Tenho um notebook Samsung modelo NP300E4C que de uns dias pra cá parou de reconhecer todos os dispositivos de boot (hd, SSD, pen drives bootaveis). Quando eu acesso a BIOS do computador, consta que os dispositivos estão conectados, mas não aparecem na lista de dispositivos de boot.
Alguém poderia me ajudar ou me dizer como resolver esse problema? Eu usava o Zorin OS nele, mas de uns tempos pra cá ele começava a desligar sozinho na bateria e só funcionava plenamente no carregador (a bateria está ok, o sistema que desligava sozinho).
Seja bem vindo ao fórum @Gabriel_Pina!
Tentou redefinir a configuração da BIOS para as configurações padrão? Para ver se isso ajuda a resolver o problema.
Em casos raros pode ser que os valores da NVRAM (memória da BIOS) pode ter desaparecido, juntamente com as entradas de boot. Pra dar boot no linux, vc vai precisar criar um pendrive bootável, iniciar o sistema e gerar novamente as entradas faltantes (daí depende se vc fez a instalação no modo legacy ou UEFI). Teoricamente era para a BIOS detectar os discos (no caso legacy) ou as entradas na nas partições efi (no caso UEFI) para vc poder selecionar no menu de inicialização da própria BIOS. Estranho mesmo…