Notebook com virus e teclado louco, o que fazer?

Oi! Eu tenho um notebook acer meio antiguinho, que o sistema era windows e tinha um virus danado que não saia de jeito nenhum. O cursor do mouse ficava maluco e o teclado tinha algumas teclas que não funcionavam.

Pensei então em formatar colocando uma distro linux, tinha sido zorin 15 alguma coisa. No momento de colocar as informações como nome e senha pra enfim instalar o sistema, as teclas continuavam loucas, se apertava S acabava aparecendo L infinitos até apertar espaço. Formatação concluída apesar dos problemas, quando reiniciei o note, a tela simplesmente ficava um preto aceso.

Isso tudo ano passado. Lembrei hoje desse note e tentei formatar de novo pq vai que né, e aí botei o ubuntu mate. O engraçado é que: consigo acessar a bios com f2 mas as teclas de seta não funcionam, mas as mesmas teclas de setas funcionam se eu entrar no boot com f12, porém o mesmo problema das teclas loucas aconteceram de novo. Mas enfim consegui colocar só o ubuntu mate nele, e com o mesmo problema de tela preta acesa quando inicia.

Meu primo disse que podia ter virus instalado na memória e que era pra eu tirar a bateria e pressionar o botão power por 15 segundos pra zerar a bios que dai conseguiria tirar o virus e tal, sei lá não entendi nada mas ele entende dessas coisas né então eu fiz.

Quando eu clico por exemplo no S que aparece vários L, o trackpad para de funcionar.

Duvida final: ainda tem virus nele ou é só o teclado que tá todo ferrado? O que eu posso fazer? Se de alguma forma ainda tiver virus (e que possa ser ele o causador do teclado louco) como eu posso remover ele? E se ainda tiver virus, o pendrive que usei pra bootar o ubuntu mate pegou virus?

O modelo dele é esse aqui.

Ah e quando inicia ele aparece isso (que já aparecia quando tinha windows):

Intel UNDI. PXE-2.1 (build 083)
Copyright (C) 1997-2000 Intel Corporation

This product is covered by one or more of the following patents:
US6,570,884, US6,115,776 and US6,327,625

Realtek PCIe GBE Family Controller Series v2.61 (01/07/15)
PXE-E61: Media test failure, check cable

PXE-M0F: Exiting PXE ROM.

O defeito do teclado sumiu? se sumiu então ele esta bem.
Vírus segue a programação.
Se o sintoma do vírus sempre faz uma ação essa ação permanece sempre.
Ele não vai magicamente mudar o comportamento.

Não, continua o defeito mesmo depois de formatar… Não sei se o virus continua instalado em algum outro lugar ou se sumiu com a formatação :confused:

Ate onde eu sei não tem como resetar bios de notebook, só de computador.
Pode ter tecla de atalho para voltar as configuração de fabrica, mas é só isso reset não existe.

E tem alguma forma de eu saber se o virus continua ou se o teclado tá com problema? Ah, quando eu clico por exemplo no S que aparece vários L, o trackpad para de funcionar.

Nunca ouvi falar de virus ficar na memória. Se formatou, não tem mais virus. Também nunca ouvi falar de virus que ataca tanto no windows quanto no linux. Acho que a probabilidade de ser virus é zero.

Eu já tive problema de touchpad se comportar de forma errática, por falta de suporte no Linux. Curiosamente, ele funcionava no Windows 7, mas também não tem suporte no Windows 10, tendo o mesmo comportamento errático que observei no Linux. É possível que seu teclado seja um problema semelhante, mas pode ser defeito também.

Quanto à tela a preta após a instalação, já tive esse problema em notebooks antigos com gráficos híbridos (Intel+nvidia). O notebook funcionava bem com o driver noveau, mas ao instalar os drivers proprietários nvidia, acontecia o que você relatou, tela preta após o boot. Se for esse o seu problema, então são duas soluções possíveis:

  • Não usar driver proprietários nvidia (simplesmente não instalar, ou se já tiver instalado, desinstalar todos os pacotes que começam com “nvidia”). Use o driver noveau.
  • Desabilitar a dGPU (GPU discreta) na bios (nem todo pc tem essa opção) e usar somente a GPU integrada Intel.

Pois é eu também nunca tinha ouvido sobre isso, meu primo que me disse que ele podia ter ficado na ram e que por isso eu devia zerar a bios pra que se caso ele se alimentasse de energia isso iria ajudar. Esse problema do teclado e trackpad já aconteciam no windows, começou a acontecer depois de ter virus.

Ele é um note simplão, não tem nada da nvidia.

Acho que ele já usa isso pq é todo intel, mas não consigo ver pq mesmo que eu acesse a bios eu não consigo navegar nela :confused:

Quando eu dou boot no pendrive o problema de trackpad parar de funcionar depois de clicar numa tecla com defeito também acontece.

Não sei se ajuda mas na hora do boot manager aparece isso (o usb é o pendrive bootavel e o resto é do note mesmo):

Existe sistemas operacionais especializados em encontrar vírus.
Acho que vc devia tentar:

Acesse o final e baixe o KasperskyRescue Disk.


Lembra que como qualquer antivírus vc tem que atualizar as definições.

Bom saber! Mas eu só tenho um pendrive e tô com receio de que, se tiver ainda virus naquele note, ter acabo passando pro pendrive também, e fico com medo de usar ele no meu note atual

Arruma outro pendrive, boot de live o kernel bloqueia escrita na partição e o Kaspersky é uma empresa especializada em segurança.
É de se esperar que eles tenham sido cuidadosos ao criar o CD.

1 curtida

Não estou com medo da kaspersky, o medo é do pendrive ter pego virus por ter sido usado no notebook antigo pra instalar a distro :blush:

Se isso não faz sentido peço desculpas, sou leiga nessa parte.

Eu já ouvi dizer de virus multiplataforma escrito em java, mas o problema disso é que o bitcode só roda na JVM.
Esse é os problema de vírus multiplataforma eles depende de um interpretador.

Acho que teria que ser um vírus muito avançado que se instalasse na bios ou firmware para mesmo após uma formatação e troca até de sistema operacional por um de uma família completamente diferente, o mesmo continuar ativo.
A forma mais simples para começar a eliminar dúvidas sobre as possíveis causas de problemas, seria plugar um bom e funcional teclado externo e testar, assim já se descartava ou não ao menos a questão do teclado.

3 curtidas

E se rolar coragem pra abrir o lap, desconecte da energia, tire a bateria externa, a pilha interna, deixe uns bons 5 minutos e religue tudo que a BIOS deve voltar ao estado original… quem sabe assim as coisas de ajeitem, @steph

5 curtidas

Isso tem todo o jeito de ser problema de hardware, bios ou firmware. Tente fazer o que o @Rodrigo_Chile sugeriu, talvez funcione como um reset na bios.

3 curtidas

Seu Notebook está ou com defeito no teclado ou no CI que controla o teclado( SIO ).
Para ter certeza, leve para um técnico, ele ira desligar o teclado do notebook e testar com um teclad externo ou um novo teclado, e caso seja necessário trocar o SIO.

2 curtidas

Se o teclado e o touchpad apresentam problema até na bios, então o problema não é software, é hardware. Leve para um técnico olhar.

A sugestão de testar com teclado e mouse externo (usb) também é boa.

4 curtidas

Oie, tudo bom com vocês?

Eu mexi com muitos notebooks antigos nesse tempo de pandemia para um projeto, a maioria tinha um teclado defeituoso com esse exato problema, eu precisava tirar o teclado inteiro para parar com o inferno desse clique automático kskksks (se você tiver um mouse e um teclado sobressalente é até interessante vc tentar retirar, um aprendizado que altamente recomendo).

Mas o mais importante é em todos os notebooks que eu peguei nenhuma distro linux funcionava quando o armazenamento era eMMC, dava o exato problema que você comentou, a instalação ocorre, identifica o drive, faz tudo certinho, mas na hora de ligar sem o pendrive e usar o sistema operacional instalado a tela fica preta, testei deixar uma vez para ver o que acontecia, quase 8 horas depois e nada. Inclusive reinstalando o windows voltava ao normal.

Eu não sei se eMMc tem algo contra linux, mas a dor de cabeça, que esse formato de armazenamento me deu, me fez canibalizar esses Notes. O último Dell que apareceu aqui eu simplesmente desisti de tentar, foram mais de 7 distros (Zorin Lite e Core, Ubuntu, Mint mate Cinnamon xfce, Raspbian Os e muitas outras) e nenhuma dava resposta depois da BIOS/UFEI. Vale observar que não tentei nenhuma que não fosse baseada em Debian.

Eu tentei também atualizar a BIOS mas no final deu na mesma. Acho bem difícil um usuário normal pegar um vírus dessa magnitude então suponho que o problema seja hardware,.

Minha dica para tudo isso (embora eu possa estar muito errado sobre minhas abordagens quanto ao computador)? Se precisar do computador vá de Windows (embora a performance não seja muito ideal, mas para isso temos uns contornos), se não, desmonte, remonte, mexa, veja como é e aprenda a interagir com o hardware, é bem legal e aproveite o teclado ruim para testar se normaliza a situação quando retirá-lo

Agradeço a atenção!

2 curtidas

Oi gente, voltei! Muito obrigado a todos pelas respostas, acabei ficando com medo de abrir eu mesma o note e dar alguma :poop: então levei pra uma assistência, tô esperando fazerem o orçamento e tal. Acho que até amanhã já tenho uma resposta do técnico de qual o problema, então venho aqui informar e fechar o tópico.

@Mr.Tobaias também tô achando que pode ser isso que você falou, seu relato bate muito com o que esse note tá passando.

Obrigada a todos, logo volto pra informar o veredito final!

5 curtidas

O tópico vai fechar automaticamente agora que vc marco como resolvido.

2 curtidas