Olá! É como diz o título. Não há nenhuma distro Linux que funcione corretamente no meu PC. Hoje dediquei o meu dia a tentar finalmente fazer um dualboot entre Windows 11 e qualquer distro Linux. O resultado foi absolutamente triste: nenhuma funcionou.
Basicamente, as primeiras distros que eu tentei foram o Ubuntu e o Pop!_OS. Ambas não passavam da instalação e, especialmente o Pop!_OS, emitia a mensagem: “Install Pop!_OS is not responding”. Posteriormente, tentei o Zorin OS e ele também travou na etapa de instalação; quer dizer, antes da instalação, porque ao clicar em “next” na seleção de idioma, a distro congelou, assim como o Ubuntu e o Pop!_OS.
Posteriormente, me aventurei no Fedora e fiquei muito feliz, dado que ele saiu da etapa de instalação. Até aí tudo bem, estava certinho no dualboot em um SSD e o Windows em outro. E o grub funcionou normalmente. Chega, em uma pancada, a tristeza: o Fedora simplesmente congelava. Exatamente: congelava. Eu obtive o mesmo problema com o Manjaro, que tentei realizar o dualboot há cerca de 8 meses; congelava também.
No entanto, eu pensei em todas as formas de resolvir isso, inclusive mudando o flash disk de instalação, e não deu em nada. Para piorar, peguei meu notebook e instalei o Fedora nele. E olhe, funcionou normalmente. Não creio em mais nada.
As especificações básicas do PC são essas: CPU Intel Core i5-9600KF, GPU GeForce GTX 1660 Super e 16GB of Ram, se alguém puder ajudar.
Ubuntu, Pop!_OS e Zorin OS usam a mesma base, então você apenas “trocou” de DE e costumizações. Qual o programa usado para criar o pendrive de boot? O secure boot e o fastboot foram desativados na BIOS?
Hey! Perdão pela leiguice. Usei o Rufus e depois o Balena Etcher. Tentei com os dois programas. E sim, sim, o secure boot e o fast boot estavam desabilitados na BIOS. Mesmo assim não funcionou
Diga aí quantos armazenamentos você tem e como ambos sistemas foram particionados de forma bem delhada: sistema de arquivos, pontos de montagem, se está em MBR ou EFI, etc.
Instalar um sistema operacional sempre vai demandar um pouco de pesquisa para evitar frustrações, principalmente quando estamos falando de dual-boot.
Você seguiu algum tutorial para fazer a instalação? Recomendo você assistir este vídeo antes de fazer novas tentativas.
Outra informação importante: algumas distros são incompatíveis com o Ventoy (Pop!_OS é um exemplo), então sugiro usar o Etcher para gravar seus pendrives.
olá! recomendo usar o Ventoy. Ele faz seu pen drive virar um disco bootavel, aí é só colar qualquer ISO dentro do pen drive.
A sua BIOS ta com secure boot ativado? Gravou a ISO no pen drive como GPT?
Eu tive problemas recentemente com o Linux Mint: o laptop tava em UEFI (se não me engano, secure boot tb), e o pen drive tava como BIOS legacy. O Mint funcionava em modo live, mas dava erro de instalação…
Olá! Então, sim, eu segui extamente esse tutorial hahaha, tanto para instalar algum Linux no meu notebook (que consegui instalar o Fedora nele), quanto para o meu PC desktop. O problema é que no notebook funciona e no PC simplesmente não (quando instalei o Fedora nele, congela do nada). Mas a única diferença entre eles é que, enquanto um tem uma placa de vídeo da Nvidia, outro não. Agora imagino que sejam problemas de drivers, porque realmente essa é a única diferença.
Opa! Possuo dois discos SSD, ambos em formato NFTS, em partição do estilo GPT. Quando fui instalar o Fedora no segundo disco, o maior de 480GB, escolhi 550MB em EFI, 2048MB para swap e, para a /root, dediquei o restante do disco. Aí ele chegou a ser instalado normalmente em dualboot e o grub estava funcionando como deveria, mas simplesmente congelava do nada.
De início, início, meu foco sempre foi instalar o Manjaro. Aí eu descobri que dava o erro de congelamento. A partir disso que tentei outros distros, até chegar no Fedora, que continua dando o mesmo erro.
Edit: no entanto, atualmente, queria usar o Fedora mesmo. Pelo que testei no notebook, achei uma distro muito simpática.
Não, não há. Isso é o que me deixa mais chateado: o disco está normal e a bomba do Windows funciona normalmente nele. Já desisti e aceitei que não consigo usar nenhuma distro Linux no PC mesmo não.
Tenta uma base diferente do Ubuntu/Debian e Fedora, como o Manjaro ou o RegataOS. Cria o pendrive com o balenaEtcher e deixe fazer a verificação até o final (barra de progresso verde).
Provavelmente o Linux tá tendo problemas com o driver da sua placa de vídeo: GPU GeForce GTX 1660 … você tem que tentar instalar outro driver… essa placa usa driver da nvidia? Se sim, tente seguir dicas como essa:
É o que eu tinha pensado também. Mas meio que eu fico sem escolha, porque se eu prosseguir a instalação dos drivers no modo live, no terminal, ele congela depois. E se por sorte eu conseguir efetuar a instalação da distro, ela congela. Realmente é sem saída, porque para instalar os drivers, eu preciso que a distro não congele.