Estou querendo montar um servidor Nextcloud, mas dentro do seguinte cenário:
1 Raspberry Pi 4 com Pi OS instalado no SD card
1 HD externo de 2TB (que será o armazenamento do Nextcloud)
Pergunto:
Quero que o Nextcloud seja instalado no HD externo e não onde está o SO (SD Card). Posso montar a partição /var no HD externo, já que a instalação do Nextcloud vai para esta partição?
NOTA: Não necessariamente devo usar o PiOS, poderá ser outra distribuição compatível
Sim é viável montar o “var” no externo, porém nem tudo será movimentado apenas no externo.
Vale muito pensar se ao invés de um Sd card, utilizar um ssd pequeno como sistema para não somente performance maior como também durabilidade. Sd card apesar de ser bem usual não é tão propício para trocas constantes (sistema) e salvo se você comprar um uSD parrudo como um Samsung original endurance ou similar cairá nessa de possível problema na mídia.
Usar um ssd ubs3 e 1 hdd mecanico tbm na usb3 é possível. Agora garanta uma fonte de boa procedência que vá suprir real os 3A. E a minha dica seria você utilizar o ssd direto no Pi4 e o outro hdd (mecanico?) num hub usb3 alimentado externamente só para garantir.
Então, minha dúvida também era essa. Pensei que era meio que obrigatório instalar e bootar o sistema somente pelo SD Card que vai encaixado direto na plaquinha do Pi.
Posso instalar e dar boot por um HD ou SSD por plugado na USB?
Só queria separar o sistema de um lado e o storage de outro.
Sim, pode dar boot completo por usb.
Caso tenha dúvida pelo Pi Imager tem como gravar uma imagem só de atualização de eeprom “bios” do Pi4 a qual deixa tudo viável. E qq coisa só seguir um guia oficial no site raspberry de como você baixar a versão do pi desktop padrão, abrir config e dizer que sempre deseja usar USB como primeiro boot. Mas acho que isso ta é automático agora. Mas vai que sua placa é de primeira versão como a minha que na época tiver que atualizar e setar isso.
Daí no boot ele procura o disco usb bootavel e vida que segue.
Fica bem rapidinho.
Nós últimos vídeos e até em Live mostrei dando boot direto por USB se bem lembro tem até testes de velocidade.
Achei dela por 534$ no ML kkkkkkkk achei meio salgado comparado e equipamentos com maior potencia mas pra ele parece ser uma boa solução fora o valor das memorias
daí ele e abre uma gui e vc configura HD externo, https e etc, é bem mais fácil que a versão snap do Ubuntu, também acessar fora da rede local usando o duckdns e só copiar e colar.
Esse kra mostra como usar o script mais ou menos algumas coisas já mudaram mas não muito.
@alineri A parte que interessa do vídeo começa em 9:20 pq ele instalou o nextcloud com script se vc usar a imagem pronta não precisa de nada q ele faz antes disso.
@sparrow A versão pronta na maioria das vezes é desatualizada.
Se fosse o caso eu colocaria o Dietpi neste Raspberry que é mais leve la ja instalava o Nextcloud que acaba sendo a versão mais atualizada e ja é possivel configurar o armazenamento externo como o local para os arquivos do Nextcloud
Gostei muito dessa alternativa. Estou lendo a documentação do site e parece bem simples de instalar e configurar. Tem até uma versão para o RB Pi 3, que ja tenho aqui (atualmente com Recalbox) e fazer testes pra ver se da bom.