Nenhuma distro Linux funciona no meu PC desktop

Olá! É como diz o título. Não há nenhuma distro Linux que funcione corretamente no meu PC. Hoje dediquei o meu dia a tentar finalmente fazer um dualboot entre Windows 11 e qualquer distro Linux. O resultado foi absolutamente triste: nenhuma funcionou.

Basicamente, as primeiras distros que eu tentei foram o Ubuntu e o Pop!_OS. Ambas não passavam da instalação e, especialmente o Pop!_OS, emitia a mensagem: “Install Pop!_OS is not responding”. Posteriormente, tentei o Zorin OS e ele também travou na etapa de instalação; quer dizer, antes da instalação, porque ao clicar em “next” na seleção de idioma, a distro congelou, assim como o Ubuntu e o Pop!_OS.

Posteriormente, me aventurei no Fedora e fiquei muito feliz, dado que ele saiu da etapa de instalação. Até aí tudo bem, estava certinho no dualboot em um SSD e o Windows em outro. E o grub funcionou normalmente. Chega, em uma pancada, a tristeza: o Fedora simplesmente congelava. Exatamente: congelava. Eu obtive o mesmo problema com o Manjaro, que tentei realizar o dualboot há cerca de 8 meses; congelava também.

No entanto, eu pensei em todas as formas de resolvir isso, inclusive mudando o flash disk de instalação, e não deu em nada. Para piorar, peguei meu notebook e instalei o Fedora nele. E olhe, funcionou normalmente. Não creio em mais nada.

As especificações básicas do PC são essas: CPU Intel Core i5-9600KF, GPU GeForce GTX 1660 Super e 16GB of Ram, se alguém puder ajudar.

Valeu!

Ubuntu, Pop!_OS e Zorin OS usam a mesma base, então você apenas “trocou” de DE e costumizações. Qual o programa usado para criar o pendrive de boot? O secure boot e o fastboot foram desativados na BIOS?

2 curtidas

Hey! Perdão pela leiguice. Usei o Rufus e depois o Balena Etcher. Tentei com os dois programas. E sim, sim, o secure boot e o fast boot estavam desabilitados na BIOS. Mesmo assim não funcionou :frowning:

Olá :vulcan_salute:

Diga aí quantos armazenamentos você tem e como ambos sistemas foram particionados de forma bem delhada: sistema de arquivos, pontos de montagem, se está em MBR ou EFI, etc.

1 curtida

Olá @strawrango, tudo bem contigo?

Instalar um sistema operacional sempre vai demandar um pouco de pesquisa para evitar frustrações, principalmente quando estamos falando de dual-boot.

Você seguiu algum tutorial para fazer a instalação? Recomendo você assistir este vídeo antes de fazer novas tentativas.

Outra informação importante: algumas distros são incompatíveis com o Ventoy (Pop!_OS é um exemplo), então sugiro usar o Etcher para gravar seus pendrives.

:vulcan_salute:

1 curtida

olá! recomendo usar o Ventoy. Ele faz seu pen drive virar um disco bootavel, aí é só colar qualquer ISO dentro do pen drive.
A sua BIOS ta com secure boot ativado? Gravou a ISO no pen drive como GPT?
Eu tive problemas recentemente com o Linux Mint: o laptop tava em UEFI (se não me engano, secure boot tb), e o pen drive tava como BIOS legacy. O Mint funcionava em modo live, mas dava erro de instalação…

Olá! Então, sim, eu segui extamente esse tutorial hahaha, tanto para instalar algum Linux no meu notebook (que consegui instalar o Fedora nele), quanto para o meu PC desktop. O problema é que no notebook funciona e no PC simplesmente não (quando instalei o Fedora nele, congela do nada). Mas a única diferença entre eles é que, enquanto um tem uma placa de vídeo da Nvidia, outro não. Agora imagino que sejam problemas de drivers, porque realmente essa é a única diferença.

Olá! Minha BIOS está com o secure boot desativado e a ISO do Fedora como GPT mesmo.

Opa! Possuo dois discos SSD, ambos em formato NFTS, em partição do estilo GPT. Quando fui instalar o Fedora no segundo disco, o maior de 480GB, escolhi 550MB em EFI, 2048MB para swap e, para a /root, dediquei o restante do disco. Aí ele chegou a ser instalado normalmente em dualboot e o grub estava funcionando como deveria, mas simplesmente congelava do nada.

Não use NTFS na instalação do Linux.
Coloca btrfs nisso ai.

1 curtida

Certo, então você usou um disco pra cada sistema.

Qual é a distro que você gostaria de usar de fato desde o inicio?

De início, início, meu foco sempre foi instalar o Manjaro. Aí eu descobri que dava o erro de congelamento. A partir disso que tentei outros distros, até chegar no Fedora, que continua dando o mesmo erro.

Edit: no entanto, atualmente, queria usar o Fedora mesmo. Pelo que testei no notebook, achei uma distro muito simpática.

Não há nenhuma trava de boot na bios? O disco está saudável (fez o teste no Windows)?

Não, não há. Isso é o que me deixa mais chateado: o disco está normal e a bomba do Windows funciona normalmente nele. Já desisti e aceitei que não consigo usar nenhuma distro Linux no PC mesmo não.

1 curtida

Tenta uma base diferente do Ubuntu/Debian e Fedora, como o Manjaro ou o RegataOS. Cria o pendrive com o balenaEtcher e deixe fazer a verificação até o final (barra de progresso verde).

Provavelmente o Linux tá tendo problemas com o driver da sua placa de vídeo: GPU GeForce GTX 1660 … você tem que tentar instalar outro driver… essa placa usa driver da nvidia? Se sim, tente seguir dicas como essa:

3 curtidas

Pois é, pensei o mesmo. O próprio Pop!_OS tem uma ISO para quem tem placa nvidia.

Foi essa versão mesmo que eu tentei instalar. Infelizmente, não funcionou também.

Edit: quer dizer, congelou na etapa de selecionar idioma.

É o que eu tinha pensado também. Mas meio que eu fico sem escolha, porque se eu prosseguir a instalação dos drivers no modo live, no terminal, ele congela depois. E se por sorte eu conseguir efetuar a instalação da distro, ela congela. Realmente é sem saída, porque para instalar os drivers, eu preciso que a distro não congele.

Tentei fazer isso no Fedora.

Eu tinha tentado o Manjaro há um tempo. Vou tentar novamente.