Notebook pequeno e barato?

No caso, por serem x64 eles viriam com um Windows 10 mesmo, seriamente limitado pelo armazenamento.

2 curtidas

Interessante o video, o lado ruim pra mim seria que possuo algumas memorias rams e alguns hds de notebooks antigos que eu poderia usar pra dar um upgrade ou pra salvar o pc se desse problemas e neste caso eu não poderia…

Mas eu to meio conformado que quero algo semelhante a um tablet então realmente não estou vendo isso como grande problema porque no final das contas terei um tablet com teclado acoplado e rodando qualquer distro linux :thinking:

1 curtida

Mas ai seria instalar o linux numa boa ue .-.

Se for adquirir algo do tipo (me refiro aos tablets em carcaça de notebook) então você deveria considerar um Chromebook então.
https://medium.com/pensamentos-rasos/como-instalar-qualquer-distro-linux-em-um-chromebook-9f00719b7484
https://brilhantego.net/
https://pt.wikihow.com/Instalar-o-Linux-em-um-Chromebook

Mas, caso opte por isso, esteja certo que seu perfil de uso deverá ser o mais leve o possível face as limitações de hardware e que você dependerá muito de internet (uso de nuvem) e armazenamento externo.

2 curtidas

Mas, é isso que estou te dizendo, existem alguns contratempos na instalação justamente por conta do hardware, como é um hardware um tanto quanto genérico de origem chinesa, alguns componentes não são identificados durante a instalação, de forma que no pós-instalação (quando você consegue conclui-lá) você terá que identificar e instalar os drivers manualmente.

1 curtida

Eu faço parte do SDA (Saltadores de Distros Anonimos) Vou sofrer muito pra trocar de distro usando um chromebook? :sweat_smile:

Com toda certeza, já que acho que apenas meia dúzia de distros são suportadas sem maiores dores de cabeça.

1 curtida

Ok, isso já elimina o chromebook da minha lista :confused:

Já usou o Chrome OS? Depois que ele passou a suportar apps android, a maioria das coisas mais simples se resolvem nele mesmo, não precisa instalar uma distro Linux.

2 curtidas

Acho o sistema da google fascinante e tenho vontade de usar, mas, não quero me limitar a ele porque sou usuario de linux daqueles que testa varias distros assim que são lançadas, apesar de eu usar mais o xubuntu eu tinha 5 partições de sistemas linux diferentes no meu pc :sweat_smile:

Então praticamente na situação atual, posto as peculiaridades, você está limitado a adquiri um netbook usado.

1 curtida

Eu ainda considero a possibilidade de notebooks de 11,6 polegadas, pelo o que vi na internet eles tem mais ou menos o tamanho de um caderno e por isso vou usar um caderno que tenho aqui para ver como eu poderia guardar ele no baú.

Sobre os netbooks ainda não descartei a ideia, so me questiono se o kernel 5.0 irá suportar eles, pelo o que vi o novo kernel eliminou drivers antigos… Eu realmente vou ter que olhar qual o ano dos modelos pra previnir problemas com isso .-.

1 curtida

Via Croton, vai tranquilo.
Não sei como estavam os netbooks em termo de autonomia, mas uma coisa que era louvável no Chromebook é a autonomia de bateria, girando em torno de 8 ~ 10 horas com uso normal.
O sistema é bem otimizado e os 2 GB dão conta de um uso moderado de abas (até 5 ou 6).
Para banco, os emuladores de android resolvem.

2 curtidas

Eu decidi comprar o multilaser m11w pc301 porque netbooks não tem bateria, o gpd pocket é muito caro e apenas alguns chromebooks permitem instalação de qualquer distro linux e ainda assim com muito esforço.

Apesar do multilaser m11w pc301 ter 11,6 polegadas ele tem o tamanho de um caderno que tenho aqui e testando vi que consigo guarda-lo no baú até mesmo com 2 capacetes se eu colocar o notebook dentro deles.

Fatores que me fizeram escolher

Pós: Além de ser suficientemente pequeno para resolver meu problema principal ele também tem um processador quad core x86 permitindo a instalação de qualquer distro linux tranquilamente, bateria funcionando, uma boa tela touch e 4GB de memoria ram quando na verdade eu já me viro com apenas 2GB.

Neutro: Ele vem com 64GB de memoria interna, no meu caso da para sobreviver mas so vou conseguir testar 2 distros por vez, mas, até que salva um pouco a questão dele ter suporte não apenas para cartão SD como também SSD (M.2 2242)

Contras: O teclado que vem nele aparentemente não é dos melhores e muitos reclamam da qualidade e funcionamento dele, mas, sobreviverei a isso. E o que vai me dar mais trabalho é a o touch, mas, sempre usei notebook sem touch ent vou sobreviver e como os tópicos que o @TiagoCardoso compartilhou mostram isso tem solução (vai dar trabalho :joy: )

Acima você pôde ver o que me pesou na minha escolha, mas, destaco que os tópicos que o @TiagoCardoso mandou me ajudaram muito a ganhar confiança no aparelho e por este motivo vou marcar a resposta dele como solução.

E deixo meu agradecimento pra todo mundo que respondeu, foram respostas enormes e vocês não desistiram mesmo eu pedindo ajuda com algo tão peculiar. Muito obrigado a todos :pray:

1 curtida

Você não o faria com um tablet. Uma tela de portátil pode quebrar com um peteleco, imagine dois holy capacetes.

1 curtida

Sobre os netbooks, imagino que você esteja se referindo ao fato de a bateria da maioria destes aparelhos usados já não funcionar mais não é?! Bem, essas baterias são modulares, desde que o netbook seja de uma marca bem conhecida não é difícil conseguir uma bateria nova em sites especializados por algo em torno de cento e poucos reais. Se o problema com netbooks for especificamente esse, é fácil de contornar desde que você deixe uma parte da verba para comprar uma bateria nova.
Sobre o Multilaser, já que vais comprá-lo, adquira pelo menos um case para aumentar pelo menos uns 15% na proteção durante o transporte:

1 curtida

Um raspberry Pi não serviria? Bastava ligar a um monitor como um do telemóvel…

1 curtida

Bom, é verdade que a resistência não é das maiores, mas, com o tamanho reduzido fica fácil colocar coisas para amortecer, com o tamanho maior do jeito ficou mesmo com roupas amortecendo ainda assim não foi o suficiente.

Agora poderei fazer de forma similar ao que fiz com meu celular e ele esta intacto da viagem :smile:

1 curtida

Ent, eu na verdade já possuo 1, mas, como disse lá em cima, não dá para instalar os linux desktop em processadores arms e um raspberry possui o mesmo tipo de processador de 1 celular e não um x86 como é usado em desktops. :thinking:

Pra mim que gosto muito de testar e preciso de um pc melhor realmente comprar um notebook de 11,6 polegadas ou um netbook antigo eram as melhores opções, sacas? Claro, se eu tivesse muito dinheiro um gpd pocket seria excelente, mas, ai é só pra quem pode :joy:

Eu já realizei a compra e confesso que uma das coisas que pesou foi que fiquei com medo de não conseguir usar os kernels mais recentes nos netbooks.

Com o tempo o kernel linux vai perdendo suporte a aparelhos mais antigos e bem, os netbooks pararam de ser produzidos em 2013… É bastante tempo e ainda teria uma chance de eu precisar escolher um modelo mais antigo aumentando o risco, sacas?

E eu vou comprar uma capa sim, é bem melhor do que usar roupa ou plastico bolha :joy:

2 curtidas