Notebook Lenovo Thinkpad T450: vale a pena?

Pessoal, bom dia!

Eu tenho um LG C400, mas por ser muito antigo, comprei um notebook mais “atual”: Lenovo Thinkpad T450.
É um bom notebook? Atualmente, sou programador e utilizo isto para este fim.
Como hobbie, as vezes, jogo CS GO =)

1 curtida

Considerando que você já comprou, é meio tarde para perguntar se vale a pena. :smiley:
Mas olhando as especificações em sites, me parece um equipamento bem tranquilo de funcionar na maior parte das distros, a Arch Wiki tem uma página dedicada a este modelo.

:vulcan_salute:

3 curtidas

Meu caro, hei de parafrasear o Sr K “Se você já comprou, é o melhor. Se você estivesse pesquisando ainda e pedissse uma opnião a terceiros, alguma alternativa mais viável seria indicada”. Em fim, partindo do pressuposto que você adquiriu a versão com o i5-10210U, é uma boa máquina (4/8). CS não rodará tão bem, ainda mais no Linux devido ao openGL ser bem inferior se comparado ao DX9, mas, nada que um drop para 720p não resolva. Quanto a programar, isso é relativo. Existem N linguagens, frameworks e IDE’s por ai, logo fica difícil de dar um indicativo, porém como, suponho eu, esse laptop possui um SSD, vai dar um alívio.

3 curtidas

As especificações dele:

SDD 512gb
8gb ram(expansível até 16gb)
Intel Core i5-5300U

Vou só migrar o Kubuntu ta minha atual máquina para ele.

As configurações da minha atual máquina:
SSD 512gb
6gb(não expande mais)
Intel Core I7-640M

Vim perguntar porque é uma máquina bem conhecida no mundo GNU/LInux, mas é antiga(em torno de 5/6 anos). A minha atual é mais antiga que isso =x

1 curtida

Bom… O complicado desse processador é que ele é 2c/4t, então algumas tarefas serão penalizas. Tipo, usar uma IDE será bem intenso, digamos assim. Mas funcionará. Minha sugestão é, caso possível, fazer um upgrade para 16gb de memória RAM, ter uma margem para cima é sempre bem vindo.

No caso colocar o seu SSD de 512gb atual na máquina nova? Se sim, recomendo instalar o Kubuntu do zero, para evitar possíveis problemas com firmware (afinal, você vai sair de um i7 de primeira geração, para um i5 de quinta), fora que será uma placa mãe com um chipset novo e, suponho eu, placa wifi e bluetooth bem diferentes também.
Melhor prevenir a remediar, meu caro :vulcan_salute:

3 curtidas

Minha máquina atual, eu rodo o vs code e eclipse, mas lá com suas limitações e o cooler gritando muito. Dá p fazer as atividades.

Existe alguma forma de eu transplantar o S.O sem perder, por exemplo, minhas vms? Manter as configurações e softwares instalados.

Se for para Java, minha sugestão é fugir do eclipse e partir para o NetBeans ou o Intellij Community. São Excelentes IDE’s gratuitas para Java.

Rapaz… A solução ideal seria “transplantar” os discos virtuais, vulgo vdi’s, para um HD ou SSD externo e depois mover para o disco usado na máquina nova.

O consumo destas são menores que o do Eclipse? É p/ Java mesmo.

Fora as VMS em si, é possível “transplantar” os softwares e suas configs?

Não, pois são IDE’s mais completas. Enquanto o Eclipse fica mais forte com plugins, o Intellij Community e o NetBeans trazem consigo ferramentas que são uma benção para um dev Java. Recomendo instalar via flatpak, pois é mais tranquilo para atualizar. De forma grosseira: pensa em sair do Visual Studio Code para o Visual Studio, o impacto, não na perfomance em si com essas IDE’s que indiquei, mas de produtividade é sim imensamente positivo.

Até onde sei, você teria que configurar um script para trazer as configurações dos softwares a seu gosto para instalação limpa. Vai por mim, o que der de jogar em um disco externo ou na nuvem, faça. Ademais, corte “o mal” pela raíz.

Até então, o Eclipse tem me servido… Pretendo mudar para o VS Code e integrar com meus outros desenvolvimentos. Mas vou testar sua dica!

Já estava na hora de eu montar um script pós instalação kkkkkk!

@ewertonurias tu que é o cara.

Vai por mim, é como sair da água para o vinho. O debug do NetBeans é maravilhoso e economiza muita mão, fora a possibilidade e facilidade de criar programas com GUI pelo Java Swing. Se precisar de ajuda, dá um salve no privado que eu te dou umas dicas de aumentar a sua produtividade (com a IDE em si, não com o java pois faz tempo que não pratico BDSM, vulgo codo com ele. Viva ao .Net hehe)

O fato por si só de não ter uma memória soldada já é uma boa. Já que, até os Thinkpads estão entrando nessa “moda” que parece que veio para ficar…tudo indica que, o seguimento gamer, as workstations e open hardware em breve vão ser os únicos vacinados contra isso.

1 curtida

O mercado pede as duas hehe. C#/.NET ou Java =)

Eu nunca montei + por preguiça, mas agora é necessidade!
Pegar essas dicas com a galera ai!

Os modelos mais antigos não tem memoria/processador soldado. É um ponto positivo!

1 curtida

Eu? Meus scripts postinstall são humildes pô, resumidamente só instalam alguns pacotes :sweat_smile:
Ainda não parei pra tentar escrever um script de “backup” (pegar arquivos e diretórios dum local para outro e depois retorná-los), mas pensando bem, não parece ser um bicho de 7 cabeças, e há diversas formas de fazê-lo.

Vale lembrar que ter a /home separada dispensa a necessidade de realização de backups, exceto quando for instalar outra distribuição Linux.

Aqui está meu script “simples” para fazer uma instalação mínima do Debian 11 com KDE Plasma.