Notebook esquentando com Xubuntu 19.10

Olá!

Meu notebook está esquentando muito com o Xubuntu 19.10.

Venho do Ubuntu 19.10. Migrei para o Xubuntu tanto pela leveza do desktop environment quanto por pensar que os problemas com calor iriam melhorar. O problema com desempenho foi resolvido, mas a questão do calor não.

No meu dia a dia, os únicos processos de trabalho que desempenho em meu computador são com o uso/auxílio de programas como:

  1. GoogleChrome (por vezes com 5 ou mais guias abertas, geralmente 3) para navegar na internet;
  2. IDE IntelliJ IDEA para programar;
  3. Atom para programar;
  4. VLC para assistir a filmes/séries e ouvir músicas;
  5. Terminal do XFCE;
  6. Bloco de notas do XFCE;
  7. Dropbox que armazena e sincroniza todos os meus arquivos em tempo real;
  8. Thunar File Manager para visualizar e navegar pelas minhas pastas.

Há outros programas que utilizo, mas esses que citei são os que mais uso.

:point_right:Nota: Por muitas vezes, utilizo todos esses apps abertos simultaneamente.

No gerenciador/monitor de tarefas do Xubuntu, verifiquei que o que mais consome processamento e memória são: GoogleChrome, IntelliJ IDEA e VLC. O consumo de memória vai até no máximo 5GB (sempre menos do que para mais). Isso não é ruim. Contudo, o processador vai à loucura, o teclado esquenta, meus dedos fritam e as ventoinhas rodam sem fim.

Apenas para mais detalhes, o meu notebook possui as seguintes configurações:

  • Modelo Dell Inspiron 15 7000 Ultrafino
  • Processador i7 de sétima geração
  • Memória RAM 16GB
  • SSD SanDisk 480GB
  • Placa Gráfica NVidia 940MX com 4GB

Obs. 1: Sou usuário Windows também. Os mesmos processos de trabalho e entretenimento são feitos em ambos os Sistemas Operacionais. Mas o computador permanece mais frio no Windows do que quando uso o Xubuntu.

Obs. 2: Mantenho sempre os meus SOs atualizados, com os drivers e programas mais recentes.

Obs. 3: Nenhum outro programa inicia com o sistema, senão apenas o Dropbox e os programas necessários/padrões do próprio Xubuntu.

Obs. 4: Ao utilizar o computador, sempre estou em ambiente climatizado.

Espero que possam me ajudar a solucionar este problema. Meus dedos e ouvidos agradecem! :sweat_smile:

Grato desde já! :fist_right: :fist_left:

O seu pc é muito antigo?
Já experimentou abrir o notebook (se der) e dar uma limpadela no fan?
Tem que windows?
Já experimentou outro so no lugar do xubuntu? (exemplos: lubuntu, ubuntu mate)

1 curtida

Tenho um notebook parecido (i5 7gen 940mx 2gb).
1- Tente levantar um pouco o notebook, ao menos o suficiente para desobstruir a entrada de ar
2- A 940mx esquenta MUITO, caso não for necessária, desabilite e use apenas a Intel hd que esquenta bem menos
3- Não deixe o cpu em modo performance, isso faz com que o cpu esquente muito sem necessidade
4- Se possível, troque a pasta térmica e faça uma limpeza no cooler

1 curtida

Acha algum programa que exibe a temperatura de cada componente do computador. Daí veja o que está esquentando mais.
Como o cara acima falou, acho uma boa abrir para dar uma limpada e talvez trocar a pasta térmica do processador. Veja a frequência que a CPU está trabalhando em ambos os sistemas. Se está esquentando mais, signfica que está trabalhando mais também.
Como é um notebook, experimente utilizar ele em superfícies planas e sólidas, para não tapar as entradas e saída de ar.

1 curtida

Olá!

Meu notebook é de 2017 (comprei ele em época de lançamento). Já havia feito uma limpeza interna dele, mas faz um tempo. Possuo o Windows 10. Não pretendo mudar novamente para outro SO Linux, pois a migração para o sistema atual demandou um certo tempo e com o trabalho que estou desempenhando agora, não posso perder mais horas.

Irei seguir seu conselho da limpeza.

Muito obrigado!

Olá!

Quando você mencionou a respeito da Placa Gráfica, lembrei que antes, utilizando apenas o Windows, realmente o fan trabalhava muito e consequentemente o notebook esquentava demais. Mas atualmente, com as atualizações mais recentes, tanto do Windows quanto dos Drivers da NVidia, o problema foi resolvido.

Eu possuo mesmo um suporte para notebook que o deixa inclinado. Mas eu o usava quando estava com teclado à parte. O mesmo quebrou e estou usando o notebook de forma convencional para digitar. Se eu usar o stand, a mão vai cansar e doer.

Eu não utilizo modo performance.

Não é interessante para mim desativar a NVidia e deixar apenas o Intel trabalhando.

Irei fazer uma boa limpeza interna da máquina.

Muito obrigado!

Olá!

Por favor, você poderia sugerir um programa que realize as questões que você colocou para que eu possa utilizar no Linux, caso você saiba?

Irei verificar se o problema ameniza com a limpeza.

Eu só utilizo o notebook em superfícies planas.

Muito obrigado!

Isso ai me parece ser sujeira do seu PC, abre ele e faz uma limpeza boa e coloca uma pasta térmica boa também, eu pessoalmente gosto da GD900. Mas se caso não souber faze leva em uma assistência e pede pra eles faze isso pra você.
Caso não tiver um software pra monitora a temperatura você pode usa o Psensor:

sudo apt install psensor

Isso é praticamente certeza que é sujeira, eu no dia a dia aqui eu uso emulador do android no meu notebook pra desenvolvimento e a temperatura máxima que ele chega é uns 60~68°C com o emulador aberto que é a tarefa que eu faço que mais exigi do meu notebook, só que antes disso a uns meses atrás fazia um bom tempo que eu não limpava o notebook e ele tava chegando nos 80~85°C tranquilamente com o emulador aberto e ai teve um dia que ele até desligo sozinho de tanto que esquento, ai quando ele fez isso percebi que não dava pra evita e tive que limpa ele é chato mas uma hora é meio que obrigatório.

1 curtida

Aquecimento é problema de hardware ou de engenharia de projeto do computador porca.
Leve a um técnico e peça para que seja feita uma manutenção preventiva e explica o problema do aquecimento.
Ele vai descobrir o que esta causando o seu problema e te propor solução caso exista.
Se for problema de engenharia do projeto do computador complica.

1 curtida

Olá!

Sim, como respondi aos colegas acima, irei verificar esse problema realizando a limpeza, troca da pasta térmica e demais reparos que precisarem ser resolvidos.

Muito obrigado!

Olá!

Muito obrigado pela ajuda e por ter dado sua opinião!

Faça isso, você ainda disse que fica em um local climatizado, então com uma limpeza bem feita e uma pasta térmica de boa qualidade o seu vai fica com uma temperatura abaixo do meu sendo que eu não fico em um local climatizado e mesmo assim o meu notebook fica com uma temperatura muito boa em uso “extremo”, creio que o seu deve fica em uns 40°C dependendo da temperatura ambiente também.

1 curtida