Notebook montado a partir de placa-mae de celulares top de linha, é possivel?

Hoje em dia, muitos smartphones estão com um desempenho e recursos melhor do que muitos notebooks que são vendidos por ai no mercado, a um custo-beneficio bem melhor, digamos.

Então, será que por exemplo, seria possível comprar somente a placa mãe de um smartphone e o adaptar para ter uma saida de video para a tela de um notebook, e adicionar os outros periféricos (teclado/mouse/usb/hdmi) na usb-c e montar um notebook linux desktop?

Sei que teoricamente daria um trabalhinho, mas já estudaram sobre essa possibilidade? Descobriram algum projeto assim? Alguem já fez isso antes? Qual a sua viabilidade? O barato, custaria caro?

Comentem ai.

1 Curtida

Um raspberry pi iria resolver muito mais fácil seu problema, além de que ele já vem pronto e não terá que fazer adaptações e entender de eletrônicos.

O problema seria o desempenho. Sei que na v4 ele tá com um processador beeem melhor do que o anterior, mas por operar a com um Cortex A-72 a 1,5ghz e somente 4 nucleos, tenho pra mim que ele pode deixar a desejar.
Sem falar que a USB-C do Pi4 é só para alimentação, sem dados, que convenhamos, seria a melhor porta para uso.

Pelo que eu conheça de processadores, eles começam a ter um desempenho minimamente aceitável a partir dos 1,8Ghz.
Certo que por ser 4 nucleos operando pode ser que melhore, mas como tem CPUs, tipo da Mediatek que são Octacore em que alguns operam a 2,0Ghz (4x2Ghz e 4x1,8Ghz) e que vi um desempenho agradável (Umidigi A7 Pro rodando o sistema operacional sem engasgos simultâneamente com Ubuntu Desktop no plano de fundo pelo Termux). Acredito que pelo Pi4 ser somente Quadcore, como notebook, deixaria a desejar como um desktop multitarefas, ex.: Rodar OBS Studio, Kdenlive e Chrome/Firefox.

Por isso, que imagino mais a viabilidade do uso de placas-mãe de smartphones para isso.

Aquela tua solução com termux não funcionou legal não ?

Tem funcionado, mas tenho acessado pelo vnc - que não trafega som. Ainda estou me batendo com o xrdp e logar na sessão pelo xfce - tenho que estudar mais.

Como eu estava viajando, e meu celular chegou primeiro em minha casa e o da minha mãe (S4 mini) da minha mãe tinha morrido, deixei o Umidigi A7 Pro pra ela, e por enquanto estou sem aparelho - ainda. Aguardando o Umidigi A9 Pro chegar pra poder dar continuidade aos estudos/testes.

Mas como a mente não pára de pensar em novas possibilidades - e as propagandas não param de deixar a imaginação fluir - pensei também nessa possibilidade. Pior ainda depois de ver os videos no youtube o pessoal reaproveitando as partes de notebooks mortos e reutilizando pelo usb (teclado/trackpad/wireless,vulgo wifi/bluetooth). Ai a imaginação vai a loucura com as possibilidades.

1 Curtida

Olá @lucascipriano. Sugestão, é em Inglês mas pesquisa o DIY Perks do Matt, ele ja fez isso, um laptop totalmente DIY com um smartphone. DIY(Do it Yourself = Faça Você Mesmo). :vulcan_salute:

Acabei de ver um vídeo dele, mas no caso ele usou um Samsung Dex, montar do zero não seria mais trabalhoso, até porque teria que fazer rodar um sistema com arquitetura própria para os processadores e gastaria mais tendo que comprar um celular potente para isso.

1 Curtida

O grande problema é essa condição que você falou “colocar o linux nele”.

Os celulares são bloqueados quanto à alteração do bootloader e vai dar um trabalho VIOLENTO conseguir fazer uma instalação de alguma distribuição GNU/Linux nele. Seria meio que vc criar uma “Custom ROM” no estilo LineageOS.

Mas se for pra adaptar teclado, mouse e monitor no sistema já instalado, será mais fácil. No estilo já falado ae do DIY Perks.

Sim, tem uma case só pra isso

Tem outros mais potentes que o Pi, como o Jetson Nano, com GPU Nvidia:

Meu sonho de consumo!