Notebook com LINUX vale a pena? Entenda as diferenças, vantagens e desvantagens

Para comprar notebooks com linux :

1 curtida

O vídeo está com mais de mil comentários, e vi pouca coisa que eu poderia atribuir a “militantes radicais” do Linux. Há muitos elogios e depoimentos positivos. O vídeo em si é bem superficial e com afirmações desatualizadas. Mesmo em sua proposta de ser leve e para o público em geral, podia ter contado com mais capricho nas informações levantadas.

De todo modo: esses notebooks com distros pré-instaladas estão oferecendo opções de interface que não são as melhores para quem está acostumado ao Windows. Pena que não vemos produtos assim com Linux Lite, Linx Mint ou Zorin OS…

3 curtidas

A Dell é uma das que poderia facilitar a vida dos usuários. Eles tinham (ou tem, não sei ao certo) um acordo com a Canonical, e embarcavam Ubuntu nos laps deles… pra quem vem do Windows, Gnome não é lá fácil, né? Se viesssem com Kubuntu, a coisa seria bem mais tranquila pra quem tá migando… algumas distros já se deram conta disso e facilitam a experiência - Manjaro embarca em laps com XFCE, Zorin nem se fala… o ponto fora da curva é o Pop!_OS, que vende com Gnome. Mas o Pop é bem polido, acho que mais que o Ubuntu, pode ser que migrar pra ele seja mais fácil (eu não saberia dizer, quando testei já usava Gnome, sou uma cobaia “contaminada”)

2 curtidas

Ainda vendem, mas apenas nas configurações mais fracas:

Até ano passado, eu vi Ubuntu no modelo Vostro( linha profissional/ empresarial) mas atualmente só tem Windows.

O negócio deles colocarem Ubuntu é que a Canonical homologa alguns computadores deles e seria garantia maior de compatibilidade e que funcione conforme o esperado. Realmente, Gnome para quem vem do Windows é totalmente “perda de tempo”. A interface Gnome tem um fluxo de trabalho bastante diferente e o usuário não terá a menor paciência para aprender. Seria muito mais natural um KDE ou um Cinamonn.

Ainda acho que a Canonical deveria ter adotado KDE ao invés do Gnome…

3 curtidas

a dell so vende notebook como ubuntu o qual o Hardware foi Homologado pela canonical, numa empresa onde fiz a migração de 40 estações para novas estações com linux na epoca apenas modelos Vostro estavam disponiveis…

a detalhe o suporte da dell com o linux e excelente.

essas estações se bem me lembro a época eu coloquei elas na época do Ubuntu 12, todas hoje estão na 18 LTS,ainda não decidi se irei migrar para a versão 20 ou se ao mesmo elas irão continuar no Ubuntu

1 curtida

Eu tive e ainda tenho um notebook Vostro da Dell, que veio com Ubuntu 18.04 LTS. Sendo que começaram a haver problemas e entrei em contato com eles.

Segundo dois atendentes, a Dell só oferece suporte para Ubuntu se for pago, mesmo estando o produto na garantia. Não quis pagar pois eles não garantiam que iria resolver o problema mas sim executar uma série de medidas e segundo um critério, que me pareceu mio subjetivo, diriam se estaria apto ou não a receber o reembolso do valor, caso não tivessem resolvido.

Alem do Ubuntu, alguns vem com o Endless OS, ele é um Sistema bom para essas máquinas novas/recentes?

O que significa um “sistema bom” ? Ele é um sistema bem focado na parte educacional.

Dependendo do uso, ele será um sistema bom. Se puder definir o termo, a gente pode ajudar mais.

é claro que pode e só vejo vantagens. uso no meu trabalho, inclusive elaborando documentos oficiais. o único senão é a compatibilidade do libreoffice com MS Office. De resto, tudo 100%.

Sendo bem especifico…no sentido geral sabe, pra acessar internet, estudos, etc.

Eu, por exemplo, gosto do KDE Neon e openSUSE. Mas todos irão cumprir esse requisitos com mestria.

O que muda entre distros é interface gráfica e alguns pacotes e personalizações. Algumas distros são feitas para computadores bem modestos, como o Lubuntu.

Distribuições Linux tem uma grande vantagem que é tipo uma “roupa”, você veste a que acha que fica bem em você.

Apenas para dar uma ajuda na sua escolha, citarei abaixo algumas bastantes comuns:

Ubuntu, Pop!_Os, Manjaro, KDE Neon, openSUSE, Zorin OS, Linux Mint, Fedora e Kubuntu.

Dá uma olhada no Youtube por esses sistemas e instala o que mais te agrada. Caso queira descrever o hardware de seu computador, aí posso restringir essa lista acima.

Até mais.