Nível de brilho do monitor

Boa noite, pessoal. Me tirem uma dúvida: O nível de brilho do monitor interfere muito no desenvolvimento de uma arte, no quesito de visualiazação das cores?

Pergunto isso porque eu tenho um monitor da samsung (LF22T350), ele é 72% NTSC, que segundo alguns, se aproxima muito do espectro 99%sRGB; pude constatar isso comparando com um monitor do meu primo, LG 29WK600 que é 99%sRGB e tem HDR 10, e sinceramente, não vi muita diferença nas cores, mas percebi um diferencial, provavelmente por conta do HDR10 e o fato dele ter uma palca de vídeo compatível com essa tecnologia (senti muita fluidez ). Tal diferencial se da no fato de que, quando uso o monitor dele, mesmo em 100% de brilho, não sinto meus olhos arderem, o que acontece muito com o meu monitor quando coloco o brilho em 100% para as cores ficarem mais fiés (brilhantes).

Ás vezes costumo colocar o brilho em 30% ou 35%, para um melhor conforto, mas fico preocupado que na hora de desenvolver um criativo eu acabe não calibrando bem as cores e isso possa interferir quando eu for desenvolver algo para ser impresso. É uma preocupação válida, ou melhor seria comprar um monitor com o tal 99%sRGB e o HDR10?