Notebook e computador recebendo choque na carcaça

Olá pessoal,
Primeiramente eu não sei se estou postando no lugar certo, mas como tem relação com hardware resolvi postar aqui, e um outro ponto é que sou um zero a esquerda quando o assunto é em relação a elétrica e provavelmente vou falar tudo errado.

Mas entrando na questão, estou com um pequeno problema que é o seguinte, eu tenho muitos dispositivos a minha mesa ( 2 monitores, notebook, desktop, modem, videogames, etc…) ao total são 14 dispositivos e isso tudo pra 2 tomadas, então já podem imaginar que não tá nada “saudável” a elétrica aqui. Eu apenas usava uma extensção simples pra ligar os aparelhos, uma extenção pra ligar metade dos aparelhos em uma tomada e outra pra ligar a outra metade na segunda tomada.

Pra tentar dar mais segurança e não queimar nenhum aparelho, eu resolvi comprar um filtro de linha da intelbras que estava muito bem avaliada na amazon (esse aqui). Mas um pequeno choque que sentia ao tocar o desktop ou notebook agora parece que ficou 10x mais forte, muita coisa mesmo, então parece que piorei as coisas.

Fazer um aterramento está fora de cogitação e eu não tenho outras tomadas pra usar, então como resolver esse problema? Esse choque pode matar a vida útil dos meus aparelhos ?

Precisa de aterramento sim. Inclusive filtro de linha sem aterramento tem eficácia muito baixa. E esse tanto de aparelho em apenas duas tomadas é um risco de sobrecarga (eventual curto-circuito) e incêndio, ainda mais se a pinagem da tomada não for de 20A. O máximo ai que dá para fazer [mesmo havendo controvérsias] sem aumentar o número de tomadas (com a instalação correta) e aterramento, é você adquirir um módulo isolador estabilizado (de eficiência muitas vezes questionável para esse uso) e reduzir o número de aparelhos ligados em simultâneo. Cuidado, essa energia estática já é um sinal de alerta para ter um extintor ABC por perto. Tem disjuntores e fusíveis em sua casa?

2 Curtidas

Mais que a vida útil de seus aparelhos, esse choque pode ser um sintoma de um possível curto-circuito que por sua vez pode gerar um incêndio e a seu tempo colocar a própria casa e os seres vivos que nela estiverem presentes em risco.

2 Curtidas

Você está levando choques porque está na prática funcionando como fio de aterramento, um para-raios vivo:

Eu moro em uma casa alugada, teoricamente toda casa não teria que ter um aterramento geral? Caso a casa realmente tenha um aterramento, o choque pode estar acontecendo pelo fato de eu abusar da quantidade de aparelhos num mesmo filtro de linha ?

PS: Caso eu resolva fazer um aterramento, vai ter que ser um aterramento exclusivo pra essa minha tomada em questão ?

Boa parte das casas brasileiras não tem aterramento por negligência e uma prática cultural antiga. Por norma da ABNT projetos modernos com planta elaborados por engenheiros já deveriam ter aterramento, mas, boa parte de nossas casas são construídas “por nós mesmos”, então já viu…Sim, o aterramento deveria contemplar toda a casa, mas, também é possível fazer uma terramento exclusivo para um cômodo ou tomada, apesar dos inconvenientes é o melhor caminho.

1 Curtida

Uai, toda vez que vc toma um choque está aterrando o computador. A diferença é que vc é fio.

Não. O terra é comum entre os dispostivos e não interfere na operação. É aquela mesma explicação do porquê o passarinho não toma choque quando pousa no fio com 13 mil volts.

Mas por que você toma choque?
Isso acontece porque as fontes dos aparelhos vão pegar o valor médio da tensão recebida e usar como terra, uma vez que vc não tem aterramento na tomada. A diferença de potencial entre esse terra que a fonte escolheu e o terra efetivo da sua casa é o que te dá o choque. Cada fonte é diferente, algumas podem dar o valor bem próximo e vc não sentir, mas outras podem dar valro diferente e amplificar o choque. Provavelmente quando vc colocou o filtro de linha, o terra dele ligou o terra de todos os aparelhos e vc está sentindo agora a somatória de todos os valores. O que vc pode fazer é ir ligando um a um na tomada pra descobri qual é o vilão do choque. Daí nesse cara vc usa um cabo que não tenha terra. Lembre-se também que os cabos HDMI, áudio, rede, etc… possuem aterramento e vão transmitir esse choque por exemplo do monitor para o desktop, mesmo que o cabo de energia do monitor tenha apenas dois pinos.

Agora voltado pra segurança, precisa de aterramento sim. O fato de estar dando choque já é um indício que alguma das fontes de alimentação tá indo pro beleléu. O terra vai impedir que, caso tenha defeito, vc tome uma pancada de 110 ou 220 v. Já sobre o fato de ter um monte de T e tomadas não tem muito grilo porque o limite de operação é 10 amperes e eu acho difícil que o consumo de energia passe disso. Mas precisa fazer o cálculo se quiser ter segurança. Some a potência de todos os aparelho e veja se passa de 1200 W (se sua casa for 127 V) ou 2200 W (se sua ligação for 220 V). Um notebook geralmente é uns 90 W, monitor 45W, desktop 400 W, caixa de som 30 W, roteador uns 15 W.

O fato de não ter aterramento já mostra que é uma casa antiga e provavelmente já está na hora de fazer uma revisão da parte elétrica para deixar conforme a legislação, ou seja, muito mais seguro!

2 Curtidas

Legal cara, vou ter que pensar no que fazer, a casa não é minha e não posso simplesmente fazer muitas modificações como um aterramento.

Acho que vou ter que repensar no planejamento aqui e tirar alguns aparelhos da mesa pra evitar esse acumulo todo.

Se tiver um jardim aí perto, eu faria um aterramento mesmo que com fio aparente. Realmente casa alugada acaba tendo esses armengues… O aterramento é coisa simples, uma barra de metal enfiada no chão e conecta um fio até a tomada que vc quer.

Fala Luciano, eu sei que é complicado mexer em casa alugada, mas era bom você chamar um eletricista para ver essa sua fiação e fazer um aterramento nem que for apenas para essas tomadas de eletrônicos, é uma segurança para você e seus dispositivos.

Quanto a filtros de linha eu uso e recomendo a linha com DPS da Clamper, uso em todos meus dispositivos eletrônicos.

1 Curtida

Aí é 127V ou 220V?

Não tem jardim por perto, será que funciona em um vazo de planta?

127v

Faz alguma diferença?

Não funciona em vaso de planta, tem que comprar 3 hastes de cobre e enterrar no chão interligando-ás, infelizmente é um pouquinho caro estas hastes.

Se chamar um eletricista para fazer um orçamento ele irá te dizer quanto vai gastar de materiais e serviço, aí da para ver se cabe no seu bolso.

2 Curtidas

Toda a diferença. Seu problema aí provavelmente é a polarização invertida:

image

Como as instalações elétricas residenciais muitas vezes não são feitas de forma adequada, a própria tomada pode estar invertida. Muitos “profissionais” sequer conhecem a Norma. E, mesmo que esteja correta, boa parte dos adaptadores (“benjamins” ou “Ts”) são projetados de forma a ignorar a polarização, provocando inversões. Como consequência, é comum os eletrônicos ficarem energizados e ocorrer esse problema aí.

Outra coisa importante sobre os adaptadores se refere à qualidade dos mesmos. Mesmo que a fiação na tomada possa suportar a corrente, não é incomum que os materiais vagabundos dos adaptadores não suportem. O correto é sempre evitar esse tipo de coisa.

Verifique a questão da polarização utilizando uma chave de teste. Se estiver invertida, corrija. Se estiver usando adaptadores, confira cada um. E nunca use estabilizadores, módulos isoladores estabilizados ou no-breaks do tipo offline ou de linha interativa (basicamente, evite qualquer coisa que tenha um estabilizador).

2 Curtidas

Nossa tinha esquecido desse detalhe de trocar o lado da fase e neutro, realmente tem isso, aqui em casa eu que fiz a instalação e segui a norma NBR 5410, tinha até esquecido que tem “eletricista” que não tá nem aí para norma! rsrs

2 Curtidas

faz uns 3 orçamentos do aterramento desta tomada, apresenta a imobiliaria ou ao proprietário e propõe que o valor que você pagar para o aterramento seja descontado no que você paga de aluguel. Afinal, é uma benfeitoria que vai ficar para o proprietário depois que você sair. Já fiz coisa parecida por aqui antes e foi razoavelmente de boa.

4 Curtidas

Boa parte desses “profissionais” nem deve saber o que é uma Norma rsrs…

Esse problema de choque é muito comum e a causa mais frequente é a polarização invertida. Eu vejo direto lá no CdH, onde sou moderador do setor de Fontes e Energia.

1 Curtida

Realmente, tinha me esquecido desse detalhe, isso acontecia muito na casa dos meus pais, depois que aprendi elétrica corrigi para eles.

Nem lembrava porque não trabalho com isso, sou autodidata mesmo e quando construí minha casa estudei para eu mesmo fazer seguindo as normas, aproveitei e já deixei pronto para automatizar ela completamente, já tem algumas partes automatizadas ascendendo lâmpadas, abrindo portão de garagem e etc, tudo pelo celular.

1 Curtida

Mas sobre essa questão de inversão das tomadas me bateu uma outra dúvida.

Por exemplo meu filtro de linha tem 8 tomadas, eu preciso chegar se cada tomada que está ligada no filtro está na posição correta ou apenas a tomada que sai do filtro e entra na parede está correta? Ou todas elas?

E um outro detalhe é que os pinos não aqueles novos padrões (3 pinos), então teoricamente não tem como a tomada ficar invertida pois só existe uma forma de encaixar, a não ser que quem montou essa elétrica da parece saiu ligando os polos sem se importar com a polarização na tomada, certo? Se for esse o caso, pra inverter eu teria que ligar em um adaptador de 2 pinos e virar pro lado oposto?