Basicamente não cosigo instalar nenhuma distro Linux em um notebook da acer, ele faz toda a instalação normalmente, mas na hr de iniciar (depois q tu tira o pen-drive e tal) o notebook diz q não tem sistema operacional no ssd. Ja chequei a ordem de boot e nd. É um notebook acer 5315-2914 e não ssd não está corrompido ele é novo
Boa tarde
Como esta sua sequencia de boot?
Tá fazendo a instalação de qual distro linux? Seu computador suporta UEFI ou somente bios mbr?
Dependendo do seu notebook Acer, ele pode ter suporte tanto para UEFI quanto para BIOS Legacy. Tente mudar entre esses modos na BIOS/UEFI para ver se isso faz diferença. Às vezes, as configurações de inicialização podem ser diferentes entre eles.
Linux mint e n sei, n bios n tem essa opção de mudar pra legacy ou uefi
Essa é a questão n tem tal opção na bios. O máximo q tem é o tal ahtc e ja alternei em ambos os modos e n foi
Você pode mudar isso na hora de fazer o pendriver bootavel. O ventoy tem opção de ser instalado para mbr ou uefi.
O meu do trabalho é um Acer Aspire A515-54G
Bem vinde a comunidade, Wesley_Pinheiro.
O que sabemos até o momento:
-
Processador 64 bit
(Pelo que pesquisei - no site da Intel, seu processador é 64 bit). -
Memória: 1, talvez 2 GB.
(O mínimo recomendado é de 2GB, para o atual Linux Mint).
Mas a falta de alguma dessas coisas não seria o problema. Ou seriam? (Sinceramente intrigado - mais pela segunda questão levantada). Afinal você não mencionou nenhuma mensagem de erro. Você conseguiu terminar a instalação, sem mensagens de erro.
-
O mesmo se aplica a ser EFI ou BIOS.
Você inseriu uma midia especificada com compatibilidade para o tipo de boot usado nesse dispositivo com uma tabela de partição (gpt…) ou outra (…, mbr, respectivamente), e ‘solicitou’ que o sistema fosse instalado numa unidade de armazenamento compatível com um ou outro modo. E não apareceu mensagem de erro até o fim da instalação. Você conseguiu terminar a instalação, sem mensagens de erro. -
A ordem de boot também não deveria ser um problema… teoricamente.
Afinal é uma ordem (uma fila) de boot. Se não na 1º opção, na próxima. (Sinceramente intrigado)².
(Vou descobrir agora que isso nem sempre funciona como uma fila?)
“ahtc”? Você quis dizer “ahci”? (Voz de algum assistente digital). Se for, deixe como AHCI.
Originalmente esse dispositivo (o notebook) tinha o “Windows Vista” instalado?
(só curiosidade).
Tinha algum sistema operacional instalado nesse dispositivo, antes de você tentar instalar as distribuições linux? Você ou alguém usava esse dispositivo até essas tentativas de instalação?
Isso AHCI. Tem 2 gb de ram. O sistema original n sei dizer, o adquiri com Windows 10. Mas por ser muito travado decedi ir pra Linux. Mas chuto ser vista o sistema original. Lembro de alguma etiqueta q foi arrancada com a logo do Vista. E sim o usava normalmente. Com Windows 10 gargalhando legal
Já tentou as teclas de atalho para boot? Se não me engano no Acer é F12…
Outra sugestão é tentar usar algum outro Linux compatível com PCs antigos…
Devuan Linux
MX Linux
Trisquel Mini
Puppy Linux
Peppermint
Att