Nitrux 2.8.0 “tf” é amigável a tablets e compatível com aplicativos Android

Nitrux é uma distro Linux baseada no Debian, com instalador Calamares, Wayland e conta com interface KDE Plasma modificada, sob o título NX Desktop. O sistema enfatiza o uso de aplicações empacotadas sob o formato AppImage, tem o OpenRC como init system e oferece o pacote de aplicações Maui.

No último dia 28 lançou o Nitrux 2.8.0 “tf”, o codinome “tf” foi escolhido, pois neste lançamento houveram mudanças que o deixaram mais amigável a tablets e no caso, “tf” é uma sigla para “tablet friendly”. Sendo assim, o Nitrux adere a uma abordagem onde o mesmo sistema serve para tablets e desktop, não há imagens separadas para as duas abordagens.

As principais novidades para convergir o Nitrux aos tablets foram a melhor integração a telas sensíveis ao toque, a adição do teclado virtual Maliit e do WayDroid, um software que roda aplicativos Android em containers, como se fossem nativos do Linux.


Teclado virtual Maliit no Nitrux 2.8.0 “tf”. Fonte: Nitrux

O sistema agora também conta com o KDE Plasma 5.27.4, kernel 6.2, uma metodologia padrão de particionamento mais otimizada, zswap por padrão, suporte a compartilhamento NFS, compatibilidade total da interface com os drivers NVIDIA, Além de diversas correções de bugs.

Fonte

1 curtida