Notebook custo benfício

Olá, bom dia, pessoal. Estou com uma dúvida mortal. Tenho um montante disponível de até 3200 para gastar, mas não quero gastar tanto. Assim sendo pensei em comprar um notebook para uso básico como, suite office, filmes, navegação e, principalmente, designer gráfico (photoshop, corel draw e ilustrator), talvez, um pouco de web DEV (front-end). Qual seria uma melhor escolha custo benefício, mas com um bom processamento sem engasgos?

Samsung book I3 1115g4 16Gb 3200Mhv (R$ 3036).
Samsung book I5 1135g7 8Gb 2666Mhz, com upgrade mais pra frente na RAM e SSD (3389).

• Estou pensando no I5, mas, tou achando que ele possa chegar a uns 3000 na black

E, para terminar;

Ideapad 3 ryzen 5 5500u 8Gb 4x4 3200Mhz ( R$ 2780)
Mas tenho medo de escolher esse e não ter uma boa durabilidade, sabe?

O povo tem falado muito bem desses Ideapads de entrada, sobre durabilidade só o tempo dirá, mas, um bom teste seria ir em uma loja física e constatar presencialmente a qualidade da construção (carcaça, acionamento de teclas, abertura e fechamento de tela, etc).
Veja uns vídeos sobre esse modelo:

2 curtidas

Tenho um idepad 3, mas ele veio com 8gb, sendo 1 soldado. Fiz um upgrade para 20gb (16gb + 4gb soldados), o máximo que a placa mãe suporta, e não me arrependo. Bateria dele dura bem e aguenta tarefas pesadas, como uso do docker para um banco de dados, IDE e algumas boas abas do FF. Não sei se a Intel tem alguma magia quanto ao PS e companhia, então convoco o @KairanD

2 curtidas

Majoritarimente é plástico e alumínio(?), mas não é uma construção vagaba. O ponto que deixa a desejar é a tela que, por mais que seja FHD, não é IPS, então as cores ficam meio lavadas

3 curtidas

Pelas análises de proprietários, imaginei que fosse algo assim, tenho visto em vários lugares ser recomendado como o melhor custo-benefício para ess seguimento de notebooks no mercado nacional, acho a Ryzen o principal diferencial.

1 curtida

Vlw. Já vi todos esses vídeos antes.

1 curtida

Bom, quanto a tela, eu odeio tela IPS. Tem muito brilho, muita emissão de luz azul, que faz arder os olhos. Tenho um monitor samsung IPS 22 polegads, tou doido pra vender e voltar a usar o meu TN de 15 polegadas da LG. Acho muito mais confortável. Fico o dia todo, sem parecer um zumbi com olheiras do tamanho do mundo. Então, quanto a qualidade da tela ta tranquilo.

E quanto ao I3 1115g4 (11ºth ) com pelo menos 8GB SSD nvme, será que rodaria de boa um photoshop, sem muitas camadas nas edições, e um VScode liso?

A questão é que você vai mexer com software de edição de imagem, por isso salientei que ele não possui uma tela IPS, mas sim TN, o que compromete a fidedignidade das cores para esse caso de uso

3 curtidas

Idepad, sem duvida, a construção interna dos Samsungs, deixa a desejar.

1 curtida

Em que sentido, pois o samsung possibilita upgrade com facilidade sem perda de garantia. Eu também considero o ideapad uma ótima escolha, principalmente pelo preço.

Não conheço a fundo os mecanismos utilizados nesses programas para comunicação com o hardware, então não saberia dizer a princípio, rs.

O Ryzen 5 5500U em si é um fantástico processador.

Você pretende trabalhar muito com design gráfico?

Pergunto isso porque reforço a colocação do colega @JG22. O pessoal que trabalha com isso tende a correr de telas TN e buscar telas IPS com alta fidelidade de cores. Tenho um amigo bem próximo que trabalha com arte digital e a última coisa no mundo que ele pegaria é uma tela TN.

2 curtidas

Basicamente sim. No geral com logomarcas, ilustrações (coisas simples, nada 3d e coisa do tipo). Eu costumo começar o processo em folha A4, tiro uma fotografia e finalizo a arte no photoshop, entende?

Outra coisa. Alguém poderia me responder se esse samsung book da intel aceita RAM 3200Mhz? Porquê lá no site da intel diz que sim, mas na kabum só vende com Ram 2666Mhz. Daí eu tou pensando em pegar 16Gb de 3200mhz e usar com a de 4Gb 2666Mhz por um tempo (sei que vai limitar a 2666), mas penso em colocar outra de 16Gb 3200 também depois . Será que vale a pena?

Provavelmente a memória de 4 GB vem soldada, é algo comum - só os notes mais caros (Nitro, Avell) andam vindo com 2 slots usáveis

O samsung book na versão NP550*** foi atualizado. Vem dois slots, um ocupado com uma 4gb 2666( removível) e outro livre. O I5 vem com 2x4gb, ás vezes, vem um 1x8gb.

1 curtida

Bom saber, um amigo em breve vai precisar comprar um, os notes com 2 slots andam raros

Tem o modelo Aspire 5 R760 da Acer por pouco mais de R$ 3.400,00 no PIX. Já vi chegar a R$ 3.199,00 em promoção há alguns meses (sempre no PIX) e estou de olho nele, talvez fique mais barato em novembro.

Não tenho certeza se a construção dele é boa, mas tenho encontrado bons comentários a respeito desse notebook.

Nota: possui tela IPS.