Meu notebook estava funcionando perfeitamente com o Windows 11, mas resolvi cometer o erro de instalar a imagem do Linux Mint 22.3. Segui todos os passos, criei EFI, raiz e home e, após a reinicialização, a BIOS simplesmente não reconhece o pendrive, nem HD, nem SSD. Parabéns ao Linux: conseguiu transformar um notebook funcional em peso de papel.
OBS: Trabalho há décadas com TI e conheço Linux muito bem. Mesmo assim, não recomendo esse software. Quando dá problema e dá não tem milagre: é rezar ou jogar o equipamento fora. Prefiro, sem o menor remorso, enriquecer o Bill Gates do que passar por isso novamente.
Por coincidência tentando resolver outra situação, me deparei com vários postas relatando esse problema especificamente desse modelo de notebook. E a causa do problema nem foi o Linux foi tentar instalar o windows 10…. Tem vários postas pela internet que os caras resolveram isso.
Tenta esse esquema com o Rufus.
@Acacio Seja bem-vindo ao Diolinux Plus. ![]()
A configuração na BIOS está como UEFI ou Legacy? A configuração do disco está em modo AHCI, e não RAID, na BIOS?
O disco de boot foi criado usando qual software? Está em MBR ou GPT?
A tela que você fotografou diz apenas se o computador reconhece uma unidade como bootável. Na tela de reconhecimento de discos da BIOS, os drives aparecem?
O notebook é de uma linha daquelas que requerem ajustes na BIOS, colega pontuou haver relatos do mesmo problema com tentativas de instalação do próprio Windows, o 10… mas o negócio é vir amaldiçoar distribuição de Linux…
![]()
Acho que o colega deveria aparecer para nos contar se, seguindo as instruções da própria Dell, conseguiu resolver a questão pela qual estava amaldiçoando o Linux. Eu nunca soube de instalação de distro simplesmente inutilizar um computador. Deve ser porque não tenho décadas de trabalho com TI.
Já resolvi e descobri usei Hirens Boot CD para zerar todo SSD, após isso usei uma distro Linux Mint pelo Ventoy e formatei o SSD, mas assim instalar o Linux sem particionar nada é tranquilo, só achei a parte de particionamento um pouco ruim e chata, mas se pega alguém que não entende nada de tecnologia de primeira talvez retroceda no quesito de software, mas em termos de leveza o Linux é bom e algumas funcionalidades ainda em teste.
Show de bola! Cara você vai gostar. Mudar de S.O é assim mesmo a gente quebra a cabeça no começo com algumas coisas mas no final dá certo. Tem algumas coisas que você irá gostar mais do Linux, tem outras que são melhores no Windows… faz parte, mas fora alguns softwares específicos tipo Corel, Adobe e alguns jogos com anti-cheat que esses não tem jeito mesmo. E qualquer coisa vem trocar ideia aqui no fórum é muito bom!
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.