Tenho um notebook ASUS Vivobook 15, AMD Ryzen 7, 4800H SSD, 256GB. Ele vem com 8GB de ram mas coloquei mais 12GB.
Trabalho com tráfego pago e uso as ferramentas do Meta e Google, e uso um monitor auxiliar.
Recentemente o notebook vem desligando sozinho com algumas abas abertas. As vezes com umas 10 abas abertas as vezes com poucas abas mas em chamada de vídeo.
Minha dúvida é: o notebook não aguenta essas tarefas mesmo ou pode ser alguma coisa no sistema (Linux Mint) que pode estar fazendo ele desligar?
Roda o mesmo comando por uns 10 minutos para garantir.
stress-ng --cpu $(nproc) --timeout 600s
Se ainda assim não desligar. É de certeza que não é.
Você disse que mexeu na memória ram, verifica se elas estão bem encaixadas, eu já tive um notebook que aconteceu de estarem mal encaixadas e desligava do nada.
Se não for isso, eu não sei. Mas relaxa que alguém vai aparecer para te ajudar.
Só pra informar, o meu notebook é o mesmo que o seu, só que no caso eu instalei o windows 11, e também tenho problemas de desligar sozinho, então não é o sistema operacional, também ja forcei a ventoinha funcionar ao máximo a todo momento, mas mesmo assim não tive sucesso, não acho que seja aquecimento, mas notei que só desliga quando esta na tomada.
Não necessariamente é a pasta térmica, pode ser sujeira na passagem de ar, vc tem razão, tem que levar na assistência, mas não necessariamente é pasta térmica.
Para o note chegar a desligar, provavelmente é algo relacionado ao hardware.
Faz o seguinte, faz sua rodina de uso normal e quando chegar em uns 8 minutos de uso, vc roda o comando no terminal
watch sensors
Ele mostra os dados dos sensores a cada 2 segundos, ntão vc vai dando uma olhada, pq o mais provável é ser temperatura mesmo pq a rpm da fan está bem alta.
Acho que consegui resolver aqui, quando ficava fora da tomada a temperatura do processador caia entre 58º e no máximo 70º, quando conectado na tomada ficava entre 80º e 95º, quando atingia 103º desligava.
Uso o note para tarefas de dev e as vezes atingia esses picos, e ai descobri que no windows a energia do gerenciamento do processador tem o estado de desempenho mínimo e máximo.
O estado mínimo do processador na bateria é definido como padrão em 5%, ja na tomada fica definido em 80%, ou seja ele sempre vai funcionar a 80% no mínimo quando na tomada, eu diminui pra 30% quando na tomada, na bateria mantive.
Esse notebook não consegue manter o processador no mínimo em 80% pq esquenta demais, acho que o processador é forte demais e aquece além do que o notebook pode arrefecer, não sei se é a ventoinha ou o que é, mas não da conta.
Acredito que no linux tenha o mesmo gerenciamento de energia que no windows, só não sei ao certo onde fica, faz um teste. Não notei perda de desempenho nele fazendo isso, até pq se precisar ele vai aumentar pra 100% a velocidade do processador, mas dificilmente alcanço isso.
Outra dica, ajuste no MyAsus a ventoinha para performance, quando o processador aumentar acima de 30% e comecar a esquentar a ventoinha vai agir diminuindo a temperatura para os 60 graus novamente.