linux vs Windows, até porque Windows é Sistema Operacional(Carro pronto) e Linux é Kernel (Correia Dentada), não se compara.

Não me entenda mau @dev_null mas o próprio Dionatan ja desmitificou aqui em um tópico que o Fórum é Sistemas Operacionais em geral e tecnologias não necessariamente OS Linux based. Mas o nome realmente leva a entender que é só focado em mundo Linux. Confunde mas podemos ajudar em tudo que é relacionado a tecnologias. :innocent:

Nenhum erro, pesquisas que vamos fazer e aprendizado para todos nós! Ficamos felizes em postar sua dúvida confiando em nossos serviços. :pray:t2:

Minha opinião, o Windows 7 não tem suporte a muito tempo, então eu aconselharia ou você vai para o Sistema Operacional mais novo da Microsoft o Windows 10 ou você poderia escolher inumeros Sistemas Operacionais excelentes gratuitos baseados no Linux Kernel. O link abaixo vai te ajudar a escolher um Sistema Operacional novo:

O maior conselho que eu te dou, não use Sistemas Operacionais desatualizados, você poderá enfrentar futuras dores de cabeça.

Sucessos, estamos aqui para ajudar e fazer amizades!

:pray:t2:

1 Curtida

Sim, entendo, mas disse aquilo pois acho que um fórum focado em Windows vai gerar respostas mais “certeiras” que um focado em Linux.

Se algum moderador estiver lendo isso e decidir que apagar meu post seja melhor fique a vontade.

1 Curtida

Não creio que ele conseguirá alguma resposta. Com o fim do suporte ao W7, as pessoas que trabalham especificamente com windows tendem a abandonar o suporte também. Assim quem “ajudará” ele serão, provavelmente, apenas curiosos.

As informações estão meio vagas. Da forma como você descreveu pode ser praticamente tudo, desde problemas de driver no seu windows, indo para defeitos causados por softwares de terceiros, indo para danos no hardware do seu notebook e chegando à danos no seu roteador (isso considerando que seu roteador é o seu AP, caso esteja numa estrutura de rede mais complexa, a gama de possibilidades aumenta ainda mais, a sim, estou supondo também que você se conecta via wifi).

Então vamos filtrar um pouco as possibilidades, iniciando pelos dispositivos externos ao PC que podem interferir na conectividade:
1 - Você já testou conectar nessa mesma rede usando outros dispositivos ? (outro computador ou mesmo seu celular) ? Se você tiver problemas para conectar com outra máquina, isso significa que o problema está na rede e não no seu PC.

1b - (Caso se conecte por wifi) Você já verificou se está com sinal em nível aceitável no local onde o note está ? Em locais com um número muito grande de redes wifi ativas, o ruído se torna muito grande e a instabilidade se torna um problema. Para testar isso você pode ou usar algum aplicativo de celular como o WiFi Analyser para android ou mesmo apenas deslocar para perto do roteador e ver se existe alguma diferença.

1c - (Caso se conecte por cabo) Você já experimentou trocar o cabo para ver se há alguma diferença ? Com o tempo os conectores oxidam e passam a causar mau contato, o que pode causar instabilidades.

1d - Experimente também, caso possível, trocar a forma de conexão (se é cabo, conecte por wifi e se for wifi conecte pelo cabo) e veja se existe alguma diferença.

Estes testes iniciais eliminam a dúvida sobre problemas bobos e de fácil solução, caso estes testes não mudem nada, então vamos para a próxima etapa:
2 - Você tentou ligar esse notebook com algum sistema em um pendrive (sem instalar, rodando em live) e viu se o problema persiste ? Pois, se o problema persistir aqui, o problema está no hardware e não no sistema operacional.

Só depois dessas duas etapas é que você chega nos problemas mais superficiais no sistema (não sou nenhum especialista então vou falar apenas os testes mais superficiais e básicos):
3 - Tente desinstalar o driver e reinstalá-lo para ver se muda algo.

4 - Verifique se não está com nenhum malware na máquina interferindo no funcionamento da mesma (para isso, passe o scan de alguns AVs mais conhecidos como o Malwarebytes e o Kaspersky Virus Removal Tool, ambos podem ser encontrados nos sites de seus desenvolvedores de forma gratuita).

5 - Verifique se não instalou nenhum programa que esteja interferindo no funcionamento do dispositivo de rede.

Agora uma observação, o windows 7 perdeu suporte a algum tempo e seus recursos vão ficando cada vez mais limitados assim como sua segurança cada vez mais afetada.

Eu sei que existem alguns hardwares que impossibilitam a migração para versões mais atuais do windows, mesmo sendo raros, estes casos existem. Mas se esse não for o seu caso e você pretenda permanecer no windows, considere a possibilidade de migrar para o windows 10.

Essa talvez não seja a melhor experiência que você possa ter porque o windows 10 não é o “melhor amigo” de hardwares antigos e se mostra bastante complicado na grande maioria das máquinas com pouca memória e com HDD, sendo que o problema mais conhecido e comum em máquinas sem SSD é o HD100 (quando o disco fica em 100% de uso sem parar por conta da falha de algum recurso do windows, que é quase impossível de determinar a falha exata para todos os casos devido ao grande número de possíveis causadores deste problema).

Caso queira manter a máquina funcional E não dependa de nenhum programa específico e exclusivo do windows E queira testar alguma distro de linux, as duas que conheço que, pessoalmente, considero a melhor porta de entrada para usuários de windows (devido às similaridades com o mesmo, associado ao grande suporte já existente) são o Xubuntu e o Linux Mint. Ambas possuem grandes similaridades com o windows em sua forma de usar e possuem vasto suporte devido ao fato de terem grandes comunidades e ter base no ubuntu.

1 Curtida

Eu concordo com você FreeBSD :smile: Nos Fóruns do Windows a resposta pode ser mais certeira. Mas tentei mostar oque o Dionatan disse. Eu pensava que aqui era só fórum voltado ao mundo linux até ler este tópico, pois o nome dele é bem sugestivo, Diolinux. Mas como é uma marca bem famosa já, mudar para DioOS, até que iria ficar interessante, :joy:, teria que remar tudo denovo.

Mas estamos ae, nenhum erro :pray:t2:

1 Curtida

Problema resolvido
O Windows 7 estava travando por ser desatualizado instalei linux mint e ele agora está funcionando corretamente

4 Curtidas