Olá, boa tarde, já fazem anos que não posto nesse forum, mas enfim, sou usuario até que avançado de linux, hoje em dia me encontro no Nix OS, tenho um macbook pro 2011 de 15 polegadas (sim, o mesmo que a gpu amd ama se auto fritar não me julguem kk), mas eu instalei o nixos nele e desativei a amd, mas a placa integrada da intel não funciona, fica só no llvmpipe, no kde ta assim, mas no cosmic e no gnome parece estar normal, eu honestamente queria usar o kde, mas com o llvmpipe direto é impossivel, de antemão, agradeço a ajuda, e antes que perguntem, eu já pesquisei bastante antes de vir aqui, mas obrigado por ler.
Já tentou usar o x11? As vezes por você ter desativado a placa da amd pode ter ferrado com o drm, no xorg geralmente funciona normal no OpenGl
Eu estava no x11, tanto no x11 quanto no wayland ta assim…
tenta forçar a placa então, coloca isso “MESA_LOADER_DRIVER_OVERRIDE=i965 startplasma-x11’“ SEM AS ASPAS
Vou tentar, dou respostas até as 20
adcionei na minha configuration.nix, mas ainda sim continua no llvmpipe…
Notei uma coisa estranha, no caso, depois que eu desabilitei a gpu amd, parece que o macbook ta reconhecendo oura tela que não existe, o que será que pode ser isso?
Edit: Quando eu desabilito essa “tela” o mac não reconhece a tela real como principal.
que jeito você desativou a gpu da amd? E agora você está usando o wayland ou o Xorg?
Dei blacklist nos drivers amd e depois forcei o uso do driver intel. to no xorg, mas ainda ta ruim…
tenta isso sudo chattr -i /sys/firmware/efi/efivars/gpu-power-prefs-fa4ce28d-b62f-4c99-9cc3-6815686e30f9
printf “\x01\x00\x00\x00” | sudo tee /sys/firmware/efi/efivars/gpu-power-prefs-fa4ce28d-b62f-4c99-9cc3-6815686e30f9
sudo chattr +i /sys/firmware/efi/efivars/gpu-power-prefs-fa4ce28d-b62f-4c99-9cc3-6815686e30f9
Depois você coloca sudo nano /etc/nixos/configuration.nix
do nano você pesquisa por config, pkgs ou pelo menos algo que tenha uma chave {}, dentro desta chave você vai colocar
boot.blacklistedKernelModules = [ “radeon” ];
boot.kernelParams = [
“radeon.modeset=0”
“i915.modeset=1”
];
depois vc salva e sai, agora no terminal você digita
sudo nixos-rebuild switch
e por fim
sudo reboot,
isso é para forçar a placa da intel ser a principal e a amd estar desativada, foi mal, mas se isso não funcionar eu não sei mais o que pode ser.
Só não to conseguindo usar os primeiros comando que você disse, o nix diz que o diretorio não existe
Depois de horas de esforço, eu consegui resolver com o que você passou, muito obrigado amigo ![]()