Não sei se é impressão minha, mas parece que ultimamente meu noteook (um Acer Aspire A515-51G V1.18) tem descarregado mais rápido que de costume. Por exemplo, ele costumava durar umas 4h a 4 horas e meia fora da tomada, com a bateria cheia. E hoje ela chega a 65% com 1 hora de uso. Eu gostaria de saber se isso pode ter alguma relação com a distro que tô usando (no momento, Linux Mint 19.1 que uso desde o início deste ano) ou se tem a ver justamente com o fato de eu estar usando uma mesma distro há 7 meses (ou seja, instalando aplicativos, aumentando a quantidade de apps rodando na inicialização).
Enfim, tem algo que eu possa fazer pra melhorar isso? Ou isso tem mais a ver com a vida útil da bateria do notebook em si? (tenho ele há mais ou menos 1 ano e meio, acho que seja muito novo pra isso ainda).
Almjir kk tenho o mesmo notebook, realmente descarrega rápido, também gostaria de saber, porquê pra mim o TLP não é o suficiente , mas acho que não tem nada a ver com a distro, andei lendo sobre e parece que é como o Linux “conversa” com o hardware e por algumas configurações acaba consumindo bem mais que o Windows
O meu Notebook Acer tambem esta descarregando rapido, acredito que a bateria ja desgastou o suficiente, esta na hora de trocar, o meu notebook já tem alguns anos de uso, se o seu for novo, ou foi comprado recente, não descartaria ser a Distro, faça um dualboot nele e teste outra distro para tirar a prova dos 9
Cara, isso me lembrou uma coisa! Meu note tem placa de vídeo NVIDIA, mas eu não tinha ativado, tava usando outro driver aqui até pq não precisei. Mas aí, de uns tempos pra cá, resolvi jogar umas coisas e tal e aí ativei o driver NVIDIA. Será isso?
Então, eu uso ele certinho, não achei que a bateria desgastaria tão rápido (apenas 1 ano e meio de uso, acho pouco). Assim que puder vou fazer um dual boot mesmo e aí vejo; na verdade eu vou trocar o Mint Cinnamon pelo Manajaro KDE (pra experimentar uma nova distro mesmo) e pretendo já fazer um dual boot com Windows 10 pra jogos e programas Adobe).
É natural que com o tempo o sistema operacional passe a consumir mais recursos. Isso acontece principalmente por dois motivos:
Arquivos temporários & cache são acumulados com o tempo;
Muitos pacotes (e serviços) posteriormente instalados que consomem mais memória e mais processamento, consecutivamente mais energia.
No Mint dá pra se fazer igual no Windows, é só desabilitar alguns serviços desnecessários que iniciam com o sistema. Pra limpar arquivos desnecessários que acumulam com o tempo, da pra se fazer com esses comandos:
Isso deve dar uma melhorada de cara. Vale dar uma investigada nos programas que tu costuma usar diariamente. O navegador por exemplo, é sempre bom dar uma limpada nos cookies, históricos e demais dados.
Cara, muito obrigado! Fazendo tudo o que você sugere nessa resposta e ativando a placa NVIDIA somente quando jogo deu um ganho de tempo de uso da bateria fora da tomada bem maior! Muito obrigado!