Notebook impossível de instalar o Linux

Notebook UB240 da Multilaser.
Estou tentando instalar uma distro mint ou Zorin nele. Porém ele não dá boot de jeito nenhum no pendrive Linux.
Coloquei um pendrive com win11 e ele deu boot normal.

O mesmo pendrive criado em UEFI, com as mesmas configurações com o Zorin Os não rodou.

Em outro notebook (Dell) rodou normal, mas nessa desgraça não quer rodas rsrs.

Já tentei legacy, tentei ajuda do Chat GPT e ele ficou em looping com as respostas.

Algum mago do Linux tem alguma ideia se existe algum meio de fazer o Linux rodar nessa máquina ou é caso perdido?

Detalhe, entrei em contato coma Multilaser e eles se negaram a ajudar, porque a máquina veio por padrão com win11 e por eles eu não posso alterar.

Eu ia colocar em Dual Boot
Já coloquei um SSD secundário pra isso inclusive.

Esse seu notebook usa SSD ou M2/MVME?.

Ja que tens outro notebook “disponível”, se usa SSD você pode tentar o seguinte:

→ tira o SSD desse Multilaser
→ Coloca no outro note
→ instala um Linux por ele
→ volta o SSD pro note da Multi e veja se assim o sistema sobe.

Já fiz dessa forma e deu certo. Agora você pode tentar esse outro método:

→ Baixe o Ventoy
→ Faça um pendrive Ventoy
→ Copie a ISO linux pra dentro dele
→ Vá no Multi e dê boot por este pendrive Ventoy

Deve resolver. Passei por algo parecido com um note Posi SIM, Intel Atom e resolvi assim.

1 curtida

Desative o security boot e fastboot
Na bios

Essa de colocar o HD em outro note eu nunca tentei, vou tentar pra ver, o outro note é um Dell totalmente diferente, será que da certo a instalação ?

Quanto a desativar security boot e fastboot eu ja tentei
ja tentei de tudo

coloquei em legacy e não deu certo
o amigo “GEPETO” (chat GPT) fez um resumo da situação:
:receipt: Resumo Consolidado — Problema de Boot do Pendrive Linux no Ultra UB240

Você está tentando instalar Zorin OS em dual boot com Windows 11 no notebook Ultra UB240, mas a BIOS ignora o pendrive com Linux e inicia direto no Windows, mesmo com configurações aparentemente corretas.

:laptop: Situação Geral do Sistema

• Modelo: Ultra UB240 com BIOS Aptio Setup Utility (American Megatrends).

• Processador: Intel Celeron N4020, 4 GB RAM.

• Modo de Boot: UEFI ativo.

• Pendrive Windows: funciona normalmente.

• Pendrive Linux (Zorin): é ignorado ou trava na inicialização.

• Pendrive Ventoy: protegido contra gravação, impedindo copiar novas ISOs.

• Portas USB: preta (2.0) e azul (3.0).

:warning: Principais Causas Prováveis

1. Restrição da BIOS Aptio

• Algumas versões só aceitam bootloaders assinados pela Microsoft.

• ISOs Linux sem assinatura UEFI válida (como algumas do Zorin) são ignoradas.

2. Formato de Boot Incompatível

• Mesmo GPT + FAT32, certas BIOS Aptio têm problemas com boot Linux UEFI puro.

• Pendrives preparados em modo errado (DD ou MBR incompatível) não são reconhecidos.

3. Secure Boot e Fast Boot

• Secure Boot pode bloquear mídias não assinadas, mesmo desativado superficialmente.

• Fast Boot pula dispositivos USB na inicialização.

4. Modo UEFI-Only sem CSM/Legacy

• A ausência de suporte Legacy impede fallback para boot MBR, comum em distros Linux.
  5. Porta USB 3.0 (azul)

• Algumas BIOS detectam mas falham no carregamento do bootloader.

• USB 2.0 (preta) costuma funcionar melhor para boot.

6. Ventoy com partição protegida

• Impede a gravação da ISO corretamente.

• Além disso, se a partição for FAT32, não aceita ISOs maiores que 4 GB.

:hammer_and_wrench: Soluções Recomendadas

• Usar porta USB 2.0 (preta) para o boot.

• Desativar Secure Boot e Fast Boot na BIOS.

• Ativar CSM/Legacy se disponível.

• Regravar o pendrive com Rufus:

• Modo UEFI (GPT) ou Legacy (MBR) conforme a configuração da BIOS.

• Sistema de arquivos FAT32.

• Modo ISO, não DD.

• Testar distro com bootloader assinado (ex.: Ubuntu ou Linux Mint).

• Se for usar Ventoy, converter a partição de dados para exFAT (sem apagar a EFI) e remover a proteção de gravação.

• Testar o pendrive em outro PC para confirmar que está bootável.

• Se nada funcionar, considerar métodos alternativos (HD externo, PXE boot ou outra distro mais compatível).

:backhand_index_pointing_right: Resumo final:
O pendrive está correto — o obstáculo é a BIOS Aptio limitada do Ultra UB240, que não reconhece boot Linux UEFI não assinado e tem restrições de porta USB e modo de boot. Com as configurações adequadas (porta USB 2.0, desativar Secure Boot/Fast Boot, ativar Legacy e regravar corretamente a mídia), o boot Linux deve funcionar normalmente. :white_check_mark:

Eu ja ouvi um papo uma vez que o linux não roda/funciona bem no UEFI, somente no legacy.
mas a tentativa que eu fiz em legacy também não deu certo.

Porque raios só o Windows da certo?
o que será que há de diferente ?

Isso é falácia. Aqui funciona com UEFI sem nenhum problema

Como você criou o pendrive?? Utilizou Rufus, Balena ou Ventoy?

Dos 3 jeitos, os 3 funcionaram no Dell, mas nesse bendito Multilaser não.

Inclusive eu tenho um Minipc Intel que eu instalei um Debian (em Dual Boot com o Win 11 que veio nel)e montei um servidor de arquivos top, usando o ventoy.

Mas no Multilaser ele não reconhece, é como se ele ignorasse o pendrive e desse o boot direto no HD do PC.

O único pen drive que ele rodou e reconheceu foi um com o Win11.

Já tentei tbm ok Yumi, tentei Linux mint cinammon, tentei o Debian, tentei o USB prep e vários outros….

Essa BIOS AMI tá irritante.

E a ideia é colocar um Linux nesse PC, pq ele é bem fraquinho e vai rdar Levinho nele.

comprei pra estudo e uso doméstico bem de boa, paguei barato, já co a intenção de formatar e colocar o Linux, mas fui frustrado pela Multilaser rsrs

o obstáculo é a BIOS Aptio limitada do Ultra UB240, que não reconhece boot Linux UEFI não assinado e tem restrições de porta USB e modo de boot. Com as configurações adequadas (porta USB 2.0, desativar Secure Boot/Fast Boot, ativar Legacy e regravar corretamente a mídia), o boot Linux deve funcionar normalmente.

nenhuma bios reconhece distro não assinada. mas ubuntu, debian e derivadas foram assinados com chave da microsoft. vc já viu a ordem de boot, botando o pendrive em primeiro lugar?

veja também se o seu notebook não, na verdade, um tablet “disfarçado”.