Tenho um Nitro - 5 e ele sempre foi de aumentar o barulho das fans durante uma atualização, quando eu abro a steam, em alguns momentos assim.
Mas ultimamente só de eu abrir algum vídeo no youtube ele já faz um barulhão. As vezes mesmo com o Libreoffice ou Spotify ele já liga. As vezes mesmo sem fazer nada ele força.
Está muito ruim passar o dia no notebook tendo ouvindo esse barulho.
Vocês sabem me dizer se tem como controlar ou regular isso?
Mano, eu também tenho um Nitro 5 e nunca tive esse problema com a ventoinha. Sei que no Windows existe um app da própria Acer que permite configurar a ventoinha a um nível quase de ‘BIOS’. Há até uma tecla específica para isso no teclado do Nitro, contudo, ela não funciona no Linux (apesar de eu não ter tentado fazer isso via WINE).
Segue um link do tutorial para instalar o app, caso queira.
Meu Nitro 5 fazia muito barulho também e só melhorou depois que eu fiz uma limpeza interna e troquei a pasta térmica pela Grizzly Kryonaut. Tentei vários métodos com softwares e tal mas todos sem sucesso, só quando botei a mão na massa e mexi nele fisicamente é que foi dar certo.
Ah outro detalhe, eu deixei de usar o Linux e voltei pro Windows nesse notebook pois, por mais sem sentido que seja, parece que esse notebook não foi feito pra usar com Linux, sempre tinha um problema ou outro com performance. Aí pra não ficar sofrendo atoa, voltei pro sistema da Microsoft.
Mas ele liga as ventoinhas e permanece ou é rápido? O meu é novo, não tem 1 mês de uso, ele liga as ventoinhas para coisas “bestas” digamos, mas alguns segundos depois já diminui. Noto que ele liga as ventoinhas ainda com as coisas a menos de 60ºC, como se fosse para manter as temperaturas baixas. Dura segundos, mas ele liga em velocidade alta.
Se for um notebook já com certa idade, talvez valha a pena uma limpeza, substituição de pasta térmica por uma de qualidade…
Se isso te incomodar muito, existem algumas soluções não práticas, como o Notebook Fan Control, que você precisa do terminal para compilar o programa e editar as configurações. Não existe uma solução com interface gráfica para nós, até onde eu sei.
Pior que nem é, comprei ele em agosto/23, algo assim. E sempre foi assim, mas agora tá incomodando mesmo. As vezes dura uns segundos, as vezes fica um tempão, mesmo que eu esteja só assistindo youtube, ou lendo um pdf.
É chato principalmente quando uso ele fora de casa
Vou ver se levo ele em alguma assistência para trocar a pasta, sei lá.
Entendo, e o barulho não é pouco. O meu é um AN515-47-R9ES e por enquanto tô achando ok, não tem me incomodado. Quando comprei o notebook eu pensei que ele teria melhor comunicação com o kernel do Linux, por vir com Linux instalado, mas a distribuição que veio com o notebook é vergonhosa.
Enfim, venho de um desktop semi barulhento, então por enquanto tô satisfeito, acho que o Pop_Os tem feito uma gestão ok.
Infelizmente, até que algum abençoado faça um controle com GUI, só da para controlar as ventoinhas no windows.
E pelo que olhei aqui, não dá para instalar o Nitro Sense via wine. Tampouco usar em máquina virtual. E se fizer dual boot, as configurações que fizer no Windows não são carregadas para o Linux.
Eu estou usando o Ubuntu 22.04 LTS versão desktop IOT com kernel específico pra minha máquina(11th Gen Intel). do link abaixo e ele aciona bem menos a ventuinha, até o Debian 12 aciona mais que ele: