Notebook Samsung fica com tela piscando na inicialização

Pessoal, tenho um notebook aqui que às vezes não inicia. A tela fica piscando durante a inicialização. Já instalei Ubuntu Mate, Zorin, Ubuntu, Xubuntu, Kuuntu e Fedora com XFCE . Dá sempre o mesmo erro. Faz mais de um ano que testo versões, então isso implica em kernel diferente. Não consigo resolver o problema. Alguém teria alguma sugestão?

P.S

Eu gosto muito do Linux e não pretendo deixá-lo, mas é impressão minha ou Linux e bugs meio que combinam? Sei que as máquinas são “feitas” para Windows mas fico vendo muitas vezes bugs meio que ridículos, como esse ou como símbolo do Wifi que mostra sem rede, quando na verdade tem, etc.

Obrigado.

Olá, @anon76266952
Você tem certeza que isso é problema com as distros Linux!? Testou/verificou se o hardware (Os componentes do seu notebook) esta funcionando?


Muitas vezes vi pessoas quebrando a cabeça tentando resolver problemas em Notebook e Desktop via software, quando o problema estava no hardware…

Sujeiras dentro do hardware podem gerar alguns problemas como tela piscando, desligamento, mal funcionamento de componentes como a placa de WiFi.


É apenas na inicialização que acontece este problema de “tela piscando”?

1 curtida

Nesse eu não testei, mas os problemas quanto ao Wifi são em outra máquina, e nesse caso não é bem quanto ao wifi e sim quanto ao símbolo de wifi, que exibe como se não estivesse com conexão, mas navego normalmente.

Não é apenas esse notebook que deu “problemas” outro também que uso termina apresentando alguns bugs de vez em quando. Até mesmo um que comprei da Dell, com Ubuntu 18.04 LTS estava extremamente lento e travado.

Ok, foi mal o equivoco.

As distros Linux infelizmente ainda não estão tão compatíveis por padrão como o Microsoft Windows… Mas, esse “bug” de sumir o ícone e continuar funcionando é bem normal porque no universo Linux a parte que disponibiliza a conexão e que mostra o ícone no painel na maioria são diferentes.

Eu passei esse problema na ultima vez que utilizei o Mate D.E. (Desktop Environment) mas, para mim não incomodou pelo fato de utilizar muito mais o terminal para configurações do que interface gráfica.

Enfim, se puder me dizer qual a distro Linux que está utilizando e o nome do D.E. facilitaria muito para poder lhe ajudar.

1 curtida

É gráfico intel?

Se for, tente o processo

https://wiki.archlinux.org/index.php/intel_graphics#Blank_screen_during_boot,_when_"Loading_modules"

Não são gráficos da AMD mesmo. O processador é AMD com gráficos integrados. Acabei de instalar Windows 7 nele e funciona perfeitamente. O problema é que o Win7 não quer atualizar para SP1. Dá erro de atualização…

Estou testando o Mint agora para ver se por acaso ele funciona.

@Eduardo_MS

Estou usando Fedora em outra máquina, que por sinal é um Ryzen 1 geração e também estou com problemas( mas parece que é um problema generalizado em Ryzens dessa geração. Vi com pessoas qui do fórum).

Obrigado.

Não use o W7, ele não recebe mais atualizações…

2 curtidas

Ok…

Segue talvez uma solução

https://wiki.archlinux.org/index.php/AMDGPU#Screen_artifacts_and_frequency_problem

A workaround [3] is saving high or low in /sys/class/drm/card0/device/power_dpm_force_performance_level .

Teste ambos é veja qual funciona

Ainda não testei isso mas creio que não seja esse o erro. Anotei as informações do erro que aparecem, às vezes, na inicialização.

/dev/sda5: clean, 306697/19505152 files, 3636638/78011136 blocks
ln: /tmp/mountroot-fail-hooks.d//scripts/init-premount/lvm2: No such file or directory

Às vezes também aparece umas coisas do tipo ¬4¬4¬4¬4¬4¬4¬4¬4¬4¬4¬4¬4¬4¬4¬4¬4 antes de iniciar.

Isso acontece em distros baseadas em Ubuntu e no Fedora, que nem chegou a inicializar. Ainda não testei no Manjaro ( baseada em arch)

Se for erro por causa do com, vc pode desativá-lo completamente

Olá @anon76266952,

É infelizmente também vi muitos relatos em diversos forums sobre problemas em distros Linux rodando em um Ryzen. Mas, a maioria era de fácil solução, alguns apenas alterando algumas configurações na BIOS já solucionava, outros alterando alguns parâmetros do kernel, do GRUB ou do Xorg. Pelo que vi alguns destes Ryzen com problemas eram de alguns lotes que tinham problemas mas não toda a geração.

PS1: Se você instalou o Microsoft Windows e não apareceu nenhum problema é muito provável que de para solucionar. Seria ruim se fosse um problema do processador em si algum defeito de fabricação físico.

Enfim, se você puder focar em uma maquina e um sistema operacional que precise de ajuda e fornecer informações um pouco mais detalhadas, aí pode ser que conseguimos solucionar o seu problema.

Espero ter lhe ajudado de alguma forma, até mais!

1 curtida