Notebook sem reconhecer pendrive

Comprei recentemente o TUF Gaming f15, não em adaptei com o keepOS tentei instalar o w10 porém meu notebook não reconhece o pendrive. Já testei no meu PC normal com o windows e funcionou perfeitamente, porem ao plugar o pen drive no notebook o mesmo não aparece.

Se for UEFI você não vai conseguir selecionando em ordem de boot, você terá é que remover o HD dos dispositivos de armazenamento na UEFI, mas na hora de instalar o HD vai estar disponível.

você conseguiria me dizer como posso fazer isso? obrigado !

Pesquisa ai, “como configurar UEFI”.
Ai quando aprender a entrar nela, procura onde desabilita o HD, SSD seja lá o que for.
“Como entrar na UEFI”

Você pode usar o Menu de Boot. Assim que você ligar o computador aperte o botão para o menu de Boot (normalmente o F12). E o menu de Boot, muda de computador para computador, mas ele lista todos os dispositivos que podem inicializar algum SO, e é mais ou menos assim:

Olá. :wave:

Você disse:

Já testei [o pendrive] no meu PC normal com o windows e funcionou perfeitamente, porem ao plugar o pen drive no notebook o mesmo não aparece.

Para garantir que estamos nos entendendo: Isso significa que você ainda não criou a mídia de instalação? O pendrive bootável?
E você quer fazer isso usando o KeepOS (sistema do notebook)?

Se for esse o caso… Ao invés de tentar fazer o KeepOS reconhecer seu pendrive para criar a mídia de instalação, crie a mídia de instalação no seu computador com Windows. :raised_hands:

Outras coisas

Boa notícia (ou não xD). Há relatos de gente conseguindo instalar distribuições Linux em alguns Asus TUF Gaming F15.
Só não sei dizer mesmíssimo modelo do seu.
Mas se ele veio com uma distro Linux não deve ser incompatível com esse tipo de sistema.
Estou falando isso apenas para o caso de você querer considerar a possibilidade de instalar uma outra distribuição Linux nesse seu notebook.

Se a sua questão for de o notebook não detectar o pen drive bootável durante a inicialização com Secure Boot ativado - desative-o.

O manual desse modelo (Asus TUF Gaming F15) diz que você acessa a firmware da placa-mãe apertando F2 durante a inicialização.
Esse vídeo mostra como desativar o secure boot nesse notebook.

Após a instalação do sistema operacional (Windows ou outra distro Linux) reative o secure boot; caso tenha sido necessário desativá-lo.
(Eu já testemunhei casos em que a distro Linux só iniciava, após instalada, com secure boot desativado).

1 curtida

muito obrigado amigo, ja consegui !

2 curtidas

Opa. Legal. :slightly_smiling_face:

Mas qual era o problema e como resolveu?

A solução que você encontrou para o problema pode ser útil para mais alguém.
Seria bacana registrar a solução encontrada nesse espaço.