Bom dia
Estou com um desafio aqui bem chato… Um Notebook LENOVO G50 onde o Windows informa que jã não pode permanecer com o Windos 10 e por outro lado, não aceita o 11.
Solução? Partir para o Linux Mint
Mas eis que agora percebi após usar não menos que TODAS as teclas possíveis, que o Boot para a escolha do pendrive na inicialização e onde está a ISO do Mint, não abre de jeito nenhum, sempre inicializando o Windows novamente.
O estranho é que exatamente assim era o método que eu usava de boa para acessar a BIOS e dar prosseguimento… E simplesmente não tem funcionado de jeito nenhum.
Teoricamente é possível ir reiniciar para o firmware caso seu computador tenha suporte a UEFI. No grub, aperte ‘c’ para ir para linha de comando e digite ‘fwsetup’. O computador reiniciará tentando ir para a tela da firmware. Acabei de testar aqui e funciona.
Também sei que é possível indicar que o computador reinicie direto na firmware com o comando efibootmg e usar a opçãp --bootnext XXXX com o valor correspondente a entrada ‘Firmware Setup’.
No windows também é possível. Fonte
Para acessar essas configurações, você pode consultar a documentação do fabricante do computador ou seguir estas instruções:
Acesse Configurações > Atualizar & Segurança > Recuperação e selecione Reiniciar agora em Inicialização avançada.
Na próxima tela, selecione Solucionar problemas > Opções avançadas > Configurações de Firmware UEFI > Reiniciar.
O computador reiniciará na tela de setup da firmware.
Obviamente a mais fácil é descobrir qual a tecla para usar durante a inicialização e se essa tecla está funcional.
Acho que a dica do @Deleterium deve funcionar, mas, caso não funcione, tente desligar o notebook e ligá-lo apertando as teclas FN + BOTÃO POWER. Isso acionará o menu de boot, onde poderá escolher a aba SETUP e entrar no firmware.
Tenho um Lenovo também (não é o G50) e aqui funciona.
Esse problema infelizmente é comum. No Windows, segure a tecla shift enquanto clica no botão de desligar. Selecione reiniciar (mantenha o shift pressionado). O computador irá reiniciar na tela de assistência, onde há uma opção para acessar a UEFI.
Por sinal, sobre o Windows 11: basta criar o disco de boot com o Rufus para instalá-lo com facilidade em hardware “não suportado” e, ainda, com o bônus de não precisar de conta Microsoft.
Minha gente que negócio impressionante. Não deu certo nada nada.
Tentei de tudo que é forma e não carrega o Sistema do Pendrive de jeito nenhum. Testei em outras máquinas e deu certo em não menos que todas.!
Mas justamente na máquina que é o foco do sertviço
O que ocorre: a BIOS não lista a opção “USB” e no trecho somente de BOOT que aparece o USB, mesmo após salvo para ser o primeiro à carregar na reinicialização… nada feito.! Carrega o Windows novamete e novamente e de novo…
Olha, na pior das hipóteses terá que fazer a instalaçao no disco em outro computador, e depois transferir o disco para esse notebook.
Note também que alguns firmwares são travados para usar windows, então precisaria mudar o nome do arquivo do bootloader (geralmente o grub) para fazer de conta que é o windows.