Olá, galera!
Contratei um serviço de internet da Net Claro e nunca tive tantos problemas com um serviço de internet na vida. Nem quando eu usava uma internet de 4 megas, ela era tão instável quanto essa da Net Claro. Desde o primeiro dia o modem dava de ficar reiniciando sozinho. Tiveram que fazer duas trocas de modem, para no terceiro colocarem um modem (literalmente velho) de um modelo diferente do que estava reiniciando sozinho. Os técnicos que vieram, em cada uma das trocas, disseram que eles não tinham um outro modem novo de um modelo diferente do que estava dando problema comigo. Um disse que o problema devia não ser o modem, já que ele foi trocado e o problema continuou (não importa que tenha sido trocado por outro do mesmo modelo). Provalmente o problema devia ser do sinal enviado pelos cabos, que por alguma razão conflitava com o modem; aí como modo de segurança ele reiniciava). Seja lá qual for a causa, o fato é que com o modem velho o problema de ficar reiniciando sozinho parou. Depois descobri que essa internet que contratei vem com um ip CGNAT que cria vários problemas. Infelizmente só descobri depois que já tinha passado os 7 dias que pode fazer o cancelamento. Agora se eu for cancelar, tenho que pagar uma multa devido ao contrato de fidelidade. A internet também começa a cair em finais de semana. Parece que quanto mais gente estiver usando a internet na região, mais instavel fica (mesmo que em casa seja apenas eu usando).
Algum de vocês já teve problemas como esses? Conseguiram resolver ou só cancelando mesmo? Sobre o ip ser CGNAT, eu vi que podemos pedir um outro tipo de ip, que não seja CGNAT, explicando as razões do nosso pedido. Em caso deles recusarem-se a fornecer, podemos entrar em contato com Anatel e ela poderá obrigar a operadora a fornecer um ip não CGNAT. Mas se não tiver disponibilidade, a operado não é obrigada a fornecer.
Uma tristeza.
Isso para não falar do tempo em ligações que a gente tem gastar falando com eles e sendo enrolado por eles, ou das vezes que marquei visita técnica e eles simplismente não vieram mesmo estando marcada, ou da cobraça de 90 reais que me fizeram por uma visita técnica. Depois de eu dizer que iria querer que cancelassem o plano pela cobrança indevida, eles tiraram a cobrança.
Nunca vi uma provedora de internet tão bagaceira quanto a Net Claro.
Acho que essas coisas variam de uma cidade para outro (gerente, infraestrutura etc.).
Nunca tive “Claro”. – E quando ela comprou a NET, sabe lá que tipo de infraestrutura encontrou, em diferentes cidades.
Eu já tive NET, nos velhos tempos do cabo metálico – alguns anos 1 megas, depois mais alguns anos 10 megas – e sempre funcionou bem, com poucas falhas.
Depois, foi comprada pela Claro, mas para mim não chegou a mudar nada.
Só tive 2 problemas mais sérios:
-
Ferrugem numa junção em cima do telhado. – O segundo ou terceiro técnico diagnosticou ferrugem, substituiu, resolveu. – Depois disso, todo ano após as chuvas, quando começava a perder desempenho, eu já pedia substituição da junção metálica.
-
A “central” da minha área não tinha Nobreak. Toda vez que a energia caía por 1 minuto, levava horas para a conexão voltar. – Um dia, um técnico entregou o ouro. Na vez seguinte, reclamei que a central não tinha Nobreak, colocaram, e nunca mais houve demora após queda de energia na área.
Quando a Oi Fibra ofereceu 200 megas quase pelo mesmo preço (de R$ 89,90 para R$ 99,90), mudei, e não tive problemas durante uns 2 anos. – Só o “relacionamento” era ruim, e foi piorando.
Mudei para uma “Regional (1)”, também Fibra, os mesmos 200 megas, o mesmo preço R$ 99,90. – Serviço bom, também. Houve só umas 3 quedas em 2 anos, sempre aos domingos (dia do estagiário; a conversa era improdutiva), e na segunda-feira já estava ok de novo. – Depois, começaram a oferecer 300 megas pelo mesmo preço, para atrair novos clientes, mas não quiseram me fazer a mesma gentileza.
Até esse ponto, registrei aqui.
Quando uma outra “Regional (2)” ofereceu 740 megas pelos mesmos R$ 99,90, mudei para ela. – Na verdade, essa oferta era só no “débito automático” (não aceito). Escolhi 480 megas por R$ 99,90 no boleto. – Funcionando bem, até agora.
Eu penso em contratar Oi fibra quando terminar esse plano da Claro. Isso se eu não aguentar até o fim do plano e pedir para cancelar antes, mas esse primeiro mês, que ainda não acabou, eu tive todos esses problemas que relatei. O suporte, como das empresas em geral, é terceirizado. Tem a questão de ser internet de cabo coaxial, e ela tem vários problemas que eu não sabia porque nunca tive uma internet assim. Por exemplo, mesmo essa internet funcionando bem, ela é limitada em upload se comparada as outras. Eu tive o azar aqui da onde estou morando, graças ao Google, do endereço da onde moro estar errado no google maps. Aí quando as pessoas jogam o cep da rua de casa, ele manda para uma outra rua que tem o mesmo nome fica em um outro bairro próximo. Aí acho que por esse problema, quando entrei em contato com Oi, eles me disseram que não tinha cobertura da Oi aqui onde moro, quando tem. Também tentei contratar a internet da Vivo, mas o técnico nunca vinha para instalar. Provavelmente o problema do endereço que eu não sabia da existência. Aí eu pedi para Claro fazer a instalação e depois da mandar comprovante de endereço para eles, eles vieram. Também entregadores tem dificuldade para localizar o endereço graças a Google. Mas eu dei um jeito de resolver isso colocando um ponto de referência em complemento. Nada disso eu sabia, pois mudei pouco tempo para esse endereço. Tentei concertar o endereço no google maps, mas parece que eles só dão atenção para seu pedido de mudança se você for alguma empresa grande ou tiver pontos com eles.
Imaginei essa possibilidade – por isso, incluí essa possibilidade na minha resposta inicial.
Isso pode ser um problemão. – Infelizmente, não tenho experiência pessoal com isso.
Mas, enfim… O grande problema é que você não contratou “Fibra” – e, sim, “cabo coaxial”.
Se você tiver algum papel, algum anúncio, alguma coisa… para provar que a “Net Claro” te enganou prometendo “Fibra”… então, este será um caminho para você mostrar que foi enganado.
“Fibra”, é “fibra até o Modem”.
@hq.Marco, se o serviço contratado está com deficiência técnica, registre pelo menos duas queixas com a Net/Claro quanto às quedas prolongadas de sinal e outros problemas, depois pleiteie o encerramento da prestação de serviço sem multas com a Ouvidoria ou registrando queixa e pleito na Anatel. A multa é aplicável se a desistência antes do prazo de carência for, apenas, por escolha do cliente, não porque está sendo forçado pela baixa qualidade do serviço prestado.
Tive um período incrível com a Net, de grande estabilidade, entre períodos de MUITO aborrecimento. O serviço só foi bom quando instalado num endereço específico. Nos demais, era sujeito a quedas frequentes e prolongadas, do tipo que começava às 8h da manhã e ia até as 16h (ou depois).
Hoje uso um provedor regional, e a experiência está muito boa. Tive alguns problemas no fim do ano, mas o apoio técnico veio rapidamente, com muita atenção e comprometimento com uma solução. O serviço é MUITO estável.
O que pouca gente sabe, é que a operadora é obrigada a fornecer apenas 60% do contratado.
Isso mesmo. Neste país infeliz, por lei, você compra 100 e pode receber 60 sem direito a reclamar.
Ainda assim, de todas, a MENOS RUIM ainda é a Claro (pelo menos aqui em Salvador/BA).
Lembro dos planos da Claro net com “incríveis” 300Mbps de Download mas 25Mbps de Upload, enquanto qualquer operadora regional oferece 300/150mpbs.
Há cerca de 20 anos eu utilizo a internet para fins profissionais. Instalei o sistema residencial da NET (antigo NET Vírtua, atual NET Claro) logo que foi lançado, há mais de 10 anos. Minha experiência foi bastante positiva e, ao longo deste período, nunca fiquei mais de 24 horas sem conseguir acesso. O atendimento foi sempre pronto e rápido. Com tantas reclamações que vejo por aí, entretanto, talvez minha região (interior de São Paulo) seja uma exceção. Além disso, também possuo uma segunda rede de internet, a Vivo Fibra, e que até agora não me deu nenhum problema.
No meu caso eu pago 240 MB e sempre tenho recebido 300 MB. Nunca tive problemas com a Net>>Claro residencial. Sempre me atendeu. Uma vez (agosto/22) eles cortaram tudo dizendo ser falta de pagamento, mas quando ligamos e verificaram o erro no dia seguinte nos deram um desconto de 15 dias na conta seguinte.
Moro no RJ.
Já usei essa NET Claro. Um tempo atrás se você comprasse um chip e um plano de internet, ganhava outro plano de internet pra presentear outra pessoa e você e ela tinham um desconto de 10% por 1 ano. Onde eu morava (Águas Claras-DF) a internet era estável e rápida, cerca de 300 Mbps e 35 de upload. Porém na casa da pessoa que presentei (Taguatinga-DF) a internet era péssima, prometia 300 Mbps e 35 de upload: realidade 100 Mbps e 10 de upload. Acho que essa questão é muito relativa de lugar a lugar.
Tive Net por um tempão (troquei para a Vivo Fibra por causa da velocidade de upload) e tive um total de zero problemas. Conseguia 100% da velocidade contratada o tempo todo.
Você tem certeza que não é nada de errado no seu equipamento ou na sua configuração?
Aqui em Goiânia a maioria das pessoas reclamam da Claro. É ruim mesmo. E como eu disse no post, é um ip CGNAT e esse ip tem vários problemas de portas que eles bloqueiam, problemas para jogar alguns jogos online, problemas para fazer acesso remoto, etc.
CGNAT é usado porque os endereços IPv4 estão esgotados e, se um serviço não funciona com IPv6, ele está obsoleto.
Eu tenho NET Claro há bem mais de 10 anos e não tenho do que reclamar. Tive pouquíssimos downtimes e nas poucas vezes que precisei de suporte fui atendido em um prazo adequado.
Não sei tua localização. O Brasil é gigantesco e temos muitas situações com pequenas “empresas” de “telecomunicações” “terceirizadas” disfarçadas de prestadoras de serviço. Contudo, constatamos (ação em nível contábil/fiscal) surpresos, em cooperação com os Fiscos, que as situações aqui no RN apontam para, resumidamente: redes (a nível de condomínios) compartilhadas com máquinas (win7, win8 e win10) infectadas por ransomware, malware e toda sorte de pragas a nível de cabeamento mesmo (no poste).
É um problema grave. A nível de contratação (transferência de responsabilidade) de incompetentes mesmo em troca de benefícios fiscais (quase todo país “Telecons” tem benefício fiscal - já olhou as reduções de impostos na sua conta de telefone, internet…?).
Um reflexo recente disto: https://www.gov.br/anatel/pt-br/assuntos/noticias/anatel-realiza-balanco-e-adota-novas-medidas-de-transparencia-para-o-combate-as-chamadas-abusivas
Post de utilidade pública! vlw @hq.Marco
EDIT:
A quem interessar:
Por isso que a BrisaNet (nordeste apenas, acho) bloqueia tudo no equipamento e em parceira até com a TP-Link.
O que é Serviço de Valor Agregado (SVA)?
O Serviço de Valor Agregado (SVA) é toda prestação de serviço que auxilia nas atividades de telecomunicação definidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O SVA mais conhecido é o serviço de conexão à internet prestado por todas as provedoras nacionais. Além disso, há as contas de e-mail, armazenamento de informações na nuvem, locação de equipamentos, entre outros serviços.
Portanto, não é um serviço de telecomunicações em sua totalidade, pois está agregado.
Dessa forma, o SVA não está sujeito às regulamentações da Anatel.O que é Serviço de Comunicação de Multimídia (SCM)?
O serviço de telecomunicação é o conjunto de atividades que facilitam a oferta de transmissão, emissão ou recepção de dados. Esse tipo de serviço é sim regulamentado e fiscalizado pela Anatel.
Clarificando e resumindo, sem contabilês:
SVA = serviço terceirizado que vai na sua casa.
SCM = a empresa que te cobra.
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9472.htm
Vide Art. 60
NET? To fora!!!
Pior internet!!! lenta… cai toda hora!!
Aqui caia e ficava horas sem inrernet…
Liguei uma vez la pra reclamar, a atendente nao disse exatamente o que era…
Mas me empurrou um chip de celular!!! e disse que nao ia cobrar por 1 ano, dito e feito… cobrou!!!
Isso de portas serem bloqueadas acontece com quase todos os serviços de internet do Brasil. Normalmente eles cobram valores adicionais pra quem quiser usar as portas.
Este tópico foi fechado automaticamente. Novas respostas não são mais permitidas.