No LakkaOS ou Batocera é possível usar midia original?

Estou a pensar montar uma retrostation, procuro saber se é possível usar midia original, como CDs de PS2, em sistemas em sistemas como LakkaOS, Batocera e similares (se conhecer outro, por favor diga), para consola que usavam cartuchos como Gameboy sei que existem adaptadores.
Pretendo saber antes de começar a comprar as peças.

Já procurei ajuda no servidor do discord da libretro e não consegui uma reposta conclusiva.

No caso do Batocera, acredito que se os arquivos de Bios estiverem na pasta do sistema, basta configurar p/ buscar o game na unidade óptica

Os Games de PS2 / Gamecube normalmente estão em formato .iso,… e como o emulador monta a ISO pra rodar o jogo, deve funcionar, com possíveis engasgadas quando carregar, visto que a unidade óptica é muito mais lenta que o HDD / SSD

No emulador de ps2, pscx2, sei que é possível usar os CDs originais, falo por experiência própria, porém nunca consegui fazer no retroarch (última vez que tentei foi na versão 1.14, depois desisti)

Batocera mesmo sendo um sistema Linux, também é um FrontEnd p/ facilitar a configuração, ou seja, os emuladores estão debaixo do capô. então se você conseguiu rodar a mídia ótica no PCSX2, faça o seguinte:

1 - Depois que abrir o Batocera na tela inicial, pressione F1 p/ abrir o gerenciador de arquivos

2 - Em Locais (à esquerda) clique em aplicativos e em seguida em “pcsx2-config”

Vai abrir a tela de configurações do PCSX2 e aí vc define a origem da mídia

Nesse emulador eu sei fazer isso, eu pretendo saber para os restantes, como Gameboy, Super Nintendo, Mega drive, em geral emuladores de consolas que usam cartuchos, o de Gameboy Advance sei que existe adaptador para smartphones e tem de ser emulador específico.