NixOS mais FreeBSD resulta em NixBSD

O NixOS está ganhando uma versão com o kernel do FreeBSD, chamado NixBSD, trazendo as famosas características dos pacotes Nix para outra base. Saiba mais!

1 curtida

Um certo dia eu estava de boa e fui instalar este NixOS. a minha maquina ficou tão acelerada as fans que eu pensei que iria queimar o PC, fiz uma leitura no Discuss do NixOS que logo ja deu para perceber que os usuarios são Devs ou pessoas super inteligentes…, este FreeBSD ja tentei instalar e não consegui! nem sei porque existe essas distro que a instalação é via texto, quem faz doação para isso? quem é o publico alvo dessas distros?, e agora junta as duas NixBSD o negocio fica dificil kkkk

Nem toda distro é para o usuário comum, como eu e você que apenas queremos usar o computador. Só pensar que o Gentoo existe, e nele tudo é compilado, e com isso a instalação pode demorar horas ou dias, ou mesmo o Arch, que apesar de ter um script que torna a instalação mais fácil, a instalação dele é feita de uma forma bem manual.

Tem todo tipo de público, e essas distros sempre encontram o seu.

4 curtidas

Sim toda panela tem a sua tampa, porem não entra na minha cabeça essas Distro , eu tenho tempo livre pois ja sou aposentado e tenho que me ocupar com algo…, agora quem trabalha, estuda ,tem filhos para cuidar, casa etc…perder tempo com essas distro é ruim!! , eu ja vi em outras comunidades pessoas levando bronca !! esta reclamando de uma coisa que é Free!! .

Você só esquece de um detalhe.

A maioria dos usuários destas distros que você acha ruim não começou a usar a distro agora, eu por exemplo já venho usando o Arch desde 2004 (entre idas e vindas)

1 curtida

Eu nem posso dizer que o NixOs e FreeBSD é ruim!! pois eu nem consegui instalar elas, hoje eu uso Arch porque tem o Archinstall e usei por 3 anos o Manjaro, eu gostaria de fazer o arch funcionar igual o Manjaro, só que eu não tenho capacidade para isso ,eu só não entendo porque tem Distro tão complexas para fazer a instalação :wink:

É como perguntar porque há quem prefira carro manual mesmo podendo comprar um câmbio automático.

Tem gente que já revirou as distros “fáceis” de cima para baixo, sabe exatamente do que gosta e o tempo de instalar uma distro “difícil” é o tempo de ajustar uma distro “fácil” ao próprio gosto (ou se ajustar às mudanças que elas costumam fazer de atualização em atualização). É mais fácil também de automatizar as instalações de distros “difíceis” e de essa automação permanecer funcionando por muito tempo.

Isso quando o indivíduo é guiado por motivos práticos, há a galera para quem experimentar distribuições já é um hobby e esses projetos são as últimas fronteiras.

3 curtidas

Eu nunca tinha imaginado que usar essas Distro seria um Hobby e esta tudo certo ! eu uso distro linux por nescessidade mesmo :slight_smile:

Sim, tem gente que quer ver como salsichas são feitas e por isso usam essas distros em que se tem controle total do que você está fazendo. E quanto mais no detalhe você precisa fazer as coisas, mais controle você tem do sistema.

E sem falar que tem o Linux From Scratch (ou LFS), que é um livro/guia/projeto que te ensina a mergulhar ainda mais fundo no funcionamento do Linux e a montar um Linux totalmente sob medida para o que você quiser e precisa.

Um usuário comum não precisa do LFS, pois para esse tipo de usuário um Linux Mint - onde tudo simplesmente funciona e o usuário não precisa saber porque funciona - está de bom tamanho. Mas tem aqueles que querem entender como o sistema realmente funciona a fundo.

Quais coisas do Manjaro você sente falta no Arch?

Sobre: “eu não tenho capacidade para isso”

1. Esta fala é chamada de “crença limitante”, ou seja, ela só impede você de conseguir algo, mas não por você não ter capacidade, mas por você acreditar nela e bloquear a sua realização.
  2. Qualquer pessoa consegue deixar o Arch igual ao Manjaro, basta se dedicar e pesquisar as soluções. Algumas pessoas vão conseguir encontrar as soluções mais rapidamente por ter um dom que facilita isso, ou ja ter experiencia ou conhecimento em programação. Você pode demorar mais tempo, mas senão desistir chegará no mesmo resultado.

É como correr uma maratona, há aqueles que chegam primeiro, seja por terem treinado intensamente ou por possuírem um talento inato. No entanto, mesmo os últimos colocados também cruzarão a linha de chegada. Ou seja, todos, no final, chegarão ao mesmo destino.

2 curtidas

:slight_smile: u não sei porque um simples comentario que eu fiz tomou este rumo!! eu não consegui instalar esse NixOS e este FreeBSD e esta tudo certo! caso tivesse eu conseguido instalar eu creio que nada de bom mudaria na minha Vida!! eu ja tenho 65 anos de Vida as minhas Prioridades são outras! o pouco tempo de Vida que me resta eu brinco com meus netos, tenho esposa,filhos,cachorros , tenho amigos de infancia, pratico esporte diariamente, ando de motos com amigos de infancia , pratico esportes … então não posso me dar ao luxo de ficar me empenhando ou (perdendo resto de Vida) em algo que não vai me trazer nenhum beneficio, o linux eu gosto de usar sim!! quando tenho um tempinho vago,e para que gosta de ficar brincando e tem o linux como prioridade tambem esta tudo certo !! o linux e o WS tem que me servir igual o meu Microondas( clico no botão e tem que funcionar) agora( kada 1) usa o seu tempo como bem entender ! e esta tudo certo !! a Vida é curta e tem prazo de Validade ! Fui…vou tentar jogar futebol com os Veteranos na praça perto de casa…hoje tem netos, filhos, esposa e cachoros na praça :sunny:

2 curtidas