minha namorada tem um netbook HP Mini 210, cujo hardware é:
Intel Atom N450 (32 bits)
2GB de memória RAM
160 GB de HD
E está rodando Windows 7. Não é nem de longe nosso principal computador,mas ainda funciona e eu queria resgatar ele do fato de que o Windows 7 já não tem mais suporte e tenho bastante certeza que Windows 10 nessa máquina é burrice.
Sugiro o Arch com LXQt, Mate, ou Xfce. Ou at’e Openbox com tint2, se possivel. Com 2gb de ram fica bem limitado o que d’a pra fazer com o sistema. O arch com mate aqui 'e levissimo, com xfce menos mas 'eh medio, e com lxqt certamente sera bem leve. Openbox foi o mais leve de todos, mas nao estava usando tint2 e sim uma dock. Baixa plank dock que fica sossegado.
Sim, aí qq distro bem leve (com XFCE, LXQt ou MATE) resolve… se quiser fugir da base Debian/Ubuntu, tem Mageia XFCE, Gecko com LXQt ou o Garuda com XFCE, MATE ou LXQt
Se não tiver paciência e experiência pra otimizar um Plasma nesse PC ai, devido às limitações, recomendo fortemente que use uma distro com XFCE ou LxQT. Porém recomendo mais o XFCE nesse caso, é muito popular e vai ser muito fácil e simples lidar com ele.
Se for para acessar internet, atividades como um computador normal: Lubuntu, Mint, Zorin, ou alguma outra distro que tenha XFCE, LXDE ou LXQT como interface
além disso, você pode transforma-lo em uma máquina multijogos com o RetroPie, Batocera ou a Recalbox
Não recomendaria nenhuma distro ubuntu based, pois a base ubuntu puxa bastante da máquina (na minha experiência foi assim), a distro mais leve que eu já instalei foi com certeza o Debian com LXqt, puxava uns 120MB à 200MB de ram sem nenhum programa aberto, o Lubuntu consumia uns 300MB à 500MB de ram (repito, minha experiência), e o Arch também não chegou a rodar legal na minha máquina, tive bastante freezes e ele com XFCE (única interface que eu usei nele) consumia uns 500MB à 700MB de ram sem nada aberto. Acredito que o Debian seja uma boa opção justamente por ter muitas semelhanças com o Ubuntu (já que ele é a base do Ubuntu) se você já estiver familiarizado com o Ubuntu vai ser bem fácil usar ele.
O que melhor do que ver na prática, não é mesmo?
Essa playlist o cara instalou várias distribuições (18 se não me engano) num Atom e avaliou cada uma delas, creio que deveria assistir:
Obrigado por avisar, eu tinha simplesmente visto que o Windows 7 instalado era 32 bits e assumi que o processador fosse de 32.
Cara, essa playlist é sensacional! Depois ele ainda fez uma análise do Zorin OS Lite no mesmo processador. O fato de ser da minha namorada, que vem do Windows, faz com que beleza seja um fator. xD
Tenho um Positivo ZX3060, aqueles que são netbooks e tablets ao mesmo tempo (2 em1).
Processador Intel Atom Z3735F 1.33 ghz
RAM 2GB
SSD 32GB (Bem do vagabundo, rsrsrss)
Instalei o Xubuntu e até agora está de boa, está utilizável, esses processadores são uma bela de uma porcaria.
Antes estava com o Win10, então imaginem como a vida passava beeeem devagar!
É importante destacar que um Atom Z3775 chega a ser aproximadamente 550% mais potente que um Atom N450 em multi core: UserBenchmark: Intel Atom N450 vs Z3775. Existe uma diferença absurda entre o processador do autor do tópico e este.
Este seu é melhor do que o citado pelo autor e por mim, ele tem frequência base e frequência máxima maiores, além de o dobro de canais de memória ram.
São comportamentos diferentes e, muito provavelmente, a experiência de usuário também.
Em todos os casos, os testes reais é que definem aquilo que vai rodar melhor.
Eu tentaria o Linux Mint 19 XFCE ou, se ficar pesado, tentaria Lubuntu 18.04 (com LXDE). Tem que ser essas versões, pois as mais novas não têm suporte a cpu 32 bits. Pelo que andei olhando, são poucas as distros que ainda suportam 32 bits. Uma delas é o Debian, que também tem as opções de XFCE e LXDE.