Olá, esses dias eu conseguir de graça um Netbook aqui do modelo Acer Aspire 1410, ele está sem HD ainda porém estou tendo um problema em relação ao cooler do dispositivo que está me incomodando…quando eu estou na tela de Boot ou na tela do Ventoy para selecionar a ISO do Linux o cooler gira normalmente sem parar hora nenhuma, porém, quando eu entro no sistema para instalar ele ou usar o Live ISO do sistema o cooler simplesmente para sem motivo e o processador começa a bater 89 graus, o cooler simplesmente se recusa a rodar, ele só roda se estiver em outras telas como na de boot ou na tela do ventoy, mas quando entro no sistema ele não gira de forma alguma, eu tentei baixar outras distros como o Arch Linux e entre outros, mas algumas distros não conseguiram abrir e outras o mesmo problema do cooler ainda acontece…alguém pode me ajudar e me dizer o que está havendo neste Netbook? no momento só estou com a ISO do Lite Linux.
Não vou saber dizer com certeza, mas você tentou algumas distros que andam mais perto do lado legacy, tipo o Debian? Por ser um hardware de 2009 acho que estas distros podem ter mais chances de ter por padrão o ajuste que aparentemente está faltando.
Pior que é dificil escolher alguma distro que funcione nele, eu tentei essa do Debian ai (usei uma distro chamada LegacyOS que foi feita para PCs super velhos mesmo) mas por algum motivo eles ficam dando esse erro aqui
Teste o PCLinuxOS, tem boa detecção de hardware antigo.
Ok, eu conseguir resolver o problema de eu não estar conseguindo entrar no sistema, o Ventoy que eu estava usando estava com problema… provavelmente o pendrive estava em NTFS, eu reinstalei para EXT4 e nisso conseguir dá boot em qualquer sistema, testei tanto o PCLinuxOS quanto alguns outros, porém ainda sim eles não estão fazendo o fan rodar…no caso do PCLinuxOS nem sequer sai da tela de carregamento, fica infinitamente lá.
Eu me pergunto se eu tentar controlar os fan diretamente no sistema por meio de algum programa possa resolver o problema.
tem o fancontrol. No overview desta página ali do archwiki também tem diversas outras soluções, ainda tem um bocado de soluções ali que você pode explorar.
Essa distro acabou de sair:
https://www.planetwatt.com/