Notebook reinicia ao clicar em desligar e não tem ação de clique no touch pad

Boa noite.
Pois bem eu sou usuário linux a algum tempo mas isso nunca me ocorreu, porém é o seguinte eu instalei linux num notebook aqui, instalei “pop OS e kubuntu” e os dois ele ocorre que quando eu clico pra desligar ele desliga mas depois ele liga de novo e volta o sistema (ou seja reinicia), eu já tentei usando comandos inclusive cm usar o “NOW” no shutdown e da no msm.

E também outra coisa não sei se precisa de tópico separado mas eu juntei no titulo kk, mas no kubuntu o clique do touch pad(aquele clique não dos botão mas que você clica nele msm) não esta a funcionar

Notebook é um Acer Aspire V5-471
Ele está em UEFI.

Em dispositivo de entrada → Touchpad

Parece que esse é um problema antigo em algumas placas mãe Acer que vai e volta com as atualizações, mas segundo esse tópico:

  1. Abrir /etc/default/grub como root/administrador (sudo gedit /etc/default/grub no PopOS; no Kubuntu, pode abrir normalmente pelo Kate que ele te pede a senha na hora).
  2. Troque a linha:
    GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash [...]"
    por
    GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash [...] acpi=force"
    Usei […] para representar outras opções que o pessoal da distro pode ter adicionado, mantenha elas e só acrescente o acpi=force no final.
  3. Rode sudo update-grub
  4. Desligue com sudo shutdown -r now

Isso vai mudar a interação do Linux com a placa mãe, se tudo der certo ela vai entender que tá na hora de desligar.

1 curtida

O touch pad ficou certinho porém ainda ele continua a reiniciar :v

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.