Nextcloud - Tentei dar mais uma chance - "ocorreu um erro ao processar seu pedido tente novamente mais tarde"

Configurei um tunel na nextcloud para testar um nextcloud ao estilo google drive. Só tem um problema, eu não consigo conectar no aplicativo do celular, eu consigo conectar normalmente quando ele pede as informações de login, ele diz que conectei e quando volto para tela do aplicativo diz que eu não posso conectar.

“ocorreu um erro ao processar seu pedido tente novamente mais tarde”

E percebi que quando eu coloco a senha fica rodando eternamente, se eu não der f5 não conecta. Pode ser algum erro do tunelamento? Nunca tive uma boa experiência com nextcloud, e aparentemente não estou tendo de novo.

Tive muitos problemas com o nexcloud e como tudo que queria era um gerenciador de arquivos em nuvem to usando o Seafile. Isso não resolve aeu problema mas te da uma opção

1 curtida

Procurarei sobre. Tecnicamente o samba já resolve o problema, mas eu sou igual o Dionatan com KDE, 1 vez por ano eu tento usar o nextcloud para ver se já deixaram ele de forma que preste.

Tenho um rapberrypi 4 rodando nextclouldpi faz bastante tempo uso um domain gratis da duckdns que pode ser configurado facilmente no nextcloudpi acesso de qualquer lugar faço streaming de musica dele e tudo funciona como deve.
esse video me ajudou na configuração do letsencrypt e duckdns.

2 curtidas

Fui seco no comando ncp-config achando que iria resolver meu problema. Descobri que o CasaOS instala o nextcloud puro no docker e não existe esse comando.

Atualização do caso:

Descobri que o let`s encrypt gera certificados através do desafio de DNS e vou conseguir utilizar o proxy reverso para ficar com o cadeado. Consegui o certificado, minha dúvida é, como configurar isso de forma que não apareça erro de segurança. Se eu configurar o pihole para apontar o leonam.tech para minha rede local o navegador vai acusar erro no ssl?

Pois é esses comandos so funcionam no nextcloudpi mesmo por isso acho ele mais fácil porém fui atualizar e tinha que remover um arquivo e removi a pasta inteira como root :smiling_face_with_tear:
E reinstalando a nova versão tem um bug que não aceita a senha criada no rpi-imager daí instalei no pios lite com e o nc com o comando curl mas ainda estou configurando tudo de novo.

1 curtida

Isso não tenho idéia, parece muito complicado sei setup.

Tá dando mais trabalho do que o esperado, fui querer ativar ssl para a rede toda, alguns apps até funcionam, mas o pihole buga tudo se eu tentar acessar com proxy reverso.

Att - Consegui ativar o SSL através de um Proxy Reverso com Lets Encrypt com Desafio de DNS para todos os containers. Agora vou reiniciar a novela com o NextCloud, vou contando por aqui se eu conseguir fazer essa benção funcionar de forma satisfatória.

Com a Cloudflare só funciona pelo navegador o Nextcloud, e eu quero utilizar exatamente pelo aplicativo para ficar bonitinho no meu celular. O novo desafio é tunelar de forma que funcione no aplicativo.

Att 2 - Depois de ter envelhecido 3 anos, e ganhando 2 mm a mais de calvície e 2 cm de cabelos brancos, consegui efetuar uma configuração de proxy e mexendo no arquivo config.php, consegui tirar todos os erros de segurança.

No config.php tem que garantir a configuração dessas linhas:

‘trusted_domains’ =>
array (
0 => ‘seudominioousubdominioaqui’,
),
‘trusted_proxies’ => [‘127.0.0.1’, ‘::1’], <-aqui você coloca o ip do proxy, caso esteja na mesma máquina, deixa do jeito que está.

‘forwarded_for_headers’ => [‘HTTP_X_FORWARDED_FOR’],
‘overwritehost’ => ‘escreveomesmodominioousubdominioaquidotrusted’,
‘overwriteprotocol’ => ‘https’,
‘overwrite.cli.url’ => ‘escreveomesmodominioousubdominioaquidotrusted’,

Estou usando nginx, as configs que usei foram essas:

server {
listen 443 ssl;
server_name seudominioousubdominioaqui;

ssl_certificate /local/da/chave/fullchain.pem;
ssl_certificate_key  /local/da/chave/privkey.pem;

ssl_protocols TLSv1.2 TLSv1.3;
ssl_ciphers HIGH:!aNULL:!MD5;

location / {
    proxy_pass ipoudominiodeondeestaaplicacao:portavaiaquidepoisdosdoispontos;
    proxy_http_version 1.1;
    proxy_set_header Upgrade $http_upgrade;
    proxy_set_header Connection $connection_upgrade;
    proxy_set_header Host $host;
    proxy_set_header X-Real-IP $remote_addr;
    proxy_set_header X-Forwarded-For $proxy_add_x_forwarded_for;
    proxy_set_header X-Forwarded-Proto $scheme;
    proxy_set_header X-Forwarded-Host $host;
    proxy_set_header X-Forwarded-Port $server_port;
    proxy_read_timeout 300s;
    proxy_redirect off;
}

}

Além disso, conforme falei anteriormente eu tive que configurar um domínio para apontar para ips locais. E efetuar o desafio de DNS pela lets encrypt, dessa forma deu certo.

Agora consigo conectar normalmente pelo aplicativo e no navegador.

Recomendo? Não, mas vale o aprendizado.

Olha como é simples no ncpi, logico que ja tinha abertos as portas no roteador e configurado root user no ncpi, mas esse nc-config facilita demais.

E já estou acessando pelo aplicativo remotamente olha lá estou usando LTE e não wi-fi, agora é só liberar para subir fotos e vídeos automaticamente para funcionar como Google photos e tal.

E posso compartilhar links para downloads e tal.

1 curtida

Eu pensei em abrir uma porta para o Nextcloud, mas minha operadora tem firewall que barra praticamente todas as portas abaixo de 5000.

E isso iria ficar feio quando eu fosse acessar de fora de casa com vários avisos chatos de segurança.

Decidi instalar o wireguard para conectar e utilizar exatamente os mesmos endereços que utilizo na rede local. O tailscale é muito mais fácil, mas ele te dá endereços diferentes que conflitam com o certificado do SSL.

1 curtida