Notebook UB240 da Multilaser.
Estou tentando instalar uma distro mint ou Zorin nele. Porém ele não dá boot de jeito nenhum no pendrive Linux.
Coloquei um pendrive com win11 e ele deu boot normal.
O mesmo pendrive criado em UEFI, com as mesmas configurações com o Zorin Os não rodou.
Em outro notebook (Dell) rodou normal, mas nessa desgraça não quer rodas rsrs.
Já tentei legacy, tentei ajuda do Chat GPT e ele ficou em looping com as respostas.
Algum mago do Linux tem alguma ideia se existe algum meio de fazer o Linux rodar nessa máquina ou é caso perdido?
Detalhe, entrei em contato coma Multilaser e eles se negaram a ajudar, porque a máquina veio por padrão com win11 e por eles eu não posso alterar.
Eu ia colocar em Dual Boot
Já coloquei um SSD secundário pra isso inclusive.
Essa de colocar o HD em outro note eu nunca tentei, vou tentar pra ver, o outro note é um Dell totalmente diferente, será que da certo a instalação ?
Quanto a desativar security boot e fastboot eu ja tentei
ja tentei de tudo
coloquei em legacy e não deu certo
o amigo “GEPETO” (chat GPT) fez um resumo da situação: Resumo Consolidado — Problema de Boot do Pendrive Linux no Ultra UB240
Você está tentando instalar Zorin OS em dual boot com Windows 11 no notebook Ultra UB240, mas a BIOS ignora o pendrive com Linux e inicia direto no Windows, mesmo com configurações aparentemente corretas.
Situação Geral do Sistema
Modelo: Ultra UB240 com BIOS Aptio Setup Utility (American Megatrends).
Processador: Intel Celeron N4020, 4 GB RAM.
Modo de Boot: UEFI ativo.
Pendrive Windows: funciona normalmente.
Pendrive Linux (Zorin): é ignorado ou trava na inicialização.
Pendrive Ventoy: protegido contra gravação, impedindo copiar novas ISOs.
Portas USB: preta (2.0) e azul (3.0).
Principais Causas Prováveis
Restrição da BIOS Aptio
Algumas versões só aceitam bootloaders assinados pela Microsoft.
ISOs Linux sem assinatura UEFI válida (como algumas do Zorin) são ignoradas.
Formato de Boot Incompatível
Mesmo GPT + FAT32, certas BIOS Aptio têm problemas com boot Linux UEFI puro.
Pendrives preparados em modo errado (DD ou MBR incompatível) não são reconhecidos.
Secure Boot e Fast Boot
Secure Boot pode bloquear mídias não assinadas, mesmo desativado superficialmente.
Fast Boot pula dispositivos USB na inicialização.
Modo UEFI-Only sem CSM/Legacy
A ausência de suporte Legacy impede fallback para boot MBR, comum em distros Linux.
Porta USB 3.0 (azul)
Algumas BIOS detectam mas falham no carregamento do bootloader.
USB 2.0 (preta) costuma funcionar melhor para boot.
Ventoy com partição protegida
Impede a gravação da ISO corretamente.
Além disso, se a partição for FAT32, não aceita ISOs maiores que 4 GB.
Soluções Recomendadas
Usar porta USB 2.0 (preta) para o boot.
Desativar Secure Boot e Fast Boot na BIOS.
Ativar CSM/Legacy se disponível.
Regravar o pendrive com Rufus:
Modo UEFI (GPT) ou Legacy (MBR) conforme a configuração da BIOS.
Sistema de arquivos FAT32.
Modo ISO, não DD.
Testar distro com bootloader assinado (ex.: Ubuntu ou Linux Mint).
Se for usar Ventoy, converter a partição de dados para exFAT (sem apagar a EFI) e remover a proteção de gravação.
Testar o pendrive em outro PC para confirmar que está bootável.
Se nada funcionar, considerar métodos alternativos (HD externo, PXE boot ou outra distro mais compatível).
Resumo final:
O pendrive está correto — o obstáculo é a BIOS Aptio limitada do Ultra UB240, que não reconhece boot Linux UEFI não assinado e tem restrições de porta USB e modo de boot. Com as configurações adequadas (porta USB 2.0, desativar Secure Boot/Fast Boot, ativar Legacy e regravar corretamente a mídia), o boot Linux deve funcionar normalmente.
Dos 3 jeitos, os 3 funcionaram no Dell, mas nesse bendito Multilaser não.
Inclusive eu tenho um Minipc Intel que eu instalei um Debian (em Dual Boot com o Win 11 que veio nel)e montei um servidor de arquivos top, usando o ventoy.
Mas no Multilaser ele não reconhece, é como se ele ignorasse o pendrive e desse o boot direto no HD do PC.
O único pen drive que ele rodou e reconheceu foi um com o Win11.
Já tentei tbm ok Yumi, tentei Linux mint cinammon, tentei o Debian, tentei o USB prep e vários outros….
Essa BIOS AMI tá irritante.
E a ideia é colocar um Linux nesse PC, pq ele é bem fraquinho e vai rdar Levinho nele.
comprei pra estudo e uso doméstico bem de boa, paguei barato, já co a intenção de formatar e colocar o Linux, mas fui frustrado pela Multilaser rsrs
o obstáculo é a BIOS Aptio limitada do Ultra UB240, que não reconhece boot Linux UEFI não assinado e tem restrições de porta USB e modo de boot. Com as configurações adequadas (porta USB 2.0, desativar Secure Boot/Fast Boot, ativar Legacy e regravar corretamente a mídia), o boot Linux deve funcionar normalmente.
nenhuma bios reconhece distro não assinada. mas ubuntu, debian e derivadas foram assinados com chave da microsoft. vc já viu a ordem de boot, botando o pendrive em primeiro lugar?
veja também se o seu notebook não, na verdade, um tablet “disfarçado”.